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Evolução

Mesmo que seu personagem já tenha habilidades impressionantes, à medida que você avança em suas aventuras, ele entrará em contato com outras pessoas, aprenderá novas habilidades, abandonará maus hábitos e se tornará mais forte. Isso se reflete em um jogo de RPG através da Evolução: como transformar essa experiência em algo que o ajudará no futuro.

Normalmente, apenas Habilidades podem evoluir, porque elas representam aquilo que pode ser treinado ou aprimorado de alguma maneira, e elas progridem conforme você as pratica. Para representar isso, durante uma sessão de jogo, faça uma marca ao lado de uma Habilidade:

  • Quando você faz um uso uso inusitado e criativo de uma característica: o que é isso significa depende bastante do seu nível atual. Sua primeira tentativa pode ser algo simples, mas quando você já é experiente, você precisa realizar algo bastante impressionante.
  • Quando você tenta e falha catastroficamente: nesse caso, não pode ser uma falhar simples – ela deve acontecer em um momento crucial, em que seu personagem vá realmente sentir os prejuízos da falha. Você pode usar um ponto de Energia e escolher falhar em um determinado momento e registrar a experiência, desde que o critério seja satisfeito.
  • Quando você treina a característica: indique ao MJ no início da sessão qual característica você quer evoluir. Você deve tomar algumas atitudes para isso e segui-las à risca, e fazer a marca no final da sessão caso consiga manter a disciplina.
  • Quando houver um momento empolgante: sempre que você utilizar a Habilidade de maneira a criar empolgação entre os outros jogadores e o MJ, você pode fazer uma anotação ao seu lado. O MJ dirá quando isso acontece, mas você pode lembrá-lo de que isso é uma possibilidade.

Não há limites: você pode fazer quantas marcações conseguir em quantas Habilidades conseguir, desde que satisfaça os requisitos acima.

Exemplo

Ao final da sessão, da aventura, ou quando completarem algum objetivo importante da campanha (a critério do MJ), escolha uma das Habilidades que você marcou, e realize um Teste de Aprendizado com ela. É um teste normal levando em consideração apenas a Habilidade (apenas alguns Conceitos se aplicam, veja mais abaixo):

  • Se você falhar, a Habilidade progride em um nível, e o seu aprendizado para essa sessão está concluído. Apague todas as marcas em quaisquer outras características.
  • Se você obtiver sucesso, ela não evolui, mas você pode tentar com alguma outra característica anotada.

Além disso, há uma restrição adicional: a quantidade de Habilidades em um nível não pode ser maior que o nível anterior. Por exemplo, para ter duas Habilidades de nível +2, você precisa ter pelo menos duas em nível +1.

Exemplo

Modificadores

Podem existir Conceitos, Trunfos ou outras situações que permitem que o aprendizado seja um pouco mais fácil. Por exemplo, se seu personagem procurar um professor, ou se ele tiver acesso a uma grande quantidade de informações, e outras. Cada uma das situações que beneficiam o progresso provém uma penalidade ao Teste de Aprendizado. Por outro lado, situações que prejudiquem a evolução causam um bônus ao teste.

Exemplo

Aprendendo Novas Habilidades

Não há diferença na forma como uma nova Habilidade é aprendida e como evolui: lembre-se que, quando nada está definido, a Habilidade tem nível 0. Leve isso em consideração e faça os Testes de Aprendizado normalmente. Em caso de sucesso, a Habilidade é aprendida em nível +1.

No entanto, Habilidades Difíceis – como aquelas que requerem muito estudo ou treinamento, ou as Habilidades de Poderes – têm nível inicial igual a -2, significando que elas não podem ser utilizadas antes de serem aprendidas. Portanto, elas precisam ser treinadas antes de serem utilizadas.

Para treinar uma Habilidade, indique no começo da sessão que seu personagem deseja treiná-la, e descreva para o Mestre do Jogo como isso será feito. Se o seu personagem conseguir cumprir o treinamento, ele pode realizar um Teste de Aprendizado da Habilidade desejada, jogando apenas 1 dado, e ignorando quaisquer Conceitos e situações que, de outra forma, dariam bônus (as penalidades, infelizmente, continuam válidas). Em caso de sucesso, a Habilidade é aprendida em nível -1.

Exemplo


Evoluindo Outras Características

De maneira geral, Conceitos e outras características não evoluem: não é possível mudar o fato que seu personagem nasceu nos Países Setentrionais, por exemplo. Mas certas coisas, como maus hábitos, podem ser abandonados, e alguns Conceitos, além de Trunfos e Poderes podem alcançar níveis mais altos.

Essas características evoluem da mesma forma que as Habilidades: quando uma situação satisfizer as mesmas condições, você pode fazer uma marca na característica que deseja aprimorar. No entanto:

  • Apenas uma característica pode ser marcada quando as condições forem satisfeitas. Se tanto um Conceito quanto uma Habilidade estiverem envolvidos na situação que gerou a experiência, você terá que fazer uma escolha.
  • Você precisa realizar quatro marcas para evoluir um Conceito, um Recurso, o nível de um Poder ou outra característica que não seja uma Habilidade.
  • Você não pode interromper o treinamento! Pelo menos uma de suas próximas marcas deve ser na mesma característica, caso contrário, você precisa começar do zero novamente. Se você não conseguir satisfazer as condições para realizar uma marca no Conceito que está evoluindo, você pode realizar treinamento, mas não pode evoluir nenhuma outra característica.

O Teste de Aprendizado para os Conceitos e outras características não envolve Habilidades.

Exemplo


Regras Opcionais

O Diário

Evolução pela História

Trilhas de Conceitos


Seção do Mestre

Evolução Lenta

sistema/evolucao.txt · Última modificação: 2024/10/27 14:46 por jnalon