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Variações na Resolução de Tarefas

Os jogadores certamente terão algumas ideias diferentes para resolverem problemas: cooperando entre si, ou tentando combinações que não estão previstas na resolução simples de Tarefas. Aqui há algumas sugestões de como lidar com essas complicações, mas, naturalmente, o MJ pode lidar com elas de maneira diferente.


Bônus para Outra Tarefa

Em algumas situações, os jogadores podem se preparar para outras Tarefas, proteger seus companheiros, encontrar algum jeito de transformá-las em coisas mais simples, ou talvez utilizar algum Poder para facilitar suas vidas. Em todos esses casos, os personagens estão executando uma Tarefa com a intenção de influenciar outra.

Exemplo

Sempre que isso ocorrer, faça um teste para determinar qual modificador será aplicado à Tarefa principal. Estabeleça uma dificuldade para a Tarefa auxiliar, e utilize o Nível de Sucesso como bônus ou penalidade à ação afetada. O MJ decide se os modificadores se aplicarão à quantidade de dados jogada na Tarefa Principal ou no resultado dos dados.

Não é recomendável que o modificador seja menor que -1 ou maior que 3, mas o MJ pode relaxar essa condição para permitir resultados épicos. Normalmente, a dificuldade para uma Tarefa bem realizada é 4 – considere a tabela abaixo para determinar o modificador. Se o MJ quiser restringir ainda mais o efeito da jogada auxiliar, o modificador pode ser ainda mais restrito a valores de -1, 0 ou 1, como na terceira coluna da tabela:

Resultado dos Dados Modificador Modificador Restrito
2 ou menos -1 -1
3 0 0
4 +1 +1
5 +2 +1
6 ou mais +3 +1

Cooperação

É natural que, em diversas situações, algumas Tarefas pareçam complicadas demais e os personagens desejem cooperar entre si. Existem, basicamente, duas formas como isso pode acontecer: na primeira delas, em uma tarefa complicada, cada personagem realiza uma parte do trabalho, trabalhando de maneira independente um do outro, e seus testes são feitos separadamente. A Tarefa estará completada quando todos os personagens forem bem sucedidos em seus testes.

Exemplo

Em outros casos, todos os personagens se empenham na mesma atividade (como levantar uma rocha ou realizar um ritual mágico, por exemplo) — uma tarefa complexa ou extenuante que exige vencer uma dificuldade muito alta. Nesse caso, todos os jogadores fazem um teste da mesma Habilidade e dos Conceitos relevantes, contra uma dificuldade estabelecida pelo Mestre do Jogo (que pode ser zero). O resultado final é a soma dos Níveis de Sucesso obtidos por cada personagem individualmente. Se o resultado final for maior que a dificuldade da tarefa, então o grupo foi bem sucedido.

Exemplo


Tarefa Conjunta

Quando todos os personagens estiverem tentando realizar separadamente Tarefas idênticas, o MJ pode fazer uma única jogada representando o esforço de todos ao mesmo tempo. Isso é bastante útil para resolver ações de personagens coadjuvantes de modo ágil.

Nesse caso, apenas uma jogada é feita, usando a combinação de Habilidades e Conceitos de apenas um personagem – aquele que fizer mais sentido no momento. O resultado é válido para todos os envolvidos. Para decidir qual personagem usar como representante da jogada, considere o seguinte:

  • Se um resultado individual ruim comprometer todo o grupo, use a menor quantidade de dados.
  • Se um resultado individual bom favorecer todo o grupo, use a maior quantidade de dados.

Como sempre, é possível gastar Energia para melhorar resultados. Qualquer um dos personagens envolvidos pode Buscar as Forças e, a critério do MJ, diferentes personagens podem combinar Energias para jogar novamente todos os dados falhos.

Exemplo


Tarefas Prolongadas

Algumas tarefas não são tão simples: ou são demoradas, ou são compostas de uma série de pequenas tarefas que precisam ser bem-sucedidas para que o resultado final seja alcançado. Imagine escalar um precipício: não é algo que se faça imediatamente, cada passo exige planejamento e cuidado, e um pequeno erro pode causar um desastre.

Há duas formas de lidar com a Tarefa: na primeira delas, a Tarefa é subdividida em várias etapas diferentes, cada uma com sua própria dificuldade, que devem ser concluídas com sucesso para que a ação chegue ao final.

Exemplo

No outro caso, a Tarefa é simplesmente extensa, e deve ser cumprida em várias etapas semelhantes. O personagem faz uma série de testes em sequência e soma os resultados.

Exemplo


Seção do Mestre

Quando Usar Tarefas Prolongadas

Combinando as Coisas

sistema/variacoes_de_tarefas.txt · Última modificação: 2024/09/23 20:36 por jnalon