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Evolução

No Scop, a evolução dos personagens se baseia na experiência adquirida durante as aventuras. Normalmente, apenas Habilidades podem evoluir, porque elas representam aquilo que pode ser treinado ou aprimorado de alguma maneira.

Durante uma sessão de jogo, faça uma marca ao lado de uma Habilidade:

  • Quando fizer um uso criativo e inusitado dela.
  • Quando falhar catastroficamente em um teste, ou seja, quando as consequências da falha forem significativas.
  • Quando treinar e mantiver a disciplina de treinamento pelo tempo necessário.
  • Quando seu uso da Habilidade criar um momento de empolgação na mesa.

O MJ dirá quando você pode registrar a experiência. Faça um x ou outro sinal qualquer ao lado da Habilidade.

Ao final da sessão ou da aventura (a critério do MJ), escolha uma das características anotadas e realize um Teste de Aprendizado com ela: se você falhar, a Habilidade progride em um nível. Se você tiver sucesso, ela não evolui, mas você pode tentar com alguma outra característica anotada.

Além disso, há uma restrição adicional: a quantidade de Habilidades em um nível não pode ser maior que o nível anterior. Por exemplo, para ter duas Habilidades de nível +2, você precisa ter pelo menos duas em nível +1.

Ao final da sessão, apague as marcas das características que não foram aprimoradas, e comece novamente na sessão seguinte.


Evoluindo Conceitos e Outras Características

De maneira geral, Conceitos e outras características não evoluem: não é possível mudar o fato que seu personagem nasceu nos Países Setentrionais, por exemplo. Mas certas coisas, como maus hábitos, podem ser abandonados, e alguns Conceitos, além de Trunfos e Poderes podem alcançar níveis mais altos.

Essas características evoluem da mesma forma que as Habilidades: quando uma situação satisfizer as mesmas condições, você pode fazer uma marca na característica que deseja aprimorar. No entanto:

  • Quando uma situação permite que você marque um Conceito, não é permitido marcar nenhuma outra característica envolvida. É necessário fazer uma escolha.
  • Você precisa realizar quatro marcas para evoluir um Conceito ou outra característica que não seja uma Habilidade.
  • Você não pode interromper o treinamento! Suas próximas marcas devem ser na mesma característica, caso contrário, você precisa começar do zero novamente. Se você não conseguir satisfazer as condições para realizar uma marca no Conceito que está evoluindo, você pode esperar as próximas sessões, mas não pode fazer marcas em nenhuma outra característica.

O Teste de Aprendizado para os Conceitos e outras características não envolve Habilidades.

  • Veja mais detalhes sobre a Evolução aqui.
basico/evolucao.txt · Última modificação: 2024/10/07 22:17 por jnalon