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Clérigos

Nos mundos de Fantasia Medieval, as divindades realmente existem, estão próximas de seus devotos, e não se acanham em interferir nas ocorrências do dia a dia. Divindades podem ser especialmente caprichosas, então é necessário que alguém atue como intermediário entre elas e as pessoas comuns. Esse papel cabe ao clérigo.

Nos primeiros sistemas de RPG, clérigos apareciam como uma espécie de intermediário entre Guerreiros e Magos. A ideia era ter uma espécie de monge combatente – um personagem capaz de realizar alguns tipos de Magia e não se sair tão mal assim em combates – inspirado em algumas lendas a respeito dos Cavaleiros Templários.

Ao decidir se tornar um clérigo, você deve escolher uma divindade da qual seu personagem é devoto. Uma vez que a quantidade de deuses, sua natureza, que tipo de rituais devem ser realizados e tudo mais varia enormemente de cenário para cenário, converse com o seu Mestre do Jogo para ter uma ideia melhor das suas opções. Sua divindade lhe dará acesso à capacidade de realizar alguns Milagres, que podem ter natureza diferente de um cenário para o outro.


Características

Milagres
Sua divindade lhe dará o Poder para realizar Milagres, portanto, você ganha esse Poder em primeiro nível como bônus – mas note que isso responde automaticamente às pergunta como “Meu Poder é _”. Os efeitos que você consegue realizar são de pequena monta, pois você ainda é relativamente novo na sua fé, mas você pode assumir algumas restrições ou Conceitos com conotações negativas para aumentar em um o nível do Poder.
Espírito Forte
A crença em um poder superior enche o seu personagem de convicção, e o torna espiritualmente mais forte. Você ganha benefícios em toda situação que seu espírito for testado, como usar sua força de vontade, resistir a tentações ou torturas, e outras situações semelhantes.
Restrições de Comportamento
Um clérigo deve seguir rigidamente os preceitos de sua fé – afinal, você ganha o Poder para levar a sua palavra pelo mundo. Cada divindade tem uma série de exigências diferentes: algumas exigem que você faça rituais regularmente, outras que você não use armas cortantes, entre várias outras. Converse com o MJ para determinar esses detalhes. Você precisa gastar um ponto de Energia para agir contra as diretrizes de seu deus. Se você não fizer isso, você se encherá de remorsos, e será incapaz de recuperar sua Energia ao final do dia.
modulo/fantasia/clerigo.txt · Última modificação: 2023/09/26 14:44 por jnalon