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Movimentação

Movimentações feitas dentro de uma mesma cena não necessitam ter o esforço associado a elas calculado – ela apenas acontece, sem a necessidade de controlar o tempo ou o esforço do deslocamento. Apenas verifique se o movimento foi bem-sucedido ou não. Você não precisa rolar dados toda vez que um personagem se move. Apenas considere testes quando:

  • O terreno for instável, perigoso ou exigir esforço especial (pular, escalar, nadar, correr em terreno irregular).
  • A movimentação tiver impacto direto na tensão da cena, como em perseguições, fugas ou combates.
  • Os personagens estiverem disputando velocidade ou prioridade (quem chega primeiro, quem alcança o artefato a tempo, etc.).
  • A movimentação for limitada por alguma condição física (ferimentos, exaustão, carga).

Use o bom senso para definir o teste mais apropriado com base no que está acontecendo. Algumas sugestões:

Situação Habilidade sugerida
Escalar uma parede Proezas Atléticas
Fugir em meio à multidão Reflexos
Correr por telhados Proezas Atléticas + Reflexos
Nadar contra correnteza Força ou Proezas Atléticas
Movimentar-se com carga Força
Mover-se em silêncio Ações Furtivas

Movimentação pode ser limitada por:

  • Terrenos difíceis, como lama, escadas quebradas, destroços, gelo.
  • Clima, como ventos fortes, chuva intensa ou neblina.
  • Carga excessiva ou ferimentos.
  • Espaços apertados ou multidões.

Aplique penalidades aos testes (removendo Dados de Apoio), ou aumente a dificuldade da ação para cada condição que dificulte a movimentação dos personagens. Se for necessário, leve em conta a sua severidade: uma chuva forte pode atrasar os personagens, mas uma grande tempestade vai realmente se tornar um problema para o seu avanço. Outra opção é marcar tempo com um contador, se o movimento for parte de uma corrida contra o relógio.

Conceitos relevantes podem ser usados para evitar um teste ou facilitar o movimento – por exemplo, alguém com o Conceito “Criado nas Ruas da Capital” pode evitar penalidades ao fugir por vielas urbanas.

sistema/movimento.txt · Última modificação: 2025/10/29 12:57 por jnalon