Criando um Personagem
Agora que você já sabe como resolver as Tarefas, vamos dar uma olhada em como criar o seu próprio personagem. Preencha a Ficha de Personagem conforme as instruções em seguida. Essa ficha é editável, mas você também pode imprimi-la e preencher à mão.
Converse com o Mestre do Jogo e os outros jogadores para saber que tipo de aventura vocês vão jogar, e use essas informações para visualizar e imaginar o que o seu personagem faz naquele mundo, qual é o seu papel, onde ele nasceu, como cresceu, como ele se relaciona com as pessoas, como ganha vida, e tudo o que você achar importante.
O que não está anotado na sua Ficha é interpretado como um humano médio padrão, que tem 6 pontos de Vitalidade e Energia, joga o Dado de Base para tentar realizar tarefas cotidianas e não possui poderes. A sua Ficha indica como você se difere de um humano comum.
Conceitos
A primeira seção da Ficha de Personagem contém algumas perguntas — escreva suas respostas na frente delas. Elas dão uma descrição geral do seu personagem e tem efeito no jogo:
- Meu nome é _.
- Eu sou um _.
- Minha maior qualidade é _.
- Meu maior defeito é _.
Dependendo do cenário, pode ser que seu MJ queira que você responda a algumas perguntas diferentes — use o espaço extra, nesse caso.
Cada resposta é um Conceito, que descreve brevemente o que seu personagem é, e o que consegue fazer de forma intuitiva, sem treinamento. Um Conceito não é necessariamente bom ou ruim: em certas situações, ele pode ser benéfico, e prejudicial em outras, e funciona também como linha-guia de como interpretar seu personagem:
- Você recebe um bônus de +1 Dado de Apoio nos Testes para cada Conceito benéfico à situação. Em compensação, você recebe uma penalidade de -1 Dado de Apoio para cada Conceito prejudicial.
- Se você é alvo de uma ação, cada Conceito benéfico para você reduz em um a quantidade de dados que o adversário joga. Por outro lado, se o Conceito é prejudicial, ele recebe um dado adicional.
- Você recebe um ponto de Energia cada vez que interpretar bem o seu Conceito. No entanto, você precisa gastar um ponto de Energia sempre que quiser ignorar o efeito de um Conceito. Isso inclui a interpretação, você gasta Energia para agir contra seus Conceitos.
- Seu MJ pode pensar em outras formas dos Conceitos influenciarem o jogo.
Veja Mais
- Veja mais sobre Conceitos.
- O Scop não tem uma lista pré-definida de Conceitos, mas você pode encontrar algumas inspirações na Lista de Conceitos.
Habilidades
As Habilidades definem o que o seu personagem aprendeu ao longo da vida. O Scop não possui uma lista padrão, então você pode imaginar o que seu personagem sabe e descrevê-las da maneira que achar mais adequado. Uma Habilidade pode ser:
- Algo que pode ser treinado, como Força ou Proezas Atléticas.
- Algo que pode ser aprimorado, como Estilo ou Aparência.
- Um campo do conhecimento, como Matemática ou Ciências.
- Uma habilidade artesanal, como Marcenaria ou Falsificação.
- Uma habilidade artística, como Música, Pintura ou Dança.
Escolha a Habilidade mais significativa do seu personagem: ela recebe nível +2. Escolha outras quatro que sejam importantes, mas que seu personagem treinou um pouco menos: elas recebem nível +1. Por fim, escolha outras duas Habilidades que seu personagem deveria saber, mas nas quais não é tão bom assim; elas terão nível -1. Habilidades que seu personagem não possua têm o nível predefinido em 0; Habilidades difíceis, aquelas que uma pessoa comum não tem como conhecer sem treinamento prévio, não podem ser usadas se o seu personagem não as aprendeu antes.
As Habilidades são um refinamento do que seu personagem sabe ou conhece intuitivamente, e portanto afetam a sua capacidade de resolver uma Tarefa.
- Ao tentar realizar uma Tarefa, você vai testar uma de suas Habilidades.
- O nível da Habilidade modifica a quantidade de Dados de Apoio jogada em um Teste.
- Habilidades negativas diminuem o número de dados que você joga!
Veja Mais
- Veja mais sobre Habilidades.
- O Scop não tem uma lista oficial de Habilidades, mas você pode ver alguns exemplos na Lista de Habilidades.
Energia
Energia é uma característica que mede a disposição geral de seu personagem. O valor inicial (e o limite máximo) é 6 pontos, que são gastos ou perdidos em diversas situações:
- Você pode gastar um ponto de Energia para Buscar suas Forças.
- Você pode gastar um ponto de Energia para ignorar o efeito de um de seus Conceitos que o esteja prejudicando naquele momento.
- Você pode gastar um ponto de Energia para aumentar o Nível de Sucesso de uma Tarefa bem-sucedida.
- Situações de jogo podem determinar que você utilize ou perca alguns pontos de Energia (por exemplo, o uso de Poderes).
Você recupera Energia nas seguintes situações:
- Descansando, à taxa de um ponto de Energia por hora. Se seu personagem dormir por uma noite completa, acordará recuperado.
- Você recupera um ponto de Energia sempre que agir de maneira adequada aos seus Conceitos – especialmente naquelas situações em que isso não é a melhor ideia.
- Ao cumprir algum objetivo de sua aventura, seu MJ pode premiá-lo com um ou mais pontos de Energia.
- Se você tiver alguma ideia bacana, conseguir resolver algum problema difícil, ou simplesmente tomar uma ação que divirta toda a mesa, o MJ pode conceder um ou mais pontos de Energia.
- Algumas situações especiais, como kits de saúde, poções, encantamentos ou outros podem te conceder alguns pontos de Energia.
Se seu personagem atingir zero ou menos de Energia, ele desmaia de cansaço e está prostrado, não podendo realizar nenhuma tarefa até que recupere o suficiente para ter, pelo menos, um ponto. Marque apenas os 6 pontos iniciais em sua ficha. Você nunca recuperará pontos acima de seu valor inicial.
Veja Mais
- Veja mais sobre Energia.
Vitalidade
Violência é uma constante em jogos de RPG: seu personagem muitas vezes vai entrar em combate, e vai sofrer ferimentos. A quantidade de ferimentos que você pode receber é representada pela sua Vitalidade, cujo valor inicial e limite máximo é de 6 pontos. Quando perde sua Vitalidade, seu personagem está Ferido. Você pode se ferir:
- Durante o combate, para cada golpe bem sucedido, seu personagem recebe ferimentos na forma de uma determinada quantidade de Dano, que será descontado de sua Vitalidade. Veja em Combates para maiores informações;
- A Vitalidade é perdida como resultado de quedas, choques ou qualquer outro tipo de ação física brusca ou violenta;
- Se o seu personagem estiver doente ou sob a ação de algum veneno, ele pode perder Vitalidade.
Você recupera sua Vitalidade das seguintes formas:
- Se o personagem puder descansar, sem realizar tarefas extenuantes e nada que abra suas feridas, ele recupera um ponto de Vitalidade por dia;
- Magias de cura e/ou cuidados médicos (se existirem no cenário) podem recuperar vários pontos de Vitalidade do personagem em alguns minutos ou horas.
Ao atingir zero ou menos pontos de Vitalidade, o personagem está fora de ação, e não pode realizar nenhuma Tarefa enquanto não for curado. Ele ainda não está morto, mas está à mercê de seus inimigos: se receber um ponto de Dano adicional, é o fim da linha para ele.
Veja Mais
- Veja mais sobre Vitalidade.
Seu personagem está pronto para iniciar a aventura! Se você tem alguma dúvida, veja os Exemplos de Personagens!