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Mente

A Mente representa a estabilidade mental e emocional do personagem – sua capacidade de manter o foco, resistir ao medo, lidar com traumas e manter a coerência diante do desconhecido. Assim como Energia e Vitalidade refletem a força física, a Mente reflete o equilíbrio interior e a integridade psicológica que sustentam suas ações.

O Que Significa a Mente

Manter uma Mente saudável significa conservar a lucidez e a clareza de pensamento mesmo sob pressão, representada por uma série de pontos. Mente é perdida quando o personagem enfrenta situações de estresse intenso, horrores, dilemas morais, influência sobrenatural ou qualquer forma de manipulação mental. Em termos de interpretação, a perda de Mente não precisa significar apenas insanidade – pode representar desespero, dúvida, culpa, corrupção espiritual ou até o esgotamento da fé, dependendo do cenário.


Escolhendo a Mente

Cada personagem começa o jogo com 6 pontos de Mente, representando um estado mental estável. Alguns Conceitos, Poderes ou outras características podem modificar esse valor inicial. Em cenários mais duros, o MJ pode definir que certos personagens com histórico traumático comecem com menos pontos.

O valor inicial é o seu Limite Máximo: independente do que aconteça durante as aventuras, você nunca recuperará pontos de Energia além do Limite.


Efeito em Jogo

Você não tem controle direto sobre sua Mente: ela varia para cima ou para baixo, dependendo das situações e dos acontecimentos durante o jogo. O personagem que sofre ao menos um ponto de Dano Mental está Perturbado, o que pode afetar suas tarefas. Mente é perdida em diversas situações:

  • Quando o personagem presencia algo além de sua compreensão, como monstruosidades ou forças que não deveriam existir no mundo real. Quando isso acontece, o personagem deve realizar um teste de Força de Vontade, perdendo um ou mais pontos no caso de falha. Isso é comum em cenários de terror ou fantasia sombria.
  • Quando é alvo de ataques mentais, que funcionam como ataques físicos, mas afetam a mente do alvo.
  • A critério do Mestre do Jogo, quando o personagem realiza tarefas mentalmente extenuantes.

Recuperar a Mente exige descanso e reconstrução emocional:

  • Após algum tempo de descanso, em que o personagem pode descansar sem enfrentar novos desafios. O personagem recupera um ponto; ambientações fantásticas podem permitir a recuperação de um ponto por dia, como a Vitalidade.
  • Terapia ou meditação, caso o personagem consiga se consultar com alguém, conversar a respeito de seus traumas e experiências, à taxa de um ponto por sessão – mas o MJ pode tornar isso mais difícil se quiser.
  • Em cenários mágicos ou tecnológicos podem existir métodos de cura que permitem a recuperação de pontos de Mente.

Colapso

Não se deve desprezar a saúde mental. A Mente limita o número máximo de dados que o personagem pode rolar em tarefas mentais, espirituais e emocionais, como resistir a influências, manter a calma, tomar decisões sob pressão ou enfrentar o medo. Nesses casos, você nunca pode rolar mais dados do que sua Mente atual.

Quando a Mente chega a 0 pontos, o personagem perde o controle sobre si mesmo: entra em colapso mental, fica catatônico, dominado por uma entidade, ou sofre um surto – a natureza exata depende do cenário e da narrativa. Em muitos casos, essa condição pode ser permanente. Ele não está fora de ação: seu colapso pode fazer com que ele ataque aliados, tome ações irracionais ou comece a agir desvairadamente. O MJ pode tomar conta do personagem, ou o próprio jogador pode controlar suas ações – desde que não sigam nenhuma lógica. O personagem volta a agir normalmente ao recuperar pelo menos um ponto de Mente, embora todas as outras penalidades continuem em vigor.

Opcionalmente, o personagem pode decidir adquirir um trauma para poder recuperar um ponto de Mente. Assuma um Conceito negativo que afete tarefas mentais e esteja relacionado com o que causou o trauma – como uma fobia ou um vício. O personagem volta a agir normalmente, mas os efeitos de seu trauma também entram em ação instantaneamente.


Seção do Mestre

Recuperação


Seção do Criador

Como Adicionar Mente ao Meu Cenário

Outros Nomes para Mente

sistema/mente.txt · Última modificação: 2025/10/27 12:44 por jnalon