Conceitos
A organização das descrições dos Conceitos se baseia nas perguntas que eles respondem. Se você é o Mestre do Jogo ou está criando seu próprio cenário, pode ter uma ideia melhor do que incluir ou não. Mas lembre-se que você pode fazer perguntas diferentes para cada personagem, e deve incentivar os jogadores e responderem de maneira criativa.
As descrições são bastante genéricas: ainda que algumas sugestões de bônus e penalidades sejam apresentadas, o objetivo é dar uma ideia das situações em que são ativados – você pode pensar em maneiras diferentes para eles afetarem cada situação de jogo. Por esse motivo, interpretar o significado do Conceito é extremamente importante. No entanto, se você se sentir mais seguro, sinta-se à vontade para criar uma lista mais específica.
Lembre-se que Conceitos podem ser prejudiciais ou benéficos dependendo da situação, e que além das formas usuais descritas na página, você pode improvisar de diversas maneiras diferentes.
- Conceitos Universais
- Conceitos comumente encontrados em qualquer tipo de cenário. São aspectos normais encontrados em todo tipo de personagem, como características físicas ou psicológicas específicas, virtudes e defeitos, motivações e outros.
- Mundos Antigos
- Em mundos das eras antigas, como a Idade do Ferro, Idade do Bronze ou Idade Média, alguns Conceitos diferentes podem aparecer. Além de oferecer outras possibilidades aos jogadores, a escolha de alguns Conceitos dessa lista pode ajudar bastante a criar o clima para a sua campanha.
- Fantasia Medieval
- Se a sua campanha se passa em um cenário típico de Fantasia Medieval, você certamente vai achar as informações deste link interessantes. Além de Conceitos comuns, como raças e profissões de aventureiros, há Habilidades, Poderes e mais algumas informações interessantes para você estruturar sua campanha.
Veja também a página de Módulos para outras possibilidades, como cenários completos e os Conceitos mais adequados a cada um deles.