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Características Universais

Alguns Conceitos, Habilidades, Recursos, Equipamentos e outras características são comumente encontrados em qualquer tipo de cenário. São aspectos normais encontrados em todo tipo de personagem, como características físicas ou psicológicas específicas, virtudes e defeitos, motivações e outros. Qualquer cenário se beneficiará de acrescentar as descrições contidas aqui.

Conceitos

Características Físicas Inatas

Os Conceitos abaixo são virtudes e fraquezas que seu personagem pode ter, em geral respostas a perguntas como “Minha maior virtude é _”, “Meu maior defeito é _” e outras semelhantes — mas referindo-se às características inatas de seu personagem, como uma propensão ao sono leve (ou pesado) ou uma habilidade fora do comum de se contorcer.

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Características Psicológicas

Os Conceitos a seguir são virtudes e defeitos que são parte da psicologia de seu personagem. São normalmente respostas à pergunta “Minha maior virtude é _”, “Meu maior defeito é _” e parecidas. Como características psicológicas, no entanto, elas fazem mais sentido se representadas como o caráter de seu personagem, ao invés de simplesmente prover bônus ou penalidades (embora isso também possa ocorrer, como com qualquer outro Conceito.)

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Características Sociais

Os Conceitos abaixo são virtudes e defeitos que afetam as interações do personagem com as pessoas, a sociedade e o mundo em geral à sua volta. São respostas à pergunta “Minha maior virtude é _”, “Meu maior defeito é _” e outras similares. Assim como as características psicológicas, embora possam prover modificadores em situações especiais, fazem muito mais sentido se interpretadas.

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Motivações

Fazendo a pergunta certa, o MJ também pode determinar as motivações de cada personagem e utilizá-las como Conceitos. Nesse caso, os personagens sempre receberão as vantagens relacionadas aos Conceitos quando isso servir para cumprir suas motivações. As entradas abaixo são sugestões do que pode motivar seu personagem, mas pode ser interessante descrevê-las com um pouco mais de detalhe.

Exemplo

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Recursos

Os Recursos aqui são comuns em qualquer tipo de ambientação ou cenário. Muitas vezes, exigem alguma adaptação, já que o que significam certas coisas podem mudar. Por exemplo, em um cenário medieval, Riqueza se refere a uma certa quantidade de moedas de ouro, prata ou bronze; em um cenário cyberpunk, o dinheiro é virtual; em um cenário pós-apocalíptico, pode representar uma porção de quinquilharias para fazer trocas. Em todos os casos, as características funcionam do mesmo jeito, mas MJ e jogadores devem se preocupar em fazer uma descrição adequada.

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modulo/caracteristicas_universais.1681565827.txt.gz · Última modificação: 2023/04/15 13:37 por jnalon