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Evolução
Mesmo que seu personagem já tenha habilidades impressionantes, à medida que você avança em suas aventuras, ele entrará em contato com outras pessoas, aprenderá novas habilidades, abandonará maus hábitos e se tornará mais forte. Isso se reflete em um jogo de RPG através da Evolução: como transformar essa experiência em algo que o ajudará no futuro.
Anotações
No Scop, um personagem evolui conforme as situações que vivencia, ou através de como é representado. Ao final de cada sessão de jogo, você pode fazer de uma até três Anotações a respeito do que você aprendeu nesse período. Elas funcionam como uma espécie de diário rápido para seu personagem.
Uma Anotação relaciona um evento da sua aventura com uma característica. Cada característica pode receber apenas uma anotação por sessão. Não é necessário descrever com detalhes – apenas indique a qual característica você se refere, e em que situação você aprendeu alguma coisa sobre ela.
As Anotações precisam representar algo que seu personagem realmente aprendeu. Isso se dá apenas em algumas situações. Você vai notar que a evolução acontece mais frequentemente quando você falha. Isso acontece porque aprendemos muito mais quando erramos que quando acertamos:
- Quando você faz um uso uso inusitado e criativo de uma característica: o que é isso significa depende bastante do seu nível atual na característica. Sua primeira tentativa pode ser algo simples, mas quando você já é experiente, você precisa realizar algo bastante impressionante.
- Quando você tenta fazer uso da uma característica e falha catastroficamente: nesse caso, não pode ser uma falhar simples – ela deve acontecer em um momento crucial, em que seu personagem vá realmente sentir os prejuízos da falha. Você pode usar um ponto de Energia e escolher falhar em um determinado momento e fazer a anotação, desde que o critério seja satisfeito.
- Quando você treina a característica: indique ao MJ no início da sessão qual característica você quer evoluir. Você deve tomar algumas atitudes para isso e segui-las à risca para fazer sua anotação. Para fazer a anotação, você deve usar um ponto de Energia, e fazer um teste envolvendo a característica e falhar. Se você treina com um professor, use seus Conceitos aplicáveis como penalidade ao seu teste (seu professor te mostra como você está errando!)
Evoluindo Características
Você evolui uma característica quando ela recebe um determinado número de anotações:
- Um Conceito: a cada cinco anotações. Isso inclui adquirir um novo Conceito, cancelar um Conceito ou aplicar um quantificador a um Conceito.
- Uma Habilidade: um nível a cada duas anotações. Há algumas restrições adicionais, veja abaixo.
- Um Recurso: um nível a cada cinco anotações.
- Um Poder: um nível a cada cinco anotações.
- Uma Habilidade Especial: você adquire uma Habilidade Especial a cada cinco anotações.
Habilidades difíceis, como Pilotar Aviões e Habilidades de Poderes, evoluem como Habilidades normais, mas lembre-se que seu nível pré-definido é igual a -2. Em sua primeira tentativa, você joga apenas um dado, não importa que outros modificadores possam aparecer. Em compensação, você pode evoluir para o nível -1 logo na primeira anotação.
Você não pode evoluir Habilidades indiscriminadamente: você não pode ter uma quantidade igual ou maior de Habilidades em um nível do que no nível diretamente abaixo. Por exemplo, não é possível ter duas ou mais Habilidades em nível +2 se você tem apenas duas Habilidades no nível +1.
Existem certas características que não podem ser promovidas de maneira alguma. Por exemplo, alguns Conceitos como “Eu nasci nas Terras Setentrionais” não é algo que pode ser mudado. Por outro lado, algo como “Eu sou Preguiçoso” certamente pode. Consulte o MJ para ver se ele aprova a evolução.
Por fim, vitalidade e energia são normalmente características fixas, mas o MJ pode desejar que os personagens em suas campanhas se tornem mais fortes com o passar do tempo. Nesse caso, trate cada nível de Vitalidade e Energia como um Conceito.