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Criando um Personagem

Agora que você já sabe como resolver as Tarefas, vamos dar uma olhada em como criar o seu próprio personagem. Preencha a Ficha de Personagem conforme as instruções em seguida. Essa ficha é editável, mas você também pode imprimi-la e preencher à mão.

Converse com o Mestre do Jogo e os outros jogadores para saber que tipo de aventura vocês vão jogar, e use essas informações para visualizar e imaginar o que o seu personagem faz naquele mundo, qual é o seu papel, onde ele nasceu, como cresceu, como ele se relaciona com as pessoas, como ganha vida, e tudo o que você achar importante.

O que não está anotado na sua Ficha é interpretado como um humano médio padrão, que tem 6 pontos de Vitalidade e Energia, joga 2 dados para tentar realizar tarefas cotidianas e não possuem poderes. A sua Ficha indica como você se difere de um humano comum.

Exemplo


Conceitos

A primeira seção da Ficha de Personagem contém algumas perguntas — escreva suas respostas na frente delas. Elas dão uma descrição geral do seu personagem e tem efeito no jogo:

  • Meu nome é _.
  • Eu sou um _.
  • Minha maior qualidade é _.
  • Meu maior defeito é _.

Dependendo do cenário, pode ser que seu MJ queira que você responda a algumas perguntas diferentes — use o espaço extra, nesse caso.

Cada resposta é um Conceito, que descreve brevemente o que seu personagem é, e o que consegue fazer de forma intuitiva, sem treinamento. Um Conceito não é necessariamente bom ou ruim: em certas situações, ele pode ser benéfico, e prejudicial em outras, e funciona também como linha-guia de como interpretar seu personagem:

  • Você recebe um bônus de +1 dado nos Testes para cada Conceito benéfico à situação. Em compensação, você recebe uma penalidade de -1 dado para cada Conceito prejudicial.
  • Se você é alvo de uma ação, cada Conceito benéfico para você reduz em um a quantidade de dados que o adversário joga. Por outro lado, se o Conceito é prejudicial, ele recebe um dado adicional.
  • Você recebe um ponto de Energia cada vez que interpretar bem o seu Conceito. No entanto, você precisa gastar um ponto de Energia sempre que quiser ignorar o efeito de um Conceito. Isso inclui a interpretação, você gasta Energia para agir contra seus Conceitos.
  • Seu MJ pode pensar em outras formas dos Conceitos influenciarem o jogo.

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  • Veja mais sobre Conceitos.
  • O Scop não tem uma lista pré-definida de Conceitos, mas você pode encontrar algumas inspirações na Lista de Conceitos.

Habilidades

As Habilidades definem o que o seu personagem aprendeu ao longo da vida. O Scop não possui uma lista padrão, então você pode imaginar o que seu personagem sabe e descrevê-las da maneira que achar mais adequado. Uma Habilidade pode ser:

  • Uma combinação de verbo e complemento, como Bater Carteiras ou Lutar com Espadas.
  • Uma ação específica, como Mentir ou Esgueirar-se.
  • Uma atividade, como Escaladas ou Natação.
  • Um campo do conhecimento, como Matemática ou Ciências.
  • Uma habilidade artesanal, como Marcenaria ou Falsificação.
  • Uma habilidade artística, como Música, Pintura ou Dança.

A não ser que o MJ solicite algo diferente, você pode escolher qualquer combinação.

Escolha a Habilidade mais significativa do seu personagem: ela recebe nível +2. Escolha outras quatro que sejam importantes, mas que seu personagem treinou um pouco menos: elas recebem nível +1. Por fim, escolha outras duas Habilidades que seu personagem deveria saber, mas nas quais não é tão bom assim; elas terão nível -1. Habilidades que seu personagem não possua, mas estejam relacionadas ao seus Conceitos têm o nível predefinido em 0; Habilidades sem relação tem nível predefinido em -2.

As Habilidades são um refinamento do que seu personagem sabe ou conhece intuitivamente, e portanto afetam a sua capacidade de resolver uma Tarefa.

  • Ao tentar realizar uma Tarefa, você vai testar uma de suas Habilidades.
  • O nível da Habilidade modifica a quantidade de dados jogada em um Teste.
  • Habilidades negativas diminuem o número de dados que você joga!

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Energia

Energia é uma característica que mede a disposição geral de seu personagem. O valor inicial (e o limite máximo) é 6 pontos, que são gastos ou perdidos em diversas situações:

  • Você pode gastar um ponto de Energia para Buscar suas Forças.
  • Você pode gastar um ponto de Energia para ignorar o efeito de um de seus Conceitos que o esteja prejudicando naquele momento.
  • Você pode gastar um ponto de Energia para aumentar o Nível de Sucesso de uma Tarefa.
  • Situações de jogo podem determinar que você utilize ou perca alguns pontos de Energia (por exemplo, o uso de Poderes).

Você recupera Energia nas seguintes situações:

  • Descansando, à taxa de um ponto de Energia por hora. Se seu personagem dormir por uma noite completa, acordará recuperado.
  • Você recupera um ponto de Energia sempre que agir de maneira adequada aos seus Conceitos – especialmente naquelas situações em que isso não é a melhor ideia.
  • Ao cumprir algum objetivo de sua aventura, seu MJ pode premiá-lo com alguns pontos de Energia.
  • Se você tiver alguma ideia bacana, conseguir resolver algum problema difícil, ou simplesmente tomar uma ação que divirta toda a mesa, o MJ pode conceder um ou mais pontos de Energia.
  • Algumas situações especiais, como kits de saúde, poções, encantamentos ou outros podem te conceder alguns pontos de Energia.

Se seu personagem atingir 0 de Energia, ele desmaia de cansaço e está prostrado, não podendo realizar nenhuma tarefa até que recupere o suficiente para ter, pelo menos, um ponto. Sua Ficha de Personagem tem mais que 6 espaços para marcar essa característica, caso você (por algum motivo) vá além do normal. Marque apenas os 6 pontos iniciais e risque os quadrados que sobraram, pois você nunca recuperará pontos acima de seu valor inicial.

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Vitalidade

Violência é uma constante em jogos de RPG: seu personagem muitas vezes vai entrar em combate, e vai sofrer ferimentos. A quantidade de ferimentos que você pode receber é representada pela sua Vitalidade, cujo valor inicial e limite máximo é de 6 pontos. Quando perde sua Vitalidade, seu personagem está Ferido. Você pode se ferir:

  • Durante o combate, para cada golpe bem sucedido, seu personagem recebe uma determinada quantidade de Dano, que será descontado de sua Vitalidade. Veja em Combates para maiores informações;
  • A Vitalidade é perdida como resultado de quedas, choques ou qualquer outro tipo de ação física brusca ou violenta;
  • Se o seu personagem estiver Doente ou sob a ação de algum veneno, ele pode perder Vitalidade.

Você recupera sua Vitalidade das seguintes formas:

  • Se o personagem puder descansar, sem realizar tarefas extenuantes e nada que abra suas feridas, ele recupera um ponto de Vitalidade por dia;
  • Magias de cura e/ou cuidados médicos (se existirem no cenário) podem recuperar vários pontos de Vitalidade do personagem em alguns minutos ou horas.

Ao atingir 0 pontos de Vitalidade, o personagem está fora de ação, e não pode realizar nenhuma Tarefa enquanto não for curado. Ele ainda não está morto, mas está à mercê de seus inimigos: se receber um ponto de Dano adicional, é o fim da linha para ele.

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Seu personagem está pronto para iniciar a aventura! Se você tem alguma dúvida, veja os Exemplos de Personagens!

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basico/personagens.txt · Última modificação: 2024/05/29 01:05 por jnalon