Scop RPG

Sistema Modular, Customizável e Aberto de RPG

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


poderes:o_que_sao_poderes

Essa é uma revisão anterior do documento!


Poderes

Uma das coisas mais emocionantes em representar um personagem numa obra de ficção é, de repente, tornar-se capaz de realizar coisas que uma pessoa comum, não é capaz. No Scop, um Poder é algo que está além das capacidades dos seres humanos, seja Magia, Telecinésia, Superpoderes ou qualquer outra coisa da mesma natureza. A forma como Poderes funcionam é quase sempre idêntica, mas há bastante espaço para a criação de efeitos especiais que lhes dão personalidade.

O Que Significam os Poderes

Um Poder representa a capacidade intuitiva de causar efeitos sobrehumanos, de forma inata e bruta, sem refinamento. É semelhante a um Conceito: a principal diferença é que um Poder habilita o personagem a ir além do que um humano comum é capaz.

A maioria dos Poderes aparecem em níveis, que representam o conhecimento do personagem a seu respeito: quanto mais alto o nível, maior a capacidade, refletindo o que o personagem consegue realizar e o quanto isso lhe custa. O nível 0 significa que o personagem não tem o Poder e um nível negativo indica que o personagem tem resistência àqueles efeitos em específico – isso significa que um personagem não pode ter um Poder e ser resistente a ele ao mesmo tempo.

Conhecer um Poder não é o suficiente para utilizá-lo eficientemente. Para controlar seu Poder, seu personagem precisa adquirir certas Habilidades relacionadas, que indicam que tipo de Efeitos é possível obter. Diferente das Habilidades normais, seu personagem não pode adquiri-las sem ter o Poder correspondente – e, em alguns casos, pode ser necessário alcançar um certo nível como requisito. As Habilidades podem ser obtidas através da Evolução de Poderes do personagem mas, como são de natureza estranha para o ser humano, seu nível inicial é sempre -2.

Exemplo

Habilidades Especiais são um pouco diferentes: são Poderes que não possuem níveis, nem exigem Habilidades para serem ativadas, mas tem aplicações mais restritas. Habilidades Especiais sempre funcionam: o personagem gasta um ou mais pontos de Energia, e o Efeito acontece (mas outros testes relacionados à Tarefa podem ser necessários, por exemplo, um bárbaro em Fúria Incontrolável tentando acertar seus inimigos em um combate). O MJ pode, no entanto, exigir testes em alguns casos para determinar a magnitude do efeito ou alguma consequência colateral.

Escolhendo Poderes

Para que um personagem tenha um Poder, precisa responder à pergunta “Meu Poder é _”, Minha Habilidade Especial é _“ ou alguma outra que o MJ ache adequada — seu personagem ganha aquele Poder, em nível 1 caso seja nivelado. Normalmente, seu personagem não pode ser criado com mais que um Poder ou em nível maior que 1, mas isso depende das características do cenário. Se o MJ permitir, você pode adquirir algum Conceito com conotações negativas para ganhar mais um nível, ou um nível em um Poder diferente. Opcionalmente, ao invés de adquirir um Conceito negativo, você pode adquirir seu Poder com uma restrição para cada nível adicional.

Algumas vezes, um Poder é obtido no momento da criação do personagem, como efeito colateral por escolher algum Conceito. Por exemplo, um Mago recebe o Poder da Magia em nível 1, um Elfo Alado recebe a Habilidade Especial de Voar. Em compensação, o personagem não pode receber Poderes adicionais – considere que a pergunta relacionada foi automaticamente respondida. Quando o Poder é parte do Conceito, seu personagem recebe todos os bônus e penalidades relevantes – se o Poder for nivelado, o bônus e penalidade seguem esse valor. Isso significa que os Efeitos de um Poder crescem com seu nível.

O MJ deve estar atento para situações em que Conceitos diferentes concedem Poderes. Nesse caso, o MJ pode pedir ao jogador para assumir algum defeito como compensação. Você pode, se preferir, decidir que seu personagem não tem algum desses Poderes — mas precisa de uma boa justificativa. É uma ótima maneira de criar ganchos para a história.

Exemplo

Seu personagem não ganha Habilidades adicionais relacionadas ao Poder — você deve escolhê-las dentro das limitações normais. Isso reflete a dedicação do seu personagem em aprender a lidar com o Poder — ele não tem tempo para aprender certas Habilidades comuns.

Efeito em Jogo

Em jogo, um Poder é na verdade um aglomerado de formas diferentes de utilizar os Conceitos, Habilidades e outras características de forma a simular uma capacidade sobrehumana. Portanto, seu real efeito em jogo é complexo, mas não vai além da combinação das formas como essas características são utilizadas — apenas a sua interpretação é diferente.

A diferença mais significativa, no entanto, é que o uso de um Poder pode acarretar em uso de Energia, e a quantidade exata de pontos gastos depende da complexidade do efeito desejado. Veja em Usando Poderes uma descrição mais detalhada.

Evoluindo Poderes

Há, basicamente, duas coisas que podem evoluir quando se trata de Poderes: a primeira delas são as Habilidades relacionadas ao Poder. Para o caso delas, siga as diretrizes em Evoluindo Habilidades, mas lembre-se que uma Habilidade de um Poder não pode ser usada sem treinamento prévio – portanto, ao tentar usá-la pela primeira vez, o jogador lança apenas 1 dado, independente de Conceitos e outros bônus quaisquer.

Exemplo

A outra é o Poder em si, se ele puder aparecer em Níveis. Ao satisfazer as condições adequadas, o personagem pode fazer uma Anotação. Ao completar cinco anotações a respeito de um Poder, ele sobe em um nível. Uma mesma situação pode ser usada para anotar a respeito de um Poder e uma Habilidade relacionada, mas cada característica necessita de uma Anotação diferente.

O mesmo procedimento deve ser seguido caso o personagem deseje aprender um Poder novo ou uma Habilidade Especial diferente. Note que Poderes sem níveis ou Habilidades Especiais já existentes não evoluem, mas o MJ pode usar as mesmas diretrizes caso deseje permitir alguma mudança nelas.


Alguns Exemplos

Já que se trata de uma campanha de fantasia medieval, Alberto decidiu permitir o uso de Poderes e Habilidades Especiais.

Kaylee

Lukah

Meggan

Nghar

poderes/o_que_sao_poderes.1684954543.txt.gz · Última modificação: 2023/05/24 18:55 por jnalon