Cena 2: A Vila de Erith
O prefeito convida os personagens a passarem a noite na vila de Erith, alegando que eles não conseguirão muitos resultados durante a noite, e como a estrada é pouco frequentada, os rastros ainda estarão visíveis na manhã seguinte. Caso os personagens decidam passar a noite na vila, o prefeito providenciará acomodações simples, mas confortáveis, para eles, e também alimento para a noite. Caso os jogadores decidam prosseguir com a missão imediatamente, pule para a próxima cena.
Leia em voz alta:
Vocês são acompanhados até a vila. Não é uma vila grande, tendo por volta de cem habitantes. É cercada por uma forte paliçada construída de troncos, e um portão de madeira reforçado. No alto do portão há uma pequena plataforma de onde dois vigias observam as redondezas. A economia do local se baseia na produção de alguns bens agrícolas e um ou outro tipo de artesanato. A vila tem um ferreiro que pode fazer pequenos reparos em armas e armaduras, mas não tem a capacidade nem os materiais para forjar armas de qualidade. A despeito das precauções, o local parece bastante pacífico, e os moradores de maneira geral parecem felizes, embora o clima para a noite de hoje pareça um pouco sombrio.
Os personagens seguem Xander até a hospedaria, onde os moradores se reúnem. Embora todos estejam comendo e bebendo, as conversas em pequenos grupos são em tom de voz baixo, e o clima não parece ser dos mais animadores. Os heróis podem tentar animar o ambiente com música ou jogos de carta, mas isso será apenas distração. Não há dinheiro a ser ganho com essas atividades, embora isso possa melhorar um pouco o humor de alguns moradores.
Você pode aproveitar para permitir que os aventureiros conversem com mais alguns moradores para passar algumas das informações da cena anterior que eles não tenham ouvido. O dono da estalagem se chama Nedd, e, embora ele não faça nenhuma acusação direta, ele parece estar um pouco desconfiado de toda a situação. No entanto, ele não presenciou o ataque, e tudo o que sabe a respeito do acontecido foi o que ouviu das testemunhas.
Após fazerem sua refeição, e talvez tomarem banho e descansarem um pouco, deixe que os jogadores tomem as atitudes que acharem necessárias. Se eles desejarem caminhar um pouco pela vila, vão notar que, durante a noite, o movimento é escasso, pois todos dormem cedo. Eles podem conversar um pouco com as únicas pessoas acordadas durante a noite: os vigias sobre o portão. Eles estarão sonolentos, e ficarão gratos por poderem trocar algumas palavras para espantar o sono e fazer o tempo passar mais rápido.
Além do que não ouviram na primeira cena, os aventureiros podem ouvir as seguintes informações:
- A vila costumava sofrer muitos ataques de criaturas durante a noite, especialmente de lobos selvagens. Em geral, a paliçada é o suficiente para detê-los, no entanto, e a vila tem uma série de medidas para lidar com a situação, quando acontece.
- Entre as medidas, está uma pequena milícia de fazendeiros dispostos a enfrentar as criaturas. Os fazendeiros, no entanto, sabem que seu treinamento deixa a desejar, e quando isso acontece, vidas são colocadas em risco. Já houve situações em que integrantes da milícia foram mortos ou seriamente feridos na defesa.
- A relíquia chegou à vila por intermédio de um clérigo itinerante há cerca de dez anos. Depois de sua chegada, os ataques diminuíram consideravelmente, e os habitantes se sentem mais seguros.
- Todo ano, a relíquia precisa ser levada a um Grande Templo, como o existente na cidade de Petrill, para que suas bençãos sejam renovadas. Os moradores não saberão dizer se isso é realmente verdade, mas preferem não arriscar. O processo, no entanto, não é gratuito, e custa aos recursos da cidade uma quantia que alguns moradores acham excessiva.
Após isso, os personagens podem se dirigir para a hospedaria para pernoitar. Eles recebem um quarto pequeno, no andar térreo da estalagem, onde todos devem se acomodar. Há apenas uma cama, que suporta duas pessoas – os outros deverão dormir no chão ou arranjar um suporte mais macio para suas costas.
Se for necessário, refira-se ao mapa abaixo para ter uma ideia de onde está cada construção na vila. Os pontos realmente importantes estão descritos abaixo:
- Prefeitura da vila. Ali também há leitos para cuidar dos feridos, o quartel-general da milícia da cidade, bem como recursos administrativos da vila. Os soldados feridos no ataque foram levados para lá.
- Hospedaria. Há quartos confortáveis, que custam um pouco mais caro, quartos simples, um estábulo e um salão em que os moradores se encontram no final do dia para beber e celebrar.
- Portão principal. A vila é toda cercada com paliçadas reforçadas para evitar a entrada de animais e criaturas selvagens e perigosas. Há pequenas torres de cada lado do portão, e uma passarela entre elas, que permite que os vigias aumentem seu campo de visão.
- Portão lateral, uma saída alternativa da cidade, menos usada, e quase sempre fechada.