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Animais, Criaturas e Coadjuvantes

As páginas abaixo relacionam algumas criaturas que podem ser úteis em suas aventuras.

Para facilitar a sua vida, as características de uma criatura são dadas de maneira simplificada. Assim, não é necessário ter o trabalho de criar personagens inteiros que estarão presentes em pequenas partes da história. A despeito disso, não há regras especiais para lidar com criaturas de nenhum tipo. Se você quiser adicionar características a qualquer uma delas, sinta-se à vontade – elas se comportarão como um personagem qualquer.

Características de uma Criatura

Independente de ser um animal, monstro ou um ser humano, criaturas são descritas através de algumas características básicas, listadas abaixo. Se você procurar alguma característica básica e não encontrar, considere o normal para um ser humano

Conceitos

Os Conceitos dizem o nome e o tipo da criatura, fatos relevantes a seu respeito, bem como suas forças e fraquezas. Lembre-se de levá-las todas em consideração nas situações apropriadas. Entre os Conceitos mais comuns estão:

  • Força Física: algumas criaturas recebem bônus ou penalidades às Tarefas que exigem a sua força física, como levantar ou puxar pesos. Como muitas criaturas podem ser muito fortes – especialmente criaturas lendárias – essa característica é dada como um bônus ou penalidade a ser adicionado ao resultado dos dados em um teste. Se você está montando sua própria criatura e deseja saber qual deveria ser esse valor, verifique esse valor nos Efeitos.
  • Bônus de Dano: algumas criaturas, apesar de não serem particularmente fortes, tem garras afiadas ou dentes poderosos, que podem causar dano adicional em ataques bem-sucedidos. É importante notar que a capacidade de causar dano adicional não é a mesma coisa que a força da criatura! No entanto, se você for fazer um teste de força, utilize este valor como bônus na quantidade de dados jogadas e, em caso de sucesso, adicione o bônus da força física conforme definido acima.
  • Resistência: certas criaturas são resistentes a certos tipos de ataque ou ações. O valor entre parêntesis indica a penalidade aplicada ao efeito recebido pela criatura, especialmente o dano, aplicado nas situações adequadas. Uma criatura pode ser também Vulnerável a certos tipos de ataques, e nesse caso o dano é aumentado.

Exemplo

Exemplo

Habilidades

A Habilidade de Combate indica quantos dados a criatura deve jogar em um turno de combate. Esse valor leva em consideração todos os Conceitos e características aplicáveis em batalhas, então não é necessário adicionar modificadores de Conceitos, exceto se alguma condição extraordinária se apresentar.

De forma geral, uma criatura não tem outras Habilidades em suas descrições – suas capacidades são dadas como características de seu Conceito. Nas situações em que uma criatura precisar realizar uma Tarefa diferente de lutar, utilize os dois dados de base normais, e modifique a quantidade conforme os Conceitos que se apliquem à situação.

Exemplo

Habilidades Especiais

Certas criaturas têm Habilidades Especiais, como Voar, Respirar sob a Água e outras semelhantes. Outras podem até mesmo ter Poderes! As Habilidades Especiais de uma criatura funcionam exatamente como as de um personagem comum, mas algumas delas podem ter muito mais Energia que um humano comum (o que as torna muito perigosas).

Da mesma maneira, criaturas podem ter Vitalidade acima ou abaixo do normal para um ser humano. Quando a Habilidade fizer parte da natureza da criatura, considere que ela não precisa gastar Energia para usá-la. Em todos esses casos, as informações estarão presentes na descrição da criatura.

Exemplo

Recursos e Equipamentos

Monstros e animais dificilmente terão Recursos e Equipamentos – embora, talvez, o Mestre do Jogo permita que alguns deles tenham tesouros a serem recolhidos. Por outro lado, coadjuvantes quase sempre terão – o guarda da cidade sempre carrega a sua lança, e está sempre usando um colete de couro curtido como proteção. Esses equipamentos estão listados nas descrições, bem como seus efeitos – caso não haja uma descrição específica, assuma o comportamento para um personagem normal.


Animais

As páginas abaixo mostram animais comuns encontrados na fauna terrestre, divididos (aproximadamente) pelo habitat em que se encontram. A lista é (obviamente) incompleta, mas você pode utilizar os animais descritos aqui como modelos para fazer as suas próprias adaptações.

Animais Terrestres
Animais comuns encontrados nas diversas regiões da Terra, incluindo animais selvagens e domesticados.

Monstros

Monstros Medievais
Monstros comuns na Fantasia Medieval.

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Seção do Criador

Criaturas como Conceitos

modulo/bestiario.txt · Última modificação: 2024/05/09 19:05 por admin