Cena 3: O Ataque
Nesta cena, os aventureiros precisam lidar com o ataque de um grupo de lobos selvagens. É uma excelente oportunidade para ver como se desenrolam os combates. Você pode querer dar uma olhada com mais detalhes na resolução de Combates.
Se os personagens seguiram de noite para cumprir sua missão, esta cena acontece na floresta ou em seus arredores, depois que eles fizerem suas primeiras investigações e seguirem os rastros dos goblins por algumas horas. Caso ainda estejam na vila, o ataque acontece em frente ao portão, que estará fechado durante a noite.
Durante a noite, os personagens são acordados por gritos e sons vindos de fora da vila. Se forem verificar, os sons vem da plataforma no alto do portão: os vigias estão chamando pelos moradores, e parecem estar combatendo algo à frente do portão usando lanças grandes. Se prestarem um pouco mais de atenção à cena, notarão alguns lobos pulando e tentando sobrepujar o portão para invadir a vila. No meio da confusão, podem ouvir algum morador mais velho dizendo que desde que a relíquia chegou, esse tipo de ataque não acontecia mais.
Os personagens não têm como alcançar as criaturas de dentro da paliçada, então, se quiserem combatê-los, precisarão sair por um portão lateral e se dirigir à frente da vila. Caso não desejem encarar o desafio, depois de algum tempo os lobos conseguem derrubar o portão e adentrar a vila – e, nesse caso, o confronto é inevitável.
O grupo não é grande: há uma criatura para cada personagem do grupo, além de outras duas que os vigias combatem. Apesar de assustadores, não são (muito) perigosos, e os heróis provavelmente vão conseguir dar conta deles após alguns turnos. Caso algum deles esteja com dificuldade para lidar com seu inimigo, faça com que membros da milícia o socorram, de tal maneira que seu inimigo enfrente mais de um adversário ao mesmo tempo.
Após o confronto, os personagens podem descansar e tentar curar ferimentos. A vila pode fornecer uma poção de cura para cada personagem que tiver mais de dois pontos de ferimentos. Os lobos não têm tesouros ou itens, mas alguns jogadores mais criativos podem querer a pele ou os dentes de um dos lobos por algum motivo qualquer. Permita que o levem.