Scop RPG

Sistema Modular, Customizável e Aberto de RPG

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


basico:tarefas

header-basico-tarefas.jpg

Resolvendo Tarefas

Vamos começar explicando como resolver as Tarefas que seu personagem vai encontrar pelo caminho. Ao encarar os desafios propostos pelo Mestre do Jogo (MJ), você decide como agir. Ações muito simples, como andar, subir uma escada ou comer, não exigem testes e são automaticamente bem-sucedidas; outras ações, como levantar um caminhão com as mãos nuas, derrubar um edifício ou voar são impossíveis (se você não é um super-herói). Nesses casos, o MJ simplesmente diz qual o resultado da sua tentativa e seguimos em frente.

Se houver alguma dúvida a respeito do resultado de suas ações, o MJ solicitará que você faça um Teste de algum tipo específico. Quando isso acontecer, dê uma olhada na sua ficha e veja como sua descrição pode te auxiliar. Vamos supor que você esteja jogando com um personagem pronto (não se preocupe, depois vamos mostrar como montar o seu próprio personagem). Ele (ou ela) tem algumas características que podem ou não ser relevantes para a situação: Conceitos (que descrevem traços genéricos a seu respeito) e Habilidades (que indicam coisas que você treinou).

Para fazer o Teste, você vai jogar alguns dados de 10 faces:

  • Inicialmente, você tem dois dados de dez faces para fazer o seu Teste.
  • Adicione um dado para cada Conceito que o auxilia na Tarefa, mas remova um dado para cada Conceito que o atrapalha. Se nenhum Conceito se aplica, não modifique a quantidade de dados.
  • Adicione a quantidade de dados indicada pelo nível da Habilidade. Só uma Habilidade entra em ação ao mesmo tempo, e se o nível for negativo, você remove dados! Se nenhuma Habilidade se aplica, não modifique a quantidade de dados.
  • Se o MJ decidir que a Tarefa é mais fácil ou mais difícil, ele pode pedir para que você adicione ou remova alguns dados.

Exemplo


Jogando os Dados

Para realizar o Teste, faça da seguinte forma:

  • Jogue os dados;
  • Elimine todos os dados com resultado acima de 4. Se todos os dados forem eliminados, o teste falhou.
  • Entre os dados que sobraram, escolha o de maior valor.
  • Some +1 para cada outro dado restante.
  • Se a Tarefa for mais fácil ou mais difícil, o MJ pode aplicar bônus ou penalidades a esse resultado.

Exemplo


O Dado do Drama

Quando separar os seus dados para lançar, escolha um deles — com uma cor diferente, ou algo que o distingua dos outros. Se esse dado for igual a 4, algo bom acontece; pelo contrário, quando for igual a 10, algo ruim acontece — independente da tarefa ter sido bem sucedida ou não.

Exemplo


Buscando Forças

Não é incomum que um personagem queira — ou precise — fazer um esforço adicional para aumentar as suas chances de sucesso ou acabar com seu inimigo mais rapidamente, mesmo que isso o deixe esgotado. Declare que está Buscando Suas Forças ou Fazendo um Esforço Adicional: jogue novamente os dados que foram eliminados, e, como antes, descarte os resultados acima de 4. Cada dado restante é um bônus de +1 à jogada inicial. Você pode fazer isso mesmo se todos os dados originalmente falharem (considere, nesse caso, que o resultado inicial é 0)!

Fazer isso, no entanto, tem um preço: sempre que desejar Buscar Suas Forças, você gasta um ponto de Energia, que é uma medida de quanta disposição seu personagem ainda tem. Você só pode fazer isso uma vez por Tarefa e se, por qualquer motivo, a Energia não puder ser usada (ou você não tiver mais Energia), então rolar novamente os dados é impossível.

Exemplo


Nível de Sucesso

O resultado dos dados é o Nível de Sucesso da Tarefa, e representa uma medida da intensidade, eficiência e precisão com que foi realizada. O nível típico para um trabalho bem-feito na escala humana é 3. Dentro do jogo, esse valor representa o peso que um humano médio consegue carregar, a altura que consegue pular, e a qualidade geral do resultado de suas tentativas. Então, você é bem-sucedido na Tarefa se o resultado dos dados for 3 ou mais, mas certas situações podem exigir resultados mais altos ou mais baixos – levantar algo pesado pode exigir resultado igual a 4 ou até mais.

Exemplo

Na verdade, falha mesmo acontece apenas quando todos os dados são eliminados – resultados mais baixos são sucessos parciais, ou sucesso com algumas falhas. Use a tabela abaixo para ajudar a interpretar:

Resultado dos Dados Dificuldade Efeito
menos que 0 N/A Falha e algo mais deu errado.
0 N/A Falha completa.
1 Banal Uma falha quase completa, mas talvez algo se salve.
2 Trivial Sucesso parcial ou com algumas falhas.
3 Simples Você conseguiu – por pouco!
4 Média Trabalho bem-feito – para os padrões humanos.
5 Difícil Você obteve um resultado acima da média.
6 Muito Difícil Resultado notável, você se superou!
7 ou mais Extremamente Difícil Qualquer efeito espetacular.

Tarefas Resistidas

Em alguns casos, seu personagem encontrará algum tipo de Resistência às suas tentativas: por exemplo, caso a Tarefa envolva um Conflito, ou quando há uma dificuldade mínima a ser atingida. Nesse caso, subtraia a resistência ou a dificuldade do resultado dos dados para obter o Nível de Sucesso da Tarefa. Se o MJ achar injusto um resultado 0 para uma Tarefa bem-sucedida, pode considerar o Nível de Sucesso igual a 1, nesses casos. Utilize a tabela abaixo para interpretar seu nível de sucesso:

Nível de Sucesso Resultado
0 Você atingiu algum resultado, mas com falhas.
1 Trabalho bem-feito – para os padrões humanos.
2 Você obteve um resultado acima da média.
3 Resultado notável, você se superou!
4 ou mais Um resultado avassalador, parabéns!

Exemplo


Veja Mais

basico/tarefas.txt · Última modificação: 2024/05/24 19:54 por jnalon