Essa é uma revisão anterior do documento!
Poderes
Uma das coisas mais emocionantes em representar um personagem numa obra de ficção é, de repente, tornar-se capaz de realizar coisas que uma pessoa comum não é capaz. No Scop, um Poder é algo que está além das capacidades dos seres humanos, seja Magia, Telecinésia, Superpoderes ou qualquer outra coisa da mesma natureza. A forma como Poderes funcionam é quase sempre idêntica, mas há bastante espaço para a criação de efeitos especiais que lhes dão personalidade.
O Que Significam os Poderes
Um Poder é semelhante a um Conceito: a principal diferença é que um Poder apenas habilita o personagem a realizar alguma Tarefa normalmente impossível, ou descreve alguma característica normalmente não encontrada em seres humanos. A resistência a algum tipo particular de efeito, que diminua a vulnerabilidade do personagem, também é considerada um tipo de Poder.
Poderes podem ter níveis, à escolha do Mestre do Jogo. O nível em um Poder indica o grau de eficiência, a possibilidade de conseguir efeitos mais significativos, ou ainda o acesso a habilidades cada vez mais poderosas. Se isso é uma possibilidade, então Poderes podem evoluir com o personagem.
Escolhendo Poderes
Para que um personagem tenha um Poder, precisa responder à pergunta “Meu Poder é _”, Meu Dom é _“ ou alguma outra que o MJ ache adequada. A pergunta e a quantidade de respostas pode mudar de cenário para cenário: cenários realistas normalmente permitem uma resposta simples, enquanto um super-herói pode ter diversos Poderes diferentes. Seu personagem ganha os Poderes escolhidos, em nível 1 caso se aplique.
Alguns Conceitos podem exigir um Poder específico no momento da criação do personagem. Por exemplo, um Mago recebe o Poder da Magia em nível 1, um Elfo Alado recebe o Poder de Voo. Em compensação, o personagem não pode receber outros Poderes — considere que a pergunta foi automaticamente respondida. Se o jogador desejar uma característica diferente, deve dar uma explicação adequada; e se dois Conceitos diferentes concederem mais Poderes que o permitido, o MJ pode pedir para o jogador descartar alguns deles.
Efeito em Jogo
Em jogo, um Poder é na verdade um aglomerado de formas diferentes de utilizar os Conceitos, Habilidades e outras características de forma a simular uma capacidade sobre-humana. Portanto, seu efeito durante uma partida depende de como ele está sendo usado, da mesma forma que a característica específica. Normalmente, um Poder sempre funciona, mas o MJ pode solicitar um teste feito com uma Habilidade comum para determinar a magnitude de seus efeitos. Apenas a interpretação é diferente.
No entanto, o uso de um Poder sempre acarreta em uso de Energia, exceto quando explicitamente declarado o contrário. Normalmente, apenas um ponto de Energia é necessário para ativar o Poder, mas isso pode variar com a situação, o efeito e o cenário. Veja em Usando Poderes uma descrição mais detalhada.
Um Poder é considerado um Conceito, e portanto, sujeito a todas as regras que regem essa característica. Se ele tem níveis, no entanto, o personagem pode fazer seu nível evoluir com treinamento e dedicação.
Alguns Exemplos
Já que se trata de uma campanha de fantasia medieval, Alberto decidiu permitir o uso de Poderes e Habilidades Especiais.

