Scop RPG

Sistema Modular, Customizável e Aberto de RPG

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


poderes:o_que_sao_poderes

Poderes

Uma das coisas mais emocionantes em representar um personagem numa obra de ficção é, de repente, tornar-se capaz de realizar coisas que uma pessoa comum, não é capaz. No Scop, um Poder é algo que está além das capacidades dos seres humanos, seja Magia, Telecinésia, Superpoderes ou qualquer outra coisa da mesma natureza. A forma como Poderes funcionam é quase sempre idêntica, mas há bastante espaço para a criação de efeitos especiais que lhes dão personalidade.

O Que Significam os Poderes

Um Poder é semelhante a um Conceito: a principal diferença é que um Poder apenas habilita o personagem a realizar alguma Tarefa normalmente impossível, ou descreve alguma característica normalmente não encontrada em seres humanos. Pode ser também uma resistência a algum tipo particular de efeito.

Algumas vezes, apenas conhecer um Poder não é o suficiente para utilizá-lo eficientemente. Para controlá-lo, seu personagem precisa adquirir certas Habilidades relacionadas, que indicam que tipo de efeitos é possível obter. Diferente das Habilidades normais, seu personagem não pode adquiri-las sem ter o Poder correspondente. Elas podem ser aprendidas posteriormente através da Evolução de Poderes do personagem mas, como são de natureza estranha para o ser humano, são Habilidades difíceis, e seu nível inicial é sempre -2.

Certos tipos de Poderes podem aparecer em diferentes níveis, representando a familiaridade de seu personagem com os efeitos que é possível criar, e indica quais Habilidades você pode aprender e é capaz de utilizar – imagine-o como um pré-requisito. O nível pode aparecer como um valor numérico ou uma descrição apropriada do nível de experiência do seu personagem.

Exemplo


Escolhendo Poderes

Para que um personagem tenha um Poder, precisa responder à pergunta “Meu Poder é _”, Minha Habilidade Especial é _“ ou alguma outra que o MJ ache adequada — seu personagem ganha aquele Poder, em nível 1 caso seja nivelado. Normalmente, seu personagem não pode ser criado com mais que um Poder ou em nível maior que 1, mas isso depende das características do cenário. Se o MJ permitir, você pode adquirir algum Conceito com conotações negativas para ganhar mais um nível, ou um nível em um Poder diferente. Opcionalmente, ao invés de adquirir um Conceito negativo, você pode adquirir seu Poder com uma restrição para cada nível adicional.

Algumas vezes, um Poder é obtido no momento da criação do personagem, como efeito colateral por escolher algum Conceito. Por exemplo, um Mago recebe o Poder da Magia em nível 1, um Elfo Alado recebe a Habilidade Especial de Voar. Em compensação, o personagem não pode receber Poderes adicionais – considere que a pergunta relacionada foi automaticamente respondida.

O MJ deve estar atento para situações em que Conceitos diferentes concedem Poderes. Nesse caso, pode pedir ao jogador para assumir algum defeito como compensação. Você pode, se preferir, decidir que seu personagem não tem algum desses Poderes — mas precisa de uma boa justificativa. É uma ótima maneira de criar ganchos para a história.

Exemplo

Seu personagem não ganha Habilidades adicionais relacionadas ao Poder — você deve escolhê-las dentro das limitações normais. Isso reflete a dedicação do seu personagem em aprender a lidar com o Poder — ele não tem tempo para aprender certas Habilidades comuns.


Efeito em Jogo

Em jogo, um Poder é na verdade um aglomerado de formas diferentes de utilizar os Conceitos, Habilidades e outras características de forma a simular uma capacidade sobrehumana. Portanto, seu efeito durante uma partida depende de como ele está sendo usado, da mesma forma que a característica específica. Por exemplo, se uma Habilidade relacionada a um Poder está sendo usada, seu teste é feito como para uma Habilidade comum. Apenas a interpretação é diferente.

A diferença mais significativa, no entanto, é que o uso de um Poder quase sempre acarreta em uso de Energia, e a quantidade exata de pontos gastos depende da complexidade do efeito desejado. Veja em Usando Poderes uma descrição mais detalhada.


Evoluindo Poderes

Há, basicamente, duas coisas que podem evoluir quando se trata de Poderes: a primeira delas são as Habilidades relacionadas ao Poder. Para o caso delas, siga as diretrizes em Evoluindo Habilidades, mas lembre-se que Habilidades de um Poder são difíceis e não podem ser usadas sem treinamento prévio – portanto, ao tentar usá-la pela primeira vez, o jogador lança apenas 1 dado, independente de Conceitos e outros bônus quaisquer.

Exemplo

A outra é o Poder em si, se ele aparecer em níveis. Ao satisfazer as condições adequadas, o personagem pode fazer uma Anotação. Ao completar quatro Anotações a respeito de um Poder, você pode evolui-lo em um nível ao final da sessão. Uma mesma situação pode ser usada para anotar a respeito de um Poder e uma Habilidade relacionada, mas cada característica necessita de uma Anotação diferente.

O mesmo procedimento deve ser seguido caso o personagem deseje aprender um Poder novo ou uma Habilidade Especial diferente. Note que Poderes sem níveis ou Habilidades Especiais já existentes não evoluem, mas o MJ pode usar as mesmas diretrizes caso deseje permitir alguma mudança nelas.


Alguns Exemplos

Já que se trata de uma campanha de fantasia medieval, Alberto decidiu permitir o uso de Poderes e Habilidades Especiais.

Kaylee

Lukah

Meggan

Nghar

poderes/o_que_sao_poderes.txt · Última modificação: 2024/04/15 19:37 por jnalon