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Habilidades

Habilidades representam capacidades que podem ser treinadas: podem ser o conhecimento adquirido pelo personagem ao longo de muito tempo de estudo; algo que foi treinado; ou aprendido com a experiência e a prática no mundo real. São características bastante mutáveis, e um mesmo personagem terá capacidades diferentes conforme o tempo passa. Elas entram em jogo quando é necessário determinar se o seu personagem conseguiu ou não realizar uma tarefa que envolva a precisão ou a correção do que está tentando fazer.

O Que Significam As Habilidades

O nível em uma Habilidade indica a capacidade de resolver uma Tarefa que o seu personagem tem, e é representada por um valor numérico. Em seres humanos normais, os valores mais comuns se encontram na faixa entre -2 e +4, com 0 representando algo usado no dia a dia, como as habilidades necessárias aos novatos em uma profissão. Qualquer coisa abaixo disso representa inaptidão, e qualquer coisa acima representa desempenho acima da média. Como em RPG tudo é possível, raças, espécies ou seres superpoderosos podem quebrar esses limites.

Veja na tabela abaixo o que representa cada nível. Caso o personagem precise utilizar uma Habilidade, mas não tenha ela em sua ficha, utilize-a para determinar qual o seu nível efetivo.

Qualidade Nível Capacidade
Incapaz -2 ou menos O personagem não apenas não conhece a Habilidade: ele é incapaz de fazer qualquer tentativa de usá-la.
Desconhecida -1 O personagem simplesmente não sabe nada sobre isso. Ele pode tentar usar sua intuição, mas as chances estarão contra ele.
Mediana 0 Média humana, o personagem é tão bom quanto qualquer outra pessoa.
Estudou/Treinou +1 A Habilidade já é conhecida e o personagem pode usá-la sem problemas — pode, inclusive, ser sua profissão.
Especialista +2 O personagem não só conhece a Habilidade como a conhece muito bem — melhor que a maioria de seus colegas.
Mestre +3 Conhecimento invejável a respeito da Habilidade.
Doutor +4 Entre os maiores especialistas de sua área.
Fora da Escala +5 ou mais Habilidade sobre-humana.

Exemplo


Escolhendo Habilidades

O Scop não tem uma lista de Habilidades: determine cada uma de suas Habilidades dando um nome descritivo a elas. Você pode, é claro, usar listas de outros sistemas com as quais esteja acostumado, mas não se prenda a elas — há muito mais potencial em fazer sua própria descrição. Abaixo algumas sugestões de como escolher o nome de suas Habilidades:

  • Uma combinação de verbo e complemento, como Bater Carteiras ou Lutar com Espadas.
  • Uma ação específica, como Mentir ou Esgueirar-se.
  • Uma atividade, como Escaladas ou Natação.
  • Um campo do conhecimento, como Matemática ou Ciências.
  • Uma habilidade artesanal, como Marcenaria ou Falsificação.
  • Uma habilidade artística, como Música, Pintura ou Dança.

Considere cada Habilidade da forma mais generalista possível, representando todos os aspectos relacionados ao tema. O MJ pode considerar que isso torna algumas Habilidades muito abrangentes, e solicitar que o jogador especifique de maneira mais detalhada o que ela significa. Como regra geral, pense: estar familiarizado com um determinado aspecto de um conhecimento implica necessariamente em conhecer todos os outros aspectos? Se a resposta for não, então são necessárias duas Habilidades diferentes. (Por exemplo, seu conhecimento sobre Facas é bastante diferente de Espadas; Biologia é bastante diferente de Química ou Física).

Exemplo

Exemplo

Tendo escolhido suas Habilidades, distribua os seguintes níveis e faça as anotações em sua ficha:

  • Decida em qual Habilidade o seu personagem é realmente bom: atribua a ela o nível +2;
  • Escolha mais quatro Habilidades secundárias que seu personagem desenvolveu durante sua vida: essas recebem o nível +1;
  • Seu personagem não pode ser bom em tudo, então escolha duas Habilidades em que ele não se sai muito bem, e coloque-as com nível -1.
  • Ele tem nível 0 em todas as outras Habilidades.
  • O personagem não pode usar Habilidades desconhecidas relacionadas aos seus Poderes, ou que sejam muito difíceis – ele precisa aprendê-las primeiro.

O Scop não tem uma lista fixa de Habilidades, você pode escolher as que achar mais bacanas para o seu personagem. Mas, se você precisar de alguma inspiração, veja o link abaixo:

  • Lista de Habilidades, separadas por categorias para facilitar encontrar o que você realmente deseja para o seu personagem.

Efeito em Jogo

Uma Habilidade pode ser vista como a capacidade de resolver uma Tarefa. Portanto, a Habilidade testada modifica a quantidade de dados jogada — lembre-se que Habilidades negativas diminuem esse valor. Se, por qualquer motivo, o número de dados for zero ou menos, a tarefa falha automaticamente. Quando usada em Conflitos, Habilidades são sempre usadas ativamente: você não usa uma Habilidade treinada sem perceber.

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Evoluindo Habilidades

Habilidades são as características mais fluídas no Scop. Elas são relativamente fáceis de serem treinadas, mas algumas condições devem ser seguidas. Quando a Habilidade for usada de maneira que cause algum aprendizado, faça uma marca de experiência. Quando obtiver duas marcas mais o nível atual da Habilidade, você pode subir em um o seu nível. Aprender uma nova Habilidade não é diferente disso – apenas considere o nível inicial como 0.

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Aprender uma Habilidade difícil (como pilotar um avião, realizar uma cirurgia ou uma Habilidade relacionada a um Poder) é um pouco mais complicado. Seu nível inicial é -2, e em sua primeira tentativa, você pode jogar apenas 1 dado, independente de quaisquer outros bônus vindos de Conceitos ou quaisquer outras fontes. Em compensação, apenas uma anotação é necessária para levar esse tipo de Habilidade para -1. Após isso, pode evolui-la normalmente.

Para Habilidades com nível acima de zero, não é possível ter uma quantidade igual ou maior de Habilidades em um nível do que no nível diretamente abaixo. Por exemplo, não é possível ter duas ou mais Habilidades em nível +2 se você tem apenas duas Habilidades no nível +1. Isso se aplica às Habilidades relacionadas aos Poderes (veja o link para maiores informações).

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Alguns Exemplos

Mostramos algumas sugestões de Habilidades que personagens típicos podem assumir — você pode criar as suas. O significado de cada uma delas é relativamente claro, mas converse com o Mestre para garantir. Os exemplos aqui continuam o desenvolvimento dos personagens iniciados na página sobre Conceitos.

Kaylee

Lukah

Meggan

Nghar


Seção do Mestre

Habilidades Não Treinadas


Seção do Criador

Escolhendo as Habilidades

Indicando o Tipo das Habilidades

Línguas E Alfabetização

Proficiência Com Armas

sistema/habilidades.txt · Última modificação: 2024/04/12 18:42 por jnalon