Gerenciando Recursos
Em vez de controlar cada moeda ou cada flecha que um personagem possui, equipamentos e recursos que podem ser usados, consumidos ou degradados são controlados por um conjunto de pontos, que indicam sua disponibilidade. Ao final de cada cena em que um recurso desse tipo for utilizado de forma significativa, o MJ deve solicitar um Teste de Uso.
Realize um teste simples com o Dado de Base, e aplicando bônus ou penalidades conforme Conceitos relevantes e outras circunstâncias aplicáveis.
- Se o resultado for maior ou igual à quantidade de pontos atual, nada acontece.
- Se o resultado for menor que a quantidade de pontos atual, reduza o total em um ponto.
- Caso todos os dados sejam eliminados, reduza o total em um ponto.
- Não é possível Buscar as Forças neste tipo de teste.
Enquanto o personagem possuir ao menos um ponto no Recurso, ele poderá utilizá-lo livremente — mas o MJ pode impedir excessos (por exemplo, um personagem com Riqueza mediana não conseguiria comprar um avião), ou exigir mais que um ponto se a situação exigir. Quando o último ponto for consumido, o Recurso se esgota e não estará mais disponível até que seja recuperado de alguma forma.
É importante lembrar que esse método visa agilizar a contagem e o gerenciamento de recursos; portanto, o Mestre de Jogo não deve solicitar testes em todas as ocasiões. A recomendação é realizar um teste apenas ao final de uma cena e quando o uso do recurso for significativo. E, se o gasto for realmente significativo, o MJ pode determinar que dois ou mais pontos são perdidos. Um item mágico muito raro, por exemplo, não é barato – custaria uns 3 ou 4 pontos de Riqueza.
Pagando por Recursos
Em certos casos, o MJ pode permitir que o personagem utilize um ponto de Riqueza no lugar de um recurso específico. O gasto de Riqueza pode ser justificado como:
- Aquisição de bens: quando em uma cidade ou em uma loja, é possível trocar pontos de Riqueza pelos recursos e equipamentos desejados. A troca deve ser de um-para-um: um ponto de Riqueza para cada ponto do outro recurso desejado.
- Propinas e subornos: o desvio certo para as mãos certas podem abrir algumas portas para os personagens. Nesse caso, o personagem não recebe um recurso – o ponto de riqueza é simplesmente gasto para obter o resultado desejado.
- Favores, contatos e informações: considere o ponto de Riqueza gasto como um ponto de Contato. O personagem pode ficar devendo, se o MJ achar que isso é interessante, mas favores devem ser pagos.
Note que, em qualquer dessas situações (ou outras que eventualmente possam aparecer), Testes de Uso não devem ser feitos: a Riqueza é incondicionalmente perdida.