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Fantasia Medieval

O primeiro RPG criado, Dungeons & Dragons, ambientava-se explicitamente em um cenário de Fantasia Medieval, claramente inspirado nos trabalhos de J. R. R. Tolkien, Robert E. Howard, Michael Moorcock, Terry Brooks, Ursula Le Guin, Jack Vance e outros. Com a explosão dos jogos de RPG, um sem-número de sistemas com ambientação semelhante surgiram, e continuam a surgir até hoje. Pode-se afirmar sem nenhuma sombra de dúvida que é o tipo de cenário mais popular.

A Fantasia Medieval é um cenário levemente baseado no cotidiano, modo de vida, relações políticas e tecnologia da era Medieval real, com a adição de lugares estranhos, seres fantásticos e muita magia, trazidos diretamente da mitologia da época. As histórias geralmente contém uma série de ganchos que se tornaram comuns no gênero: reinos colocados em perigo por uma grande ameaça, locais desconhecidos prontos para serem desbravados, uma clara distinção entre o bem e o mal, e aventureiros partindo para o desconhecido.

As páginas abaixo contém algumas informações para você adaptar o Scop a uma campanha baseada em um cenário medieval. No entanto, se você quiser, pode usá-las em cenários diferentes para dar aquele toque fantástico (por exemplo, em um cenário que misture cyberpunk com magia). Não se esqueça de consultar também a lista de características genéricas, como Conceitos, Habilidades e Recursos, que também podem ser úteis à sua campanha. Divirta-se!

Conceitos

O principal lugar-comum dos jogos ambientados em Fantasia Medieval é a separação bem distinta entre o que cada personagem é e o que ele faz. É o que, em jogos como Dungeons & Dragons, aparece como raça e classe. Com os Conceitos abaixo, você pode simular essas categorias, com respostas para perguntas como “Eu sou um _” para determinar a raça, e “Minha profissão é _” para determinar sua classe.

Algo que é bastante comum no cenário é que seres humanos são adaptáveis. No Scop, isso funciona também sem que você precise de um Conceito específico para isso: se você não identificar seu personagem como sendo algo diferente de um humano, então humano ele é. Isso deixa um Conceito livre para ser respondido como você achar adequado (desde que faça sentido, é claro).

Conceitos Genéricos
Conceitos genéricos se aplicam às campanhas de fantasia Medieval
Profissões Mundanas
Profissões comuns típicas da Idade Média também podem ser assumidas pelos personagens.
Raças Fantásticas
Raças e espécies diferentes para sua campanha.
Profissões
Profissões típicas de um aventureiro.

Poderes

Uma das características mais comuns em cenários de Fantasia Medieval é a existência de Poderes além da capacidade humana. Isso inclui Magia, Religião, Psiônicos e outros. A lista abaixo contém diversos sistemas diferentes de Poderes que você pode incluir à vontade na sua campanha.

Magias
Essa página lista uma série de diferentes formas como a Magia pode se manifestar no mundo.
Religiões
Em diversos cenários fantásticos, e até mesmo em alguns cenários realistas, as religiões provém alguns benefícios aos seus devotos. Veja nessa página alguns deles.
modulo/fantasia_medieval.1684001209.txt.gz · Última modificação: 2023/05/13 18:06 por jnalon