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Conflitos

Um Conflito é uma Tarefa em que dois ou mais personagens tentam obter resultados diferentes, muitas vezes antagônicos. Conflitos não são apenas situações de combate: há conflito, por exemplo, quando um personagem está caçando, quando um espião tenta passar desapercebido por um guarda, quando um diplomata tenta convencer um governante, quando os personagens tentam convencer os bandoleiros a não levar todo seu ouro, quando dois personagens lutam por uma arma e assim por diante. Muitas situações de combate, no entanto, podem ser resolvidas rapidamente através das regras de Conflitos.


Conflito Ativo

Um Conflito Ativo acontece quando todos os personagens envolvidos têm a consciência de que estão em um Conflito, e tomam suas ações ativamente para atingir seus objetivos. A resolução é semelhante às Tarefas, mas ambas as partes realizam seus testes. Consiste nos seguintes passos:

  • Cada parte declara a ação de seu personagem.
  • Cada parte aplica os respectivos modificadores, e faz suas jogadas.
  • O vencedor do conflito é quem obtiver o maior resultado; se os resultados forem iguais, há um empate;
  • O Nível de Sucesso é a diferença entre os resultados em favor do vencedor.

A decisão de quais características devem ser testadas, como elas influenciam os testes, como os dados são jogados e os resultados são interpretados é exatamente igual a forma como são feitas nas Tarefas. No caso de um empate, o Mestre pode solicitar um novo teste para determinar o vencedor, mas, na maior parte das vezes, narrar o que acontece quando ambos os personagens têm o mesmo nível de sucesso pode ser mais interessante.

Como um Conflito é uma Tarefa naturalmente resistida, o Nível de Sucesso é a diferença entre os resultados obtidos, em favor do vencedor. Baseie-se na tabela abaixo para interpretar o resultado:

Margem de Sucesso Resultado
0 Empate
1 Vitória Marginal
2 Vitória Completa
3 Vitória Completa e algo mais deu certo
4 Vitória Avassaladora
5 ou mais Qualquer efeito espetacular

Exemplo


Conflito Passivo

Um conflito é resistido passivamente quando apenas um dos personagens está ciente do que está acontecendo. Aqui, um dos personagens é ativo, ou seja, tenta executar uma ação, e o outro é (ou os outros são) passivo. Apenas o personagem ativo faz o teste, que é exatamente como uma Tarefa simples. No entanto, se a vítima possuir Conceitos que se apliquem à situação, utilize-os como Resistência ao teste. Outros bônus e penalidades funcionam como no caso normal.

A margem de sucesso com relação a 3 indica a magnitude do sucesso. Refira-se à tabela anterior para interpretar o resultado.

Exemplo


Alguns Exemplos

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sistema/conflitos.txt · Última modificação: 2024/09/22 15:06 por jnalon