Vitalidade
Violência é uma constante em jogos de RPG — seu personagem muitas vezes vai entrar em combate, e vai sofrer ferimentos. Ou então, mesmo se você for pacífico e evitar todo tipo de confronto físico, eventualmente você vai ficar doente, ser envenenado, sofrer uma queda, ou mais qualquer uma das inúmeras possibilidades de se ferir em um mundo implacável.
O Que Significa a Vitalidade
A Vitalidade é uma medida geral da saúde de seu personagem. Quando você perde Vitalidade, fica Ferido — em casos graves, os ferimentos podem ser o suficiente para impedir que você se esforce o suficiente para executar suas tarefas. Se você perder muita Vitalidade, pode ser colocado fora de ação; se sua saúde se deteriorar ainda mais, seu personagem pode morrer.
Escolhendo Vitalidade
Não existem opções nesse caso: cada personagem inicia o jogo com 6 pontos de Vitalidade, embora o MJ possa decidir que algum Conceito proveja alguns pontos a mais ou a menos, e situações de jogo (como Poderes, tecnologia ou objetos mágicos) possam afetar esses valores.
O valor inicial é o seu Limite Máximo: independente do que aconteça durante as aventuras, você nunca recuperará pontos de Energia além do Limite.
Efeito em Jogo
Você não tem controle direto sobre sua Vitalidade: ela varia para cima ou para baixo dependendo de suas ações durante o jogo. A perda de Vitalidade recebe o nome de Dano, que você recebe por ferimentos em combate, em quedas, envenenamento, doenças, afogamento e mais uma série de outras situações:
- Para cada golpe recebido em combate, o personagem sofre uma determinada quantidade de Dano, que será descontado de sua Vitalidade. Veja em Combates Descritivos para maiores informações;
- A Vitalidade é perdida no resultado de intervenções físicas bruscas ou violentas, como quedas, choques, doenças ou veneno;
- Alguns Poderes podem requerer o uso da Vitalidade, especialmente quando o personagem já está bastante enfraquecido.
Recuperar a Vitalidade pode ser complicado, pois exige tratamento e cuidados —- ainda mais se o personagem estiver bastante Ferido. Mas existem algumas maneiras:
- Se o personagem estiver sob cuidados médicos, podendo descansar e sem realizar tarefas extenuantes, ele recupera 1 ponto de Vitalidade por dia;
- Magias de cura e/ou cuidados médicos (se existirem no cenário) podem recuperar vários pontos de Vitalidade do personagem em alguns minutos ou horas.
Estado Crítico
Ferimentos não são brincadeira, e podem afetar a eficiência do seu personagem. A perda de Vitalidade pode causar condições que trazem algumas penalidades. Assim como a Energia, a Vitalidade também limita a quantidade de dados que você pode rolar – mas apenas em ações físicas. Isso inclui tarefas como esforço atlético, demonstrações de força ou combate. Nesses casos, você nunca pode rolar mais dados do que sua Vitalidade atual.
Quando a Vitalidade do personagem chega a 0 pontos, ele está fora de ação – incapacitado e incapaz de realizar qualquer tarefa até receber cuidados. Ainda não está morto, mas está extremamente vulnerável. Se sofrer mais um ponto de dano adicional enquanto estiver neste estado, seu personagem morre – é triste, mas acontece.
Opcionalmente, com a aprovação do MJ, você pode optar por sofrer uma sequela em decorrência de seus ferimentos: assuma um Conceito negativo que reflita a natureza do golpe fatal – como a perda de um membro, dificuldades de percepção ou comunicação, ou ainda uma sequela psicológica, conforme melhor se encaixar na cena. Em troca, o personagem é estabilizado e não morrerá – no entanto, permanece vulnerável, e caso sofra Dano novamente, o processo se repete.