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Evolução

Mesmo que seu personagem já tenha habilidades impressionantes, à medida que você avança em suas aventuras, ele entrará em contato com outras pessoas, aprenderá novas habilidades, abandonará maus hábitos e se tornará mais forte. Isso se reflete em um jogo de RPG através da Evolução: como transformar essa experiência em algo que o ajudará no futuro.

Marcas de Experiência

No Scop, um personagem evolui conforme as situações que vivencia. Quando você usar uma característica qualquer de maneira eficaz ou criativa, seu MJ vai solicitar que você faça uma pequena marca próximo a ela na sua ficha, representando seu aprendizado.

As Anotações precisam representar algo que seu personagem realmente aprendeu. Isso se dá apenas em algumas situações. Você vai notar que a evolução acontece mais frequentemente quando você falha. Isso acontece porque aprendemos muito mais quando erramos que quando acertamos:

  • Quando você faz um uso uso inusitado e criativo de uma característica: o que é isso significa depende bastante do seu nível atual. Sua primeira tentativa pode ser algo simples, mas quando você já é experiente, você precisa realizar algo bastante impressionante.
  • Quando você tenta e falha catastroficamente: nesse caso, não pode ser uma falhar simples – ela deve acontecer em um momento crucial, em que seu personagem vá realmente sentir os prejuízos da falha. Você pode usar um ponto de Energia e escolher falhar em um determinado momento e registrar a experiência, desde que o critério seja satisfeito.
  • Quando você treina a característica: indique ao MJ no início da sessão qual característica você quer evoluir. Você deve tomar algumas atitudes para isso e segui-las à risca, e você precisa fazer um teste da característica desejada e falhar para fazer a Anotação.

Cada característica pode receber apenas uma anotação por sessão, e você pode fazer apenas três anotações em uma sessão qualquer.

Exemplo


Evoluindo Características

Você pode evoluir apenas uma característica ao final de cada sessão de jogo. Isso acontece quando ela atinge um determinado número de anotações:

  • Uma Habilidade: duas anotações mais o nível atual da Habilidade.
  • Um Conceito: a cada quatro anotações. Isso inclui adquirir um novo Conceito, cancelar um Conceito ou aplicar um quantificador a um Conceito.
  • Um Recurso: um nível a cada quatro anotações.
  • Um Poder: trate como um Conceito.
  • Uma Habilidade Especial: trate como um Conceito.
  • Vitalidade e Energia: são normalmente características fixas. Se o MJ desejar permitir sua evolução, trate cada uma delas como um Conceito.

Exemplo

Existem certas características que não podem ser promovidas de maneira alguma. Por exemplo, Conceitos como “Eu nasci nas Terras Setentrionais” não podem ser mudados. Por outro lado, algo como “Eu sou Preguiçoso” certamente pode. Nesses casos, o seu personagem vai usar sua força de vontade para ir de encontro ao seu Conceito, e você deve indicar ao MJ quais serão suas atitudes em relação a isso. A cada vez que você resistir aos impulsos de seu Conceito, você pode fazer uma marca de experiência ao seu lado.

Exemplo

Você não pode evoluir Habilidades indiscriminadamente, elas têm uma restrição adicional: você não pode ter uma quantidade igual ou maior de Habilidades em um nível do que no nível diretamente abaixo. Por exemplo, não é possível ter duas ou mais Habilidades em nível +2 se você tem apenas duas Habilidades no nível +1.

Exemplo


Aprendendo Características

Quando você deseja que seu personagem aprenda uma característica que não tem – como, por exemplo, uma Habilidade Especial, um Poder ou uma Habilidade difícil – você precisa declarar com antecedência para o MJ que deseja obtê-la. Você pode anotá-la em sua ficha, mas ela só pode ser usada depois que receber anotações o suficiente. Por esse motivo, quase sempre a nova característica deve ser treinada com afinco durante um período. Combine com o MJ quais atitudes são necessárias para que você registre a experiência, e você deve segui-las à risca.

Exemplo

Habilidades difíceis, como Pilotar Aviões e Habilidades de Poderes, evoluem como Habilidades normais, mas lembre-se que seu nível pré-definido é igual a -2. Em sua primeira tentativa, você joga apenas um dado, não importa que outros modificadores possam aparecer. Em compensação, você pode evoluir para o nível -1 logo na primeira anotação.

Exemplo


Regras Opcionais

O Diário

Evolução pela História

Trilhas de Conceitos

sistema/evolucao.txt · Última modificação: 2024/05/09 18:27 por admin