Scop RPG

Sistema Modular, Customizável e Aberto de RPG

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


modulo:kits:steampunk:cenario

header-cenario.jpg

Cenários Steampunk

Está além do escopo do texto desta aventura dar um panorama completo de um cenário Steampunk, mas ela funciona bem sem maiores detalhes. Apenas lembre-se de ressaltar a estética do mundo Vitoriano e a presença de máquinas mirabolantes movidas a vapor, e isso será o suficiente. Seguem alguns detalhes que você pode incluir.

A estética é provavelmente a parte mais importante do cenário. Todos os objetos que os personagens encontram – desde simples caixas de joias até armas poderosas – tem um design intrincado e refinado, sempre realizado pela fineza das mãos humanas. Cada objeto é único e belo, e muitos deles têm mais de uma função, às vezes escondida, como uma bengala que se torna uma espada, ou um porta-cigarros que se transforma em uma arma.

E, é claro, as vestimentas da época são um capítulo à parte. Homens vestem-se com sobretudos longos e elegantes, camisas sociais e casacos de lã, quando o clima exige, em cores sóbrias. As mulheres usam vestidos longos e rodados ou saias longas e fluídas com anáguas e detalhes em renda. Dê muita ênfase aos acessórios: as pessoas usavam chapéus, luvas e botas, permitindo-se um pouco mais de colorido. Os mais aventureiros – aqueles que pilotavam carros de corrida, aviões, ou dirigíveis – usavam capacetes e óculos de proteção. Bengalas, guarda-chuvas e outros acessórios também eram comuns.

Isso, é claro, também se aplica à arquitetura da época. As cidades contém belos edifícios, com fachadas imponentes. As praças e avenidas, por onde passa a maioria das pessoas, as ruas são largas e arborizadas, mas existe pouco planejamento urbano, então os bairros menos importantes formam uma teia de ruas estreitas e escuras. Quando for necessário, descreva os bairros industriais com grande movimentação de pessoas em ritmo frenético, em fábricas que emitem grande quantidade de vapor, além de óleo e cheiro de metal no ar.

As máquinas geram grande quantidade de vapor, contém muitos pistões, engrenagens e medidores de pressão. São máquinas poderosas e perigosas – o vapor pode queimar um homem e suas engrenagens esmagá-lo sem que seu funcionamento seja comprometido. Quando descrever uma máquina, especialmente uma de tamanho avantajado, lembre-se de detalhar o som de metal batendo e do vapor sibilando.


A Fantasia

A despeito do enfoque em uma época relativamente próxima da história mundial, muitos cenários Steampunk incluem elementos de fantasia, como criaturas fantásticas e magia. É opcional a você colocar esses elementos na sua aventura. Se for esse o caso, utilize as criaturas fantásticas e os sistemas de Magia do Scop, e pronto.

Os seguintes livros e jogos de RPG são indicados se você quiser referências mais aprofundadas (mas continue visitando o site do Scop, pois um suplemento completo do cenário já está em planejamento):

  • Todos os livros de Julio Verne: Julio Verne foi o principal autor da ficção científica da época, e descreveu cenários muito vívidos, além de situações que podem dar excelentes ganchos para aventuras e campanhas.
  • Todos os livros de H. G. Wells: Outro autor que criou descrições magistrais da época, também com trabalhos memoráveis na ficção científica.
  • Drácula de Bram Stoker: Ainda que não seja exatamente uma descrição de um cenário de fantasia – pendendo mais para o horror – é uma excelente fonte de insight para como funcionava a sociedade britânica da época.
  • Frankenstein de Mary Shelley: Considerada por muitos a primeira obra de ficção científica. Seu enfoque é mais existencial, mas revela muito da forma como as pessoas encaravam vida e morte durante o século XIX.
  • Castelo Falkenstein: Se você quer apenas uma única referência sobre o cenário Steampunk, e dessa que você precisa. Castelo Falkenstein descreve a Europa na era Vitoriana, incluindo magia e criaturas fantásticas, e é escrito um estilo literário que torna a leitura muito prazerosa. Castelo Falkenstein foi traduzido e publicado no Brasil pela editora Retropunk.
  • Victoriana: Outro sistema que descreve a Europa mítica da época Vitoriana, incluindo magia e criaturas fantásticas. Infelizmente, ainda não foi traduzido para o português.
  • GURPS Steampunk e GURPS Steam-tech: Suplementos para o sistema genérico que descreve o cenário e a tecnologia da época. Diferente dos anteriores, não se preocupa em criar um cenário completo, mas descrever que tipo de objetos e habilidades interessantes se encontrariam lá.
  • Avatar: A Lenda de Korra: Ainda que seja uma animação, e por isso mesmo o design seja simplificado, vale a pena dar uma olhada nessa obra, pois é uma excelente fonte de ideias do relacionamento das pessoas com o cenário.
modulo/kits/steampunk/cenario.txt · Última modificação: 2024/05/09 19:10 por admin