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Condições

É possível utilizar a mesma ideia dos Conceitos para registrar condições transitórias que acometem os personagens. Uma Condição é como uma etiqueta que o MJ associa aos personagens para lembrar a todos os jogadores que seu estado atual influencia o desenrolar da história. Pense em um Conceito como algo que você é, enquanto uma Condição é como você está.

Exemplo

Atribuindo e Removendo Condições

Condições não são adquiridas no momento da criação ou durante a Evolução do personagem. Um personagem apenas recebe uma Condição como resultado de algum acontecimento, situação ou Tarefa. Muitas vezes, uma Condição é o efeito de uma Habilidade ou Poder. A forma exata como isso acontece depende da Condição, e o Mestre do Jogo tem a liberdade de criá-las como achar adequado.

Exemplo

A remoção da Condição segue a mesma ideia: quando um acontecimento da aventura ditar, ou como resultado de uma ação de outro personagem, ou uma Habilidade ou Poder. Em alguns casos, a Condição pode ser válida apenas por algum tempo, ao final do qual ela some (ou causa o fim do personagem).

Exemplo


Efeito em Jogo

Uma Condição funciona exatamente como um Conceito: nas situações relevantes, ela é ativada, e proporciona os mesmos bônus e penalidades; também pode significar resistência ou vulnerabilidade, causando penalidades ou bônus aos inimigos (respectivamente). E, claro, uma Condição bem interpretada pode conceder Energia ao personagem se for interpretada de maneira adequada.

Exemplo

Uma Condição qualquer pode ter um nível associado a ela, assim como um Conceito. Assim como nesse caso, o nível indica a força dos bônus e penalidades que provoca. Diferente dos Conceitos, no entanto, uma Condição pode criar, disparar ou provocar situações.

Exemplo

Contadores de Condições

Algumas Condições aparecem associadas a um Contador: uma série de pontos que você perde ou recupera, novamente, dependendo das circunstâncias trazidas pela história, ou pela ação de outros personagens, Habilidades ou Poderes. Pense na Energia e Vitalidade: essas são Condições representadas por Contadores; é possível usar a mesma ideia para representar outras situações.

Exemplo

Um Contador tem um número máximo de pontos. Quando a história ditar, seu personagem pode perder um ou mais pontos da Condição associada, ou então recuperar um ou mais pontos – mas nunca indo além do máximo! Ao atingir certas quantidades de pontos, seu personagem pode ganhar certos bônus ou penalidades, que somem assim que você recupera os pontos necessários.

Exemplo


Veja Mais

É impossível listar todas as Condições possíveis e como elas são criadas, mas o MJ é livre para criá-las e atribui-las como achar adequado. Quando a situação se apresentar, apenas declare que o personagem agora tem a Condição indicada.

sistema/condicoes.txt · Última modificação: 2024/06/16 19:16 por jnalon