Scop RPG

Sistema Modular, Customizável e Aberto de RPG

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


sistema:habilidades

header-sistema-habilidades.jpg

Habilidades

Habilidades representam capacidades que podem ser treinadas: podem ser o conhecimento adquirido pelo personagem ao longo de muito tempo de estudo; algo que foi treinado; ou aprendido com a experiência e a prática no mundo real. São características bastante mutáveis, e um mesmo personagem terá capacidades diferentes conforme o tempo passa. Elas entram em jogo quando é necessário determinar se o seu personagem conseguiu ou não realizar uma tarefa que envolva a precisão ou a correção do que está tentando fazer.

O Que Significam As Habilidades

O nível em uma Habilidade indica a capacidade de resolver uma Tarefa que o seu personagem tem, e é representada por um valor numérico. Em seres humanos normais, os valores mais comuns se encontram na faixa entre -2 e +4, com 0 representando algo usado no dia a dia, como as habilidades necessárias aos novatos em uma profissão. Qualquer coisa abaixo disso representa inaptidão, e qualquer coisa acima representa desempenho acima da média. Como em RPG tudo é possível, raças, espécies ou seres superpoderosos podem quebrar esses limites.

Veja na tabela abaixo o que representa cada nível. Caso o personagem precise utilizar uma Habilidade, mas não tenha ela em sua ficha, utilize-a para determinar qual o seu nível efetivo.

Qualidade Nível Capacidade
Incapaz -2 ou menos O personagem não apenas não conhece a Habilidade: ele é incapaz de fazer qualquer tentativa de usá-la.
Desconhecida -1 O personagem simplesmente não sabe nada sobre isso. Ele pode tentar usar sua intuição, mas as chances estarão contra ele.
Mediana 0 Média humana, o personagem é tão bom quanto qualquer outra pessoa.
Estudou/Treinou +1 A Habilidade já é conhecida e o personagem pode usá-la sem problemas — pode, inclusive, ser sua profissão.
Especialista +2 O personagem não só conhece a Habilidade como a conhece muito bem — melhor que a maioria de seus colegas.
Mestre +3 Conhecimento invejável a respeito da Habilidade.
Doutor +4 Entre os maiores especialistas de sua área.
Fora da Escala +5 ou mais Habilidade sobre-humana.

O que é uma Habilidade Mediana depende de diversas condições – considere como o que faz parte do dia a dia de uma pessoa comum no ambiente em que o personagem vive, mas pense no ambiente todo e não em uma parte específica. Nos dias de hoje, um nível mediano em Operar Computadores define tarefas cotidianas como abrir um arquivo ou buscar informações na Internet por pessoas comuns. Em outras épocas, Operar Computadores pode ser algo bastante difícil.

Habilidades Difíceis

Já algo como Neurocirurgia pode ser comum em hospitais, mas alguém encontrado aleatoriamente na rua, provavelmente, não será capaz de operar (efetivamente) o cérebro de ninguém. Por isso, realizar uma operação desse porte é uma tarefa incrivelmente difícil, mas que os neurocirurgiões são capazes de realizar devido ao seu treinamento – o resto de nós é Incapaz. O nível em Habilidades dessa natureza sempre deve ser considerada igual a -2!

Habilidades relacionadas a Poderes se encaixam nesse tipo. Mesmo que um personagem tenha um determinado Poder, aprender as Habilidades necessárias para utilizá-lo efetivamente é bastante complicado. Portanto, um personagem precisa aprender uma Habilidade de um Poder antes de conseguir utilizá-la.


Escolhendo Habilidades

O Scop não tem uma lista de Habilidades: determine cada uma de suas Habilidades dando um nome descritivo a elas. Você pode, é claro, usar listas de outros sistemas com as quais esteja acostumado, mas não se prenda a elas — há muito mais potencial em fazer sua própria descrição. Abaixo algumas sugestões de como escolher o nome de suas Habilidades:

  • Algo que pode ser treinado, como Força ou Proezas Atléticas.
  • Algo que pode ser aprimorado, como Estilo ou Aparência.
  • Um campo do conhecimento, como Matemática ou Ciências.
  • Uma habilidade artesanal, como Marcenaria ou Falsificação.
  • Uma habilidade artística, como Música, Pintura ou Dança.

Considere cada Habilidade da forma mais generalista possível, representando todos os aspectos relacionados ao tema. O MJ pode considerar que isso torna algumas Habilidades muito abrangentes, e solicitar que o jogador especifique de maneira mais detalhada o que ela significa. Como regra geral, pense: estar familiarizado com um determinado aspecto de um conhecimento implica necessariamente em conhecer todos os outros aspectos? Se a resposta for não, então são necessárias duas Habilidades diferentes. (Por exemplo, seu conhecimento sobre Facas é bastante diferente de Espadas; Biologia é bastante diferente de Química ou Física).

Exemplo

Exemplo

Tendo escolhido suas Habilidades, distribua os seguintes níveis e faça as anotações em sua ficha:

  • Decida em qual Habilidade o seu personagem é realmente bom: atribua a ela o nível +2;
  • Escolha mais quatro Habilidades secundárias que seu personagem desenvolveu durante sua vida: essas recebem o nível +1;
  • Seu personagem não pode ser bom em tudo, então escolha duas Habilidades em que ele não se sai muito bem, e coloque-as com nível -1.
  • Ele tem nível 0 em todas as outras Habilidades.
  • O personagem não pode usar Habilidades desconhecidas relacionadas aos seus Poderes, ou que sejam muito difíceis – ele precisa aprendê-las primeiro.

O Scop não tem uma lista fixa de Habilidades, você pode escolher as que achar mais bacanas para o seu personagem. Mas, se você precisar de alguma inspiração, veja o link abaixo:

  • Lista de Habilidades, separadas por categorias para facilitar encontrar o que você realmente deseja para o seu personagem.

Efeito em Jogo

Uma Habilidade pode ser vista como a capacidade de resolver uma Tarefa. Portanto, a Habilidade testada modifica a quantidade de dados jogada — lembre-se que Habilidades negativas diminuem esse valor. Se, por qualquer motivo, o número de dados for zero ou menos, a tarefa falha automaticamente. Quando usada em Conflitos, Habilidades são sempre usadas ativamente: você não usa uma Habilidade treinada sem perceber.

Exemplo


Alguns Exemplos

Mostramos algumas sugestões de Habilidades que personagens típicos podem assumir — você pode criar as suas. O significado de cada uma delas é relativamente claro, mas converse com o Mestre para garantir. Os exemplos aqui continuam o desenvolvimento dos personagens iniciados na página sobre Conceitos.

Kaylee

Lukah

Meggan

Nghar


Seção do Criador

Escolhendo as Habilidades

Indicando o Tipo das Habilidades

Línguas E Alfabetização

Proficiência Com Armas

sistema/habilidades.txt · Última modificação: 2024/09/28 17:58 por jnalon