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Análise das Probabilidades no Scop

Antes de decidir se você quer usar o Scop em seu cenário, talvez você queira dar uma olhada com um pouco mais de profundidade em como a jogada de dados se comporta. Ou, em outras palavras, quais são as chances de sucesso em uma Tarefa?

O gráfico abaixo mostra as probabilidades (dê uma outra olhada na jogada de dados se você não se lembra como ela funciona). Como no Scop, bônus e penalidades afetam, primordialmente, a quantidade de dados jogados, é fácil interpretar o gráfico abaixo. Cada linha colorida é o comportamento da jogada para uma certa quantidade de dados, e cada valor na horizontal mostra a probabilidade de obter aquele valor ou mais.

Por exemplo, a linha mais baixa, em preto, indica os resultados possíveis jogando apenas um dado. A probabilidade de obter 1 ou mais é exatamente 40%, de obter 2 ou mais é 30%, de obter 3 ou mais é 20%, e de obter 4 ou mais é 10%. Não é possível obter 5 ou mais usando um dado apenas. As outras curvas se comportam exatamente da mesma forma.

Dá pra ver que, jogando dois dados, a probabilidade de obter 3 ou mais é de cerca de 40%. Ou seja, uma pessoa mediana tentando uma tarefa simples tem mais ou menos 40% de chances de ser bem-sucedida. Se você seguir as curvas na vertical, vai ver que essas chances vão aumentando conforme você aumenta o número de dados. De fato, a probabilidade de obter 3 ou mais são exatamente as seguintes:

Número de Dados Probabilidade (d10) Probabilidade (d6)
1d 20,00 16,67
2d 39,00 38,89
3d 55,00 58,33
4d 67,60 72,92
5d 77,10 82,99
6d 84,06 89,58
7d 89,04 93,75
8d 92,54 96,31
9d 94,96 97,85
10d 96,62 98,76

(Já que é possível jogar o Scop usando tanto dados de 10 lados quanto de 6 lados, estamos mostrando os resultados aqui para as duas situações. Veja como são parecidas!)

Então, um personagem realizando uma Tarefa com dificuldade normal, com dois Conceitos aplicáveis, e uma Habilidade em +2, jogando no total 6 dados, tem 84% de chances de ser bem-sucedido.

Uma vez que, no Scop, o valor exato do resultado pode ser usado para conceder bônus, penalidades, afetar outras jogadas e, de maneira geral, indicar a capacidade do seu personagem, é interessante analisarmos a média do resultado. A média é o que você esperaria obter como resultado caso os resultados da jogada fossem sempre iguais (não é exatamente isso, mas é uma interpretação útil):

Número de Dados Média (d10) Média (d6)
1d 1,00 1,00
2d 1,86 1,86
3d 2,62 2,63
4d 3,29 3,32
5d 3,91 3,97
6d 4,49 4,58
7d 5,03 5,16
8d 5,54 5,73
9d 6,04 6,28
10d 6,52 6,82

Dá pra ver que a média cresce relativamente rápido para poucos dados, mas depois o crescimento é um pouco mais lento. Isso é em geral desejável em uma mecânica de dados, pois representa bem a curva de aprendizado: as coisas são aprendidas mais rapidamente quando o conhecimento é escasso; depois as coisas ficam mais difíceis.

Essas probabilidades foram calculadas utilizando o excelente site Anydice. Ao clicar no link, o programa vai abrir, mostrando resultados mais completos para você analisar como quiser (e testar algumas modificações, se tiver a inclinação para isso). Não se esqueça de fazer uma doação! Se você tiver algum problema com o programa, copie o texto abaixo, cole na janela de script, e clique em Calculate.

function: cut R:n at T:n {
  if R <= T { result: R }
  result: 0
}

function: decide R:s {
  if 1@R = 0 { result: 0 }
  result: 1@R + (R > 0) - 1
}

D: [ cut 1d10 at 4 ]
loop M over { 1..10 } {
   output [ decide MdD ] named "[M]d10"
}

E: [ cut 1d6 at 3 ]
loop M over { 1..10 } {
   output [ decide MdE ] named "[M]d6"
}
nota/analise_do_scop.txt · Última modificação: 2024/01/30 13:56 por jnalon