A Academia
A Academia ensina a Magia considerando os aspectos do mundo formados por proporções dos cinco Elementos, combinados de maneira a formar tudo o que existe. Essa visão é relativamente recente, em comparação com a existência do Templo de Honnar, e teve início com a criação da Academia logo após o Esfacelamento, como uma tentativa – bem-sucedida – de criar uma nova forma de encarar a Magia que não se submetesse a um dos poderes instituídos. Os criadores da Academia desenvolveram um método de testar e concluir a partir dos efeitos que o Mana permite, e categorizaram a Magia nos Elementos.
A primeira e maior universidade da Academia foi estabelecida na primeira capital de Veston, onde os primeiros estudos foram realizados e um considerável corpo de conhecimento a respeito da Magia foi registrado nos livros de sua biblioteca. A maior parte desses volumes se perdeu no Segundo Cataclismo, e apenas os textos sobreviventes em escolas menores pôde ser usado para reconstituir o que foi consumido. Ainda falta muito para que se alcance a grandiosidade de outrora.
Os alunos interessados em aprender Magia inscrevem-se em tenra idade, por volta dos doze anos, e recebem educação básica ao mesmo tempo. Ao se inscrever, o aprendiz é submetido a uma banca que verifica com qual Elemento ele mais se identifica, e no qual será treinado. O processo dura de 8 a 10 anos e é caro: apenas os mais ricos são capazes de pagar o estudo. A Academia, no entanto, permite que estudantes menos privilegiados se juntem em troca de serviços, em um regime de internato. Olheiros percorrem o interior das ilhas buscando jovens talentosos que podem ser convidados aos estudos sob esse regime. Muitos governos também financiam o treinamento de jovens – em especial, no Império, todos os estudantes de Magia são subsidiados pelo governo.
Para se formar, o aluno submete-se a uma avaliação por uma banca constituída de Magos mais experientes. Sendo aprovado, o aprendiz torna-se um adepto. Para consolidar sua condição, o símbolo de seu Elemento é tatuado em sua pele com uma tinta especialmente produzida com pó obtido a partir de corações-de-pedra – dessa forma, para realizar suas magias, o adepto não precisa carregar consigo uma pedra que pode ser perdida. A tatuagem é tão mais sofisticada quanto mais poderes o Mago conhecer.
A atual sede da Academia encontra-se em Veston, mas representações se encontram nas capitais de todas as ilhas, e em várias cidades menores. Apesar de ser uma organização independente, a Academia depende fundamentalmente dos governos e reinados para arcar com custos e financiar o treinamento de aprendizes destituídos. No Império, a relação de dependência é mais profunda, uma vez que o seu chanceler deve ser apontado pelo governo.