Scop RPG

Sistema Modular, Customizável e Aberto de RPG

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


poderes:usando_poderes

Essa é uma revisão anterior do documento!


header-poderes-usando.jpg

Usando Poderes

Você pode ativar um Poder para realizar alguma Tarefa causando um efeito além da capacidade humana, ou para utilizar alguma característica fora do normal que seu personagem tenha. Costuma ser uma atividade desgastante, que quase sempre ocasiona a perda de Energia.

Declare que está ativando o Poder e ele entra em ação imediatamente – mas você deve gastar um ponto de Energia para ativá-lo. O Poder em si não falha, mas muitas vezes você vai precisar realizar o teste de alguma Habilidade relacionada para determinar os efeitos.

Exemplo


Testando o Poder

Em princípio, um Poder nunca falha, mas o MJ pode solicitar um teste para determinar a magnitude, duração ou efeitos secundários da ação:

  • Gaste um ponto de Energia para ativar o Poder.
  • Faça um teste com a Habilidade associada, adicionando Dados de Apoio conforme os Conceitos relevantes e outros modificadores.
  • O efeito do Poder acontece independentemente do teste. O Nível de Sucesso determina a força, alcance, precisão, duração, ou outros aspectos variáveis do efeito.
  • Se o personagem desejar, ele pode Buscar Suas Forças para melhorar o resultado.

Importante: embora o Poder atue como um Conceito em termos narrativos, ele não concede Dados de Apoio, mas em alguns casos, seu nível pode ser somado ao Nível de Sucesso, a critério do MJ ou conforme regras específicas.

Exemplo


Poderes em Conflitos

Caso o Poder possa ser resistido, resolva como um Conflito comum. Se a vítima resiste conscientemente ao ataque, o Conflito é Ativo, e ela pode fazer uma jogada de resistência, levando em consideração os Conceitos e Habilidade relevantes. Se a vítima obtiver um empate ou resultado mais alto, o Poder foi lançado e resistido – detalhes narrativos ficam por conta do MJ. Se a resistência é Passiva, considere os Conceitos relevantes para modificar o resultado.

Exemplo


Poderes Afetando outras Jogadas

Muitas vezes, o resultado de um Poder é tornar uma outra Tarefa mais fácil ou mais difícil. Por exemplo, uma Barreira Mágica pode tornar mais difícil acertar quem está protegido, ou reduzir o dano aplicado. Quando for esse o caso, determine a dificuldade a ser alcançada pelo teste, e use o Nível de Sucesso como bônus ou penalidade a ser aplicado à Tarefa afetada.

Em alguns casos, você pode conseguir um modificador igual a zero – se você achar injusto, considere o resultado igual a 1. Consulte as variações e seja criativo.


Duração de um Poder

Alguns Efeitos de um Poder são duradouros: significa que eles ficam ativos por algum tempo antes de esvanecerem a pararem de influenciar a Cena. Para medir por quanto tempo um Poder fica em ação, faça como descrito em Gerenciando o Tempo: quando aplicável, considere o resultado dos dados ou o Nível de Sucesso para criar um Contador de Tempo em que o Poder fica ativo. Caso o Poder seja usado em um Combate ou situação semelhante, então o Efeito como o número de Turnos em que o Poder está ativo. Opcionalmente, se o resultados dos dados for alto o suficiente, o MJ pode determinar que o Poder funciona até o final da Cena.

Exemplo


Regras Opcionais

Gastando Energia Adicional

Energia Mística, Mental, etc.

poderes/usando_poderes.1752410618.txt.gz · Última modificação: 2025/07/13 12:43 por jnalon