Como É Um Jogo de RPG?
Como em todo jogo, alguns amigos interessados se reúnem para jogar. Um deles deve ser escolhido como o Mestre do Jogo (MJ), e os outros serão personagens. Todos fazem parte do mesmo grupo, e todos têm o mesmo objetivo: viver uma aventura emocionante.
O MJ define as linhas básicas de como a história vai se desenrolar: decide em que cenário os personagens dos jogadores vivem: que mundo habitam, que perigos enfrentam, que poderes e recursos existem, como é a sociedade, quem são os heróis, quem são os vilões e muito mais.
Parece uma tarefa dura, mas existem dezenas de maneiras diferentes de se fazer isso. Alguns MJs preferem criar todo o mundo de maneira solitária e apresentá-lo aos poucos aos jogadores, que são como exploradores no desconhecido. Aos MJs iniciantes, recomenda-se iniciar com uma aventura pronta, que já tem todas as diretrizes, os cenários, personagens e acontecimentos definidos, reduzindo bastante o trabalho.
Em seguida, os outros jogadores devem criar os Personagens dos Jogadores (PJ). Essa parte é um pouco mais técnica, mas é simples: consiste em escolher suas características e habilidades, atribuindo-lhes níveis, e dar a ele (ou ela) uma história e uma personalidade, fazendo surgir um personagem único que possa viver no mundo fictício criado e narrado pelo MJ. O MJ também cria diversos coadjuvantes, que não fazem parte do enredo principal, mas com quem os jogadores vão interagir – esses são os personagens do Mestre, ou Personagem não Jogador (PnJ).
Durante uma sessão de jogo, segue-se uma dinâmica bastante simples: o MJ descreve o ambiente e a situação; os jogadores definem o que seus personagens farão, e o MJ diz quais são as consequências de suas ações, com a ajuda de algumas regras. A partir daí, volta-se ao começo, repetindo os passos. As regras, no entanto, são muito mais diretrizes que indicam como o jogo pode progredir do que restrições a um conjunto de resultados pré-definidos – é um jogo aberto.
Às vezes, o MJ precisa decidir se um personagem é capaz de realizar alguma ação. Para isso, decide quais características são relevantes e devem ser testadas; dados são jogados, e o resultado indica o efeito: se a ação foi bem sucedida ou não, e quanto. Ações podem ser fáceis, difíceis ou triviais, depende do que está acontecendo. Ações mais complexas – como combates – geram conflitos, que podem ser resolvidos de maneira mais detalhada, se o MJ assim desejar. Características um pouco diferentes, como Poderes, são resolvidos através de mecânicas próprias. Algumas características existem para guiar a interpretação do personagem, a forma como ele se comporta e se mostra para o mundo.
Mas… o que é o Scop?