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Tarefas
Uma vez criado, seu personagem já pode se aventurar. Ao encarar os desafios propostos pelo Mestre do Jogo (MJ), você decide como ele decide agir. Ações muito simples, como andar, subir uma escada ou comer, não exigem testes e são bem sucedidas; outras ações, como levantar um caminhão com as mãos nuas, derrubar um edifício ou voar são impossíveis (se você não é um super-herói). Nesses casos, o MJ simplesmente diz qual o resultado da sua tentativa e seguimos em frente.
Se houver alguma dúvida a respeito do resultado de suas ações, o MJ solicitará que você faça um Teste de uma Habilidade relevante. Para decidir quantos dados jogar, faça o seguinte:
- Inicialmente, você tem dois dados de dez faces para fazer o seu Teste.
- Adicione um dado para cada Conceito que o auxilia na Tarefa, mas remova um dado para cada Conceito que o atrapalha.
- Adicione a quantidade de dados indicada pelo nível da Habilidade. Se o nível for negativo, você remove dados!
- Se nenhum Conceito ou Habilidade se aplicam, jogue apenas os dois dados iniciais.
- Se o MJ decidir que a Tarefa é mais fácil ou mais difícil, ele pode pedir para que você adicione ou remova alguns dados.
Tipos de Tarefas
Para facilitar a decisão sobre quais Conceitos e Habilidades seu personagem pode usar naquele momento, o Mestre do Jogo pode solicitar uma teste de um tipo específico. Quando o MJ pedir um teste, cabe a você interpretar como as características do seu personagem podem ser relevantes ou não:
- Físico: Tarefas relacionadas à construção física, força, estrutura muscular e resistência, bem como sua capacidade de se exercer fisicamente sem cansar, suportar golpes, resistir à fadiga, à ação de doenças, venenos, calor ou frio excessivos.
- Coordenação: Tarefas que exijam a coordenação motora do personagem, sua agilidade e a capacidade de sincronizar seus movimentos, sua destreza manual, velocidade, reflexos, equilíbrio e a capacidade de reagir rapidamente.
- Mente: Tarefas que necessitem de poder de raciocínio, a capacidade de aprendizagem, de resolver problemas, considerar as ramificações de uma alternativa e analisar informações, e também sua memória, sua capacidade de reter informações e se recordar delas no momento necessário.
- Percepção: Tarefas que exijam a atenção do personagem às coisas ao seu redor e à capacidade de perceber as alterações no ambiente, ações de vigília, para buscar e encontrar coisas escondidas, rastrear pessoas ou animais, orientar-se em campo aberto ou fechado e situações semelhantes.
- Espírito: Tarefas que reflitam a conexão do personagem com o que é intangível no ambiente à sua volta, sua intuição, força de vontade, bom-senso, e sanidade.
- Carisma: Tarefas relacionadas ao impacto que o personagem causa nas pessoas e a marca que deixa no ambiente ao seu redor, influenciando como as pessoas o vêem, reagem à sua presença e as suas ações, se estão dispostas a segui-lo ou ouvir o que ele tem a dizer, se é atraente ou não, sua empatia, carisma e a sintonia com as pessoas à sua volta, compreendendo seus sentimentos, etc.
Note que os Tipos de Tarefas são um recurso para tornar mais eficiente a comunicação entre o MJ e o jogador – eles não afetam a forma como os testes são feitos. Exatamente pelo mesmo motivo, o MJ pode solicitar testes de tipos que não estão listados aqui, mas que fazem sentido no momento, como uma Habilidade específica.
Bônus e Penalidades
Se houver situações ou circunstâncias que tornam a Tarefa mais fácil ou mais difícil, o MJ pode atribuir alguns bônus ou penalidades para representá-las. Bônus e penalidades são sempre acumulativos, então, se existem dois ou três modificadores, use-os todos. Os modificadores são aplicados à quantidade de dados jogados.
Dificuldade | Modificador |
---|---|
Extremamente Fácil | +3 |
Muito Fácil | +2 |
Fácil | +1 |
Normal | 0 |
Difícil | -1 |
Muito Difícil | -2 |
Extremamente Difícil | -3 |
Além da Capacidade Humana | -4 ou mais |
Nível de Sucesso
O resultado dos dados é o Nível de Sucesso da sua tarefa, e é uma medida da intensidade, eficiência e precisão com que a foi realizada. Você pode usá-lo em qualquer situação em que precisar medir o quanto você foi feliz (ou infeliz) na execução da sua Tarefa:
- A medida do que você consegue realizar: a distância saltada, o peso carregado, a quantidade de informações que você obtém, e assim por diante. Veja os Efeitos.
- O modificador aplicado a uma outra Tarefa, quando personagens cooperam entre si ou fazem uma preparação mais cuidadosa. Veja algumas variações.
- O Dano ou outros efeitos do mesmo tipo, como resultado de combates e outras interações entre personagens. Veja o Combate.
- O intervalo de tempo pelo qual um efeito continua em ação, como a duração de uma magia. Veja os Contadores de Tempo.
- A dificuldade a ser atingida no teste realizado por algum outro personagem. Veja os Conflitos.
Um humano médio realizando uma Tarefa comum obtém em geral resultado igual a 3 (a distância que uma pessoa mediana consegue saltar, o peso que ela consegue carregar, etc). Considere cada nível mais ou menos 60% melhor que o anterior, e cada nível abaixo cerca de 60% do nível acima. Se você quiser uma referência mais precisa, consulte os Efeitos para traduzir o resultado dos dados em grandezas físicas reais.
O MJ pode exigir que você atinja uma dificuldade mínima. Como é o resultado mediano, se você conseguir 3 nos dados, você conseguiu por pouco! O seu objetivo principal foi atingido, mas não foi uma execução perfeita – talvez tenha demorado um pouco mais que o desejado, ou fez mais barulho que você queria, ou não tenha ficado tão bonito quanto você desejava – depende do que você está fazendo. Veja a tabela a seguir para interpretar seus resultados:
Resultado dos Dados | Dificuldade | Efeito |
---|---|---|
menos que 0 | N/A | Falha e algo mais deu errado. |
0 | N/A | Falha completa. |
1 | Banal | Uma falha quase completa, mas talvez algo se salve. |
2 | Trivial | Sucesso parcial ou com algumas falhas. |
3 | Simples | Você conseguiu – por pouco! |
4 | Média | Trabalho bem-feito – para os padrões humanos. |
5 | Difícil | Você obteve um resultado acima da média. |
6 | Muito Difícil | Resultado notável, você se superou! |
7 ou mais | Extremamente Difícil | Qualquer efeito espetacular. |
Quando há uma dificulade, o Nível de Sucesso é a diferença entre o resultado dos dados e a dificuldade. Um resultado igual a 0 significa que você fez o mínimo necessário – chegou lá, mas não foi o melhor resultado possível. Utilize a tabela abaixo para interpretar seu nível de sucesso:
Margem de Sucesso | Resultado |
---|---|
0 | Você atingiu algum resultado, mas com falhas. |
1 | Trabalho bem-feito – para os padrões humanos. |
2 | Você obteve um resultado acima da média. |
3 | Resultado notável, você se superou! |
4 ou mais | Um resultado avassalador, parabéns! |
Alguns Exemplos
Utilize sua criatividade para encontrar descrições interessantes para as consequências. Veja os exemplos abaixo para algumas interpretações.