Scop RPG

Sistema Modular, Customizável e Aberto de RPG

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Regras Complementares

O Sistema Básico é tudo o que você precisa para começar a jogar o Scop. Usando aquelas regras como diretrizes e um pouco de criatividade, você pode solucionar qualquer situação. Mas, às vezes, você pode querer um pouco mais de opções, ou talvez ver uma explicação um pouco mais aprofundada a respeito de uma ou outra ideia.

Esta página contém explicações mais detalhadas, regras adicionais e sugestões de como você pode usar a mecânica do Scop para colocar em jogo aquela sua ideia. Se você está criando seu cenário ou adaptando o Scop, encare estas regras como um conjunto de engrenagens que você pode usar para colocar a sua ideia em movimento. Leia com atenção, e não tenha medo de usar a criatividade para transformar o Scop na melhor base para o seu cenário.


Personagens

Para criar seu personagem, comece baixando a Ficha de Personagem. Ela está em formato .PDF e é editável, mas você pode imprimi-la e escrever à mão, se preferir. Ou, se você vai jogar online, crie o seu personagem na mesa virtual que estiver usando.

Sua ficha de personagem indica em que e como você se diferencia de um ser humano comum. Se você precisar de algo que não está escrito lá, utilize como referência: um humano médio tem Vitalidade e Energia iguais a 6, e joga 2 dados para resolver suas ações, além de também ter algum conhecimento sobre a cultura em que vive, e como realizar suas tarefas do dia-a-dia.

Seu personagem é definido pelas características abaixo. Clique em cada uma delas para ver informações completas.

Conceitos
Descrições rápidas do que você é, são as suas principais características.
Habilidades
Tudo aquilo que você aprendeu ou treinou.
Energia
Até onde você pode ir antes de se esgotar.
Vitalidade
Uma medida da sua saúde.
Trunfos
Aquela carta escondida na sua manga.
Equipamentos
O que você carrega e usa.
Poderes
Tudo aquilo que você faz de extraordinário.

O Scop é um sistema bastante aberto, então não existem listas de características permitidas ou proibidas. Você pode descrever seu personagem como preferir! Em todo caso, abaixo temos algumas listas nas quais você pode se inspirar para criar seu personagem ou seus próprios Conceitos, Habilidades e mais.

Lista de Conceitos
Várias sugestões de Conceitos de diversos tipos, para diferentes perguntas.
Lista de Habilidades
Sugestões para habilidades e conhecimentos que seu personagem pode ter.
Lista de Trunfos
Sugestões para aquelas coisas que te salvam no momento oportuno.
Lista de Poderes
Seu personagem é um mago, ou tem habilidades psiônicas, constrói traquitanas interessantes ou é um super-herói? Veja aqui a lista de Poderes.

Tarefas

O fluxo do jogo é muito simples:

  • O MJ descreve uma cena e uma situação.
  • Os jogadores descrevem o que seus personagens estão fazendo (suas ações).
  • O MJ descreve as consequências.
  • Retorna ao começo.

Algumas das ações que os personagens tentam realizar geram incerteza quanto aos seus resultados. Nesses casos, é necessário realizar um Teste de suas características – você vai jogar alguns dados e os resultados vão dizer se você foi bem sucedido ou não. Seus Conceitos, Habilidades e outras características vão auxiliá-lo nessas situações. Dizemos que ele está realizando uma Ação ou uma Tarefa.

Jogando os Dados
Quando há dúvida se você é capaz de realizar uma Tarefa ou não, você joga alguns dados.
Tarefas
Como testar uma Habilidade e interpretar os resultados.
Conflitos
O que fazer quando dois personagens se opõem?
Variações na Resolução de Tarefas
Algumas ideias para dar um pouco mais de emoção na resolução de algumas Tarefas.
Variações na Resolução de Conflitos
Conflitos podem ser complicados, e às vezes é preciso um pouco mais de detalhes para ver como se resolvem.
Gerenciando o Tempo
Quando é necessário descobrir quanto tempo demora para executar uma Tarefa ou quanto tempo seus resultados duram.
Efeitos
O quanto seu personagem consegue afetar o mundo à sua volta.

Combates

Seu personagem vai encontrar criaturas, monstros e outros personagens que se oporão ao seu progresso — o que seria uma aventura se você não encontrasse oposição? Em algumas vezes, será necessário recorrer à violência. Combates podem acontecer porque o grupo precisa se livrar de guardas, ou porque finalmente enfrentam seu grande inimigo; podem ser consequência do desenrolar da história ou planejado como gran finale de uma campanha. Há grupos que se divertem com combates detalhados, mas há grupos que preferem resolver essas situações rapidamente.

No Scop, você pode resolver combates como um simples Conflito, ou pode usar uma método mais descritivo para possibilitar o uso de estratégias e dar mais emoção à aventura.

Combates Ultrarrápidos
Combates resolvidos com apenas uma ação.
Combates Rápidos
Combates resolvidos rapidamente como Conflitos Prolongados.
Combates Descritivos
Combates descritos em detalhes, para aqueles confrontos mais emocionantes.
regras_complementares.txt · Última modificação: 2024/10/07 22:01 por jnalon