Essa é uma revisão anterior do documento!
As Brumas
É a reação do Mana à vontade dos seres, catalisada pelos corações-de-pedra, que torna a Magia possível. Um número muito grande de estudiosos, no entanto, acredita que o Mana pode reagir às emoções humanas sem o intermédio das pedras, desde que a intensidade seja consideravelmente grande. Eles citam as Brumas como evidência de que a hipótese é verdadeira.
As Brumas aparecem sempre que uma grande quantidade de viventes experimenta uma intensa emoção carregada de negatividade: medo, agressão, raiva, e outras. A energia mágica presente no local se corrompe, e torna-se difícil de ser aproveitada pelos usuários da Magia. Quando são muito sutis, as Brumas só podem ser detectadas por adeptos treinados; quando a intensidade é alta, no entanto, manifestam-se até mesmo para olhos comuns na forma de uma nuvem negra, tão densa quanto a magnitude das emoções que as geraram.
É comum encontrá-las em campos de batalha, bem como nas regiões mais miseráveis das cidades. A despeito dos horrores das guerras e do desespero da fome, as Brumas são sutis – nesses locais, apenas indivíduos já afetados sentem seus efeitos. Manifestações mais densas, como a que se encontra nos Escombros e nas bordas das Brumas de Eillie, são mais perigosas. A grossa nuvem que se põe sobre a maior parte da ilha de Eillie é considerada fatal.
Os efeitos das Brumas nos seres e na paisagem são variados, e nem tudo a seu respeito é conhecido – poucos estão dispostos a correr o risco de estudá-los. Em pequenas escalas, as Brumas afetam consideravelmente as chances de choque de retorno nas conjurações de Elementos ou conexões às Essências, e tornam mais difícil para os usuários de Magia recuperar seu Mana.
Nos pontos mais densos, como nos Escombros ou na primeira Veston, além desses efeitos, a magia corrompida faz aparecer criaturas assustadoras, como mortos-vivos, demônios, e outras ainda mais aberrantes. Muitos desses monstros são irracionais, mas vários outros são inteligentes e podem corromper ou possuir seres vivos – incluindo humanos, elfos e anões. A possessão é uma sentença de morte: quando a criatura é destruída, o corpo não sobrevive. Existem, no entanto, alguns relatos recentes de que isso pode não ser verdade.
As Brumas são inescrutáveis nas proximidades de Eillie. O indivíduo que as adentra não retorna jamais. Acredita-se que os horrores em seu interior sejam tão intensos que os intrusos morram de pavor. Os únicos seres que sobreviveram às Brumas foram os elfos de Elarune, mas eles não comentam a respeito do assunto.
Especula-se sobre a existência das “Brumas Brancas”, que seriam a manifestação do Mana afetado pelas boas emoções. O Templo de Honnar afirma que essas Brumas podem ser vistas em torno de alguns de seus artefatos, mas isso nunca foi comprovado.