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Vitalidade

Violência é uma constante em jogos de RPG — seu personagem muitas vezes vai entrar em combate, e vai sofrer ferimentos. Ou então, mesmo se você for pacífico e evitar todo tipo de confronto físico, eventualmente você vai ficar doente, ser envenenado, sofrer uma queda, ou mais qualquer uma das inúmeras possibilidades de se ferir em um mundo implacável.

O Que Significa a Vitalidade

A Vitalidade é uma medida geral da saúde de seu personagem. Quando você perde Vitalidade, fica Ferido — em casos graves, os ferimentos podem ser o suficiente para impedir que você se esforce o suficiente para executar suas tarefas. Se você perder muita Vitalidade, pode ser colocado fora de ação; se sua saúde se deteriorar ainda mais, seu personagem pode morrer.


Escolhendo Vitalidade

Não existem opções nesse caso: cada personagem inicia o jogo com 6 pontos de Vitalidade, embora o MJ possa decidir que algum Conceito proveja alguns pontos a mais ou a menos, e situações de jogo (como Poderes, tecnologia ou objetos mágicos) possam afetar esses valores.

O valor inicial é o seu Limite Máximo: independente do que aconteça durante as aventuras, você nunca recuperará pontos de Energia além do Limite.


Efeito em Jogo

Você não tem controle direto sobre sua Vitalidade: ela varia para cima ou para baixo dependendo de suas ações durante o jogo. De forma geral, a perda de Vitalidade recebe o nome de Dano. Você recebe Dano por ferimentos em combate, em quedas, envenenamento, doenças, afogamento e mais uma série de outras situações:

  • Para cada golpe recebido em combate, o personagem sofre uma determinada quantidade de Dano, que será descontado de sua Vitalidade. Veja em Combates Descritivos para maiores informações;
  • A Vitalidade é perdida no resultado de intervenções físicas bruscas ou violentas, como quedas, choques, doenças ou veneno;
  • Alguns Poderes podem requerer o uso da Vitalidade, especialmente quando o personagem já está bastante enfraquecido.

Ferimentos não são brincadeira, e podem afetar a eficiência do seu personagem. A perda de Vitalidade pode levar a algumas penalidades. Se seu personagem tem apenas:

  • 3 pontos de Vitalidade, ele está Ferido, e sofre penalidade de -1 nos testes.
  • 2 pontos de Vitalidade, ele está Muito Ferido, e sofre penalidade de -2 nos testes.
  • 1 ponto de Vitalidade, ele está Extremamente Ferido, e sofre penalidade de -3 nos testes.

Se o personagem sofrer Dano que reduza sua Vitalidade para 0 ou menos, ele está fora de ação e à beira da morte, e não pode realizar nenhuma ação, nem mesmo se mover. Se, após ser colocado fora de ação, o personagem receber 1 ou mais pontos de Dano, então o fim da linha chegou para ele (infelizmente, assim é a vida). Depende apenas do cenário e das condições do MJ se ele pode ser trazido de volta à vida.

Recuperar a Vitalidade pode ser complicado, pois exige tratamento e cuidados —- ainda mais se o personagem estiver bastante Ferido. Mas existem algumas maneiras:

  • Se o personagem estiver sob cuidados médicos, podendo descansar e sem realizar tarefas extenuantes, ele recupera 1 ponto de Vitalidade por dia;
  • Magias de cura e/ou cuidados médicos (se existirem no cenário) podem recuperar vários pontos de Vitalidade do personagem em alguns minutos ou horas.

Evoluindo Vitalidade

De maneira geral, a Vitalidade não evolui, mas essa é um restrição fraca. Se o MJ assim desejar, pode permitir que um personagem aumente o seu Limite Máximo na característica. Normalmente, isso acontece através de treinamento. O jogador deve anunciar o que está fazendo para se tornar mais ativo. Se esse comportamento for seguido à risca, então ao final de cada sessão ele pode fazer uma Anotação a respeito de sua Vitalidade. Após quatro anotações, o MJ pode permitir que o nivel máximo de Vitalidade suba um nível.


Seção do Mestre

A Espiral da Morte


Seção do Criador

Outros Tipos de Vitalidade

sistema/vitalidade.txt · Última modificação: 2024/04/01 19:36 por jnalon