Mente
A Mente representa a estabilidade mental e emocional do personagem – sua capacidade de manter o foco, resistir ao medo, lidar com traumas e manter a coerência diante do desconhecido. Assim como Energia e Vitalidade refletem a força física, a Mente reflete o equilíbrio interior e a integridade psicológica que sustentam suas ações.
O Que Significa a Mente
Manter uma Mente saudável significa conservar a lucidez e a clareza de pensamento mesmo sob pressão, representada por uma série de pontos. Mente é perdida quando o personagem enfrenta situações de estresse intenso, horrores, dilemas morais, influência sobrenatural ou qualquer forma de manipulação mental. Em termos de interpretação, a perda de Mente não precisa significar apenas insanidade – pode representar desespero, dúvida, culpa, corrupção espiritual ou até o esgotamento da fé, dependendo do cenário.
Escolhendo a Mente
Cada personagem começa o jogo com 6 pontos de Mente, representando um estado mental estável. Alguns Conceitos, Poderes ou outras características podem modificar esse valor inicial. Em cenários mais duros, o MJ pode definir que certos personagens com histórico traumático comecem com menos pontos.
O valor inicial é o seu Limite Máximo: independente do que aconteça durante as aventuras, você nunca recuperará pontos de Energia além do Limite.
Efeito em Jogo
Você não tem controle direto sobre sua Mente: ela varia para cima ou para baixo, dependendo das situações e dos acontecimentos durante o jogo. O personagem que sofre ao menos um ponto de Dano Mental está Perturbado, o que pode afetar suas tarefas. Mente é perdida em diversas situações:
- Quando o personagem presencia algo além de sua compreensão, como monstruosidades ou forças que não deveriam existir no mundo real. Quando isso acontece, o personagem deve realizar um teste de Força de Vontade, perdendo um ou mais pontos no caso de falha. Isso é comum em cenários de terror ou fantasia sombria.
- Quando é alvo de ataques mentais, que funcionam como ataques físicos, mas afetam a mente do alvo.
- A critério do Mestre do Jogo, quando o personagem realiza tarefas mentalmente extenuantes.
Recuperar a Mente exige descanso e reconstrução emocional:
- Após algum tempo de descanso, em que o personagem pode descansar sem enfrentar novos desafios. O personagem recupera um ponto; ambientações fantásticas podem permitir a recuperação de um ponto por dia, como a Vitalidade.
- Terapia ou meditação, caso o personagem consiga se consultar com alguém, conversar a respeito de seus traumas e experiências, à taxa de um ponto por sessão – mas o MJ pode tornar isso mais difícil se quiser.
- Em cenários mágicos ou tecnológicos podem existir métodos de cura que permitem a recuperação de pontos de Mente.
Colapso
Não se deve desprezar a saúde mental. A Mente limita o número máximo de dados que o personagem pode rolar em tarefas mentais, espirituais e emocionais, como resistir a influências, manter a calma, tomar decisões sob pressão ou enfrentar o medo. Nesses casos, você nunca pode rolar mais dados do que sua Mente atual.
Quando a Mente chega a 0 pontos, o personagem perde o controle sobre si mesmo: entra em colapso mental, fica catatônico, dominado por uma entidade, ou sofre um surto – a natureza exata depende do cenário e da narrativa. Em muitos casos, essa condição pode ser permanente. Ele não está fora de ação: seu colapso pode fazer com que ele ataque aliados, tome ações irracionais ou comece a agir desvairadamente. O MJ pode tomar conta do personagem, ou o próprio jogador pode controlar suas ações – desde que não sigam nenhuma lógica. O personagem volta a agir normalmente ao recuperar pelo menos um ponto de Mente, embora todas as outras penalidades continuem em vigor.
Opcionalmente, o personagem pode decidir adquirir um trauma para poder recuperar um ponto de Mente. Assuma um Conceito negativo que afete tarefas mentais e esteja relacionado com o que causou o trauma – como uma fobia ou um vício. O personagem volta a agir normalmente, mas os efeitos de seu trauma também entram em ação instantaneamente.

