Scop RPG

Sistema Modular, Customizável e Aberto de RPG

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


modulo:fantasia:anao_das_montanhas

Anões das Montanhas

Se você quer um pouco mais de complexidade nas sociedades de seu cenário, você pode pensar em incluir esta variação dos Anão das Colinas. Os Anões das Montanhas, descritos aqui, são um conjunto de clãs que desenvolveram toda a sua sociedade através da mineração, construindo suas cidades em túneis sob as montanhas. A relação entre os dois grupos de Anões não é tão complicada: são membros da mesma sociedade, mas que vivem em regiões diferentes. Ainda assim, você pode aproveitar para criar alguma boa explicação histórica para essa separação.

Aparência

Anões das Montanhas são mais baixos que seres humanos, com altura entre 1,50m e 1,60m. Apesar disso, não são mais fracos — ao contrário, são fortes e resistentes. Suas feições são duras e seus cabelos grossos e longos. É motivo de grande orgulho para um Anão portar uma longa e espessa barba, que eles costumam estilizar em tranças e penteados. Em alguns cenários, as formas e o número de nós nas tranças servem inclusive para que o personagem exiba seu grau de importância ou posição social. Em geral, vivem em torno de 350 a 450 anos, com a maturidade chegando por volta dos 75 anos de idade.

Suas vestimentas são simples, mas resistentes para suportar a vida sob a terra, que é sua moradia comum. Geralmente em tons terrosos, são adornadas com padrões geométricos simples, mas cuja combinação gera estampas intrincadas. Como as batalhas são parte da vida de um Anão, suas armas e armaduras também são parte importante de sua imagem. Como exímios ferreiros, são capazes de forjá-las com precisão e beleza, mas sempre, de maneira pragmática, o mais eficientes possível para os combates.

Personalidade

Membros de outras raças costumam acreditar que anões são mal-humorados e rudes, devido às suas caras fechadas, quase sempre escondidas pelos cabelos e barbas, e sua pouca propensão à conversa fiada. Mas esse não é necessariamente o caso. Anões levam tudo muito a sério, e é fácil imaginá-los emburrados. Em alguns cenários, Anões são incapazes de compreender metáforas — ou simplesmente não desejam entendê-las. Isso os leva a interpretar de maneira bastante literal o que lhe dizem. Mas, para os amigos e aqueles em quem confiam, Anões se mostram dispostos a festejar e cantar, e mostrar um lado completamente diferente.

Fazer amigos entre os Anões das Montanhas, no entanto, pode ser complicado. Como são tradicionalistas e pouco propensos às mudanças, leva algum tempo para que uma relação profunda se desenvolva — Anões costumam se queixar de que, quando começam a se tornar amigos de um humano, a morte o leva. Mas, se um Anão se declara seu amigo, existe aí uma pessoa fiel e honesta em quem se pode confiar, e que não medirá sacrifícios pela sua segurança.

Anões apresentam duas paixões que chocam membros de outras raças. A primeira delas é pelas bebidas – quando em aventuras, festejam a possibilidade de uma parada em uma taverna para provar novos sabores. Os estudiosos dizem que a resistência típica dos Anões os faz suportar doses de álcool bem acima das suportadas por outras raças. A segunda paixão é pelos metais e pedras preciosas. Na verdade, essa paixão é tão avassaladora e constante que a raça tornou-se especialista em reconhecê-los, mineirá-los, comercializá-los e realizar surpreendentes trabalhos artesanais com eles. De fato, Anões são exímios mineiradores, ourives e comerciantes.

Sociedade

As moradas dos Anões são normalmente construídas sob cadeias de montanhas, nas quais eles podem encontrar veios de minério para satisfazer suas ambições. Ao mesmo tempo que mineram, cavam túneis que transformam em vias largas, residências e prédios, construindo cidades que, apesar de estarem sob a terra, apresentam excelente iluminação, são limpas e confortáveis. Algumas extensões de suas cidades são colocadas nas colinas às entradas das montanhas, para facilitar o comércio, a produção de comida e a comunicação com o mundo exterior.

Assim como seus primos das colinas, os Anões das Montanhas organizam-se em clãs, aos quais são fiéis acima de qualquer outra prioridade. Os clãs sob a montanha, no entanto, são bem mais numerosos, e a interação entre eles pode levar a alguma complexidade política. Isso faz com que sua sociedade e seu governo tendam para um modo semelhante ao feudal, em que famílias de nobres juram sua fidelidade aos clãs em troca de benefícios, que quase sempre são conjuntos de túneis que permitem moradia e mineração.

Interações

A interação de Anões com outras partes da sociedade de um cenário pode ser complicada às vezes. Na maior parte, as unidades políticas Anãs das Montanhas são independentes do resto do mundo, e a comunicação dá-se com o propósito quase único de realização de comércio: Anões vendem metais, pedras preciosas e seu trabalho artesanal, e compram comida, roupas e outras mercadorias que não conseguem produzir sob a terra. Em negociação comercial, Anões são gentis como qualquer outra raça.

É um lugar-comum que, em cenários de fantasia medieval, Anões e Elfos apresentem uma certa animosidade entre si. O motivo disso é alguma atitude tomada por um ou os dois grupos em uma situação de tensão, como uma guerra ou negociação diplomática sensível. Por esse motivo, em cenários que as duas raças estejam presentes, a interação entre elas é complicada.

Características

Resistência
Apesar de sua altura, Anões não são fracos – muito pelo contrário. Talvez devido às condições em que vivem, ou talvez pela sua própria natureza, ou até mesmo porque seus músculos são mais densos, Anões são fisicamente resistentes, não apenas às consequências das batalhas, mas também às doenças e venenos. Em todas as tarefas que envolvam resistência física, Anões ganham bônus em seus testes.
Visão no Escuro
Anões nascem e crescem sob a terra, e acostumam-se a enxergar e perceber as coisas sob iluminação muito fraca. Normalmente, áreas de baixa iluminação provêm penalidades para as ações dos personagens, mas, para os anões, essas penalidades não se aplicam — ainda que, em alguns casos, o MJ possa solicitar testes para Tarefas que sejam dependentes da visão. Note que isso não vale para escuridão total — é necessário um pouco de luz.
Mineradores
A paixão dos Anões pelas riquezas faz com que eles desenvolvam de maneira significativa todas as habilidades que envolvam pedras e metais preciosos: descobrir onde estão os veios, minerá-los, processar o minério, avaliar a qualidade e o valor de pedras e metais e tudo relacionado.
Machados
Desde que aprendem a segurar o cabo de uma picareta, Anões aprendem também a segurar o cabo de um machado, que é a arma escolhida em geral por membros da raça. Situações como lutar com machados, lidar com eles, avaliá-los, comprá-los, vendê-los e tudo mais lhes são familiares. Alternativamente, se você preferir, seu personagem pode lutar com martelos ou alguma outra arma que combine com Anões, e ganha os mesmos bônus nas mesmas situações envolvendo a arma escolhida.
Arquitetos
Da mesma maneira que sentem apreço pela mineração, Anões também são fascinados por obras de Engenharia e Arquitetura. Diferente dos Elfos, no entanto, que tentam construir coisas belas em harmonia com a natureza, essas habilidades são necessárias para os Anões para que escavem as suas cidades sem que as montanhas sobre elas desabem. Naturalmente, isso envolve saber se orientar sob a terra, com poucos pontos de referência, e também descobrir passagens e portas secretas, especialmente em seu habitat normal nas profundezas.
Altura
Provavelmente uma de suas características mais distintas, em todas as vezes em que a altura do personagem influenciar a situação, um Anão está em desvantagem, e recebe penalidade nos seus testes. Devido à relação entre sua altura e seu peso, Anões se movem mais lentamente que um humano de estatura normal. Além disso, Anões não gostam muito de piadas sobre o assunto (veja abaixo), e têm a tendência a se enfurecer quando ouvem uma.
Mal-humorados
Anões são fechados, tanto em seu semblante quanto em suas relações — são desconfiados e não dão conversa para qualquer um. Não são mal-humorados, apenas parecem mal-humorados, mas isso prejudica qualquer interação social que não envolva membros da raça.
Natação
O corpo dos Anões não foi feito para nadar: têm dificuldade para boiar e, mesmo que consigam movimentar os braços e as pernas, seu corpo é muito pesado para que consigam mover-se na água com velocidade.
Inimigos
Viver no subterrâneo — especialmente em cenários de fantasia – não é uma coisa fácil. Várias outras raças ocupam, ou tentam ocupar, o mesmo espaço. Isso faz com que Anões criem inimizades com muitas delas. Escolha uma raça humanoide, como orcs, goblins ogres, etc., que viva no subterrâneo – seu personagem é inimigo jurado de membros dessa raça. Provavelmente vai atacá-las antes de perguntar qualquer coisa, e qualquer interação que não seja o combate recebe penalidade nos testes.
Literais
Anões das Montanhas têm alguma dificuldade em compreender metáforas. Não é por falta de inteligência, é apenas que comparações dessa natureza não fazem parte de sua cultura — e sua teimosia também não ajuda muito. Isso vai acontecer em qualquer situação em que a interpretação do sentido figurado de alguma coisa for relevante.
Inflexíveis
Ou, se preferir, chame de Teimosia: Anões simplesmente não gostam de mudar de opinião. São tradicionalistas, gostam das coisas como elas sempre foram, e por isso recebem penalidade em qualquer situação envolvendo mudança de planos — ou de opiniões (como, por exemplo, várias situações diplomáticas). Além disso, outros personagens recebem penalidade sempre que tentarem convencer um Anão a mudar de ideia.
modulo/fantasia/anao_das_montanhas.txt · Última modificação: 2023/05/23 14:04 por jnalon