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Análise das Probabilidades no Scop
Antes de decidir se você quer usar o Scop em seu cenário, talvez você queira dar uma olhada com um pouco mais de profundidade em como a jogada de dados se comporta. Ou, em outras palavras, quais são as chances de sucesso em uma Tarefa?
O gráfico abaixo mostra as probabilidades (dê uma outra olhada na jogada de dados se você não se lembra como ela funciona). Como no Scop, bônus e penalidades afetam, primordialmente, a quantidade de dados jogados, é fácil interpretar o gráfico abaixo. Cada linha colorida é o comportamento da jogada para uma certa quantidade de dados, e cada valor na horizontal mostra a probabilidade de obter aquele valor ou mais.
(Já que é possível jogar o Scop usando tanto dados de 6 lados quanto de 10 lados, estamos mostrando os resultados aqui para as duas situações. Veja como são parecidas!)
Por exemplo, a linha em vermelho indica os resultados possíveis jogando apenas o Dado do Drama – as outras linhas mostram o que acontece com a adição de Dados de Apoio (dados negativos significam Dados de Penalidade). A probabilidade de obter 1 ou mais é exatamente 50%, de obter 2 ou mais é 33.33%, e a de obter 3 ou mais é 16.67%. Não é possível obter 4 ou mais usando apenas o Dado do Drama. As outras curvas se comportam exatamente da mesma forma.
Ou seja, uma pessoa mediana tentando uma tarefa simples tem exatamente 50% de chances de conseguir um sucesso parcial, e 33% de conseguir um sucesso completo. Se você seguir as curvas na vertical, vai ver que essas chances vão aumentando conforme você aumenta o número de dados. De fato, a probabilidade de obter 2 ou mais são exatamente as seguintes:
Número de Dados de Apoio | Probabilidade (d6) | Probabilidade (d10) |
---|---|---|
-3d | 10,42 | 12,00 |
-2d | 16,67 | 28,00 |
-1d | 25,00 | 24,00 |
0d | 33,33 | 30,00 |
1d | 41,67 | 36,00 |
2d | 58,33 | 60,00 |
3d | 72,92 | 78,24 |
4d | 83,33 | 88,99 |
5d | 90,10 | 94,68 |
6d | 94,27 | 97,50 |
7d | 96,74 | 98,85 |
Então, um personagem realizando uma Tarefa com dificuldade normal, com dois Conceitos aplicáveis, e uma Habilidade em +2, jogando no total 4 Dados de Apoio, tem 83,33% de chances de ser bem-sucedido.
Uma vez que, no Scop, o valor exato do resultado pode ser usado para conceder bônus, penalidades, afetar outras jogadas e, de maneira geral, indicar a capacidade do seu personagem, é interessante analisarmos a média do resultado. A média é o que você esperaria obter como resultado caso os resultados da jogada fossem sempre iguais (não é exatamente isso, mas é uma interpretação útil):
Número de Dados de Apoio | Média (d10) | Média (d6) |
---|---|---|
-3d | -0,50 | -0,80 |
-2d | 0,00 | -0,20 |
-1d | 0,50 | 0,40 |
0d | 1,00 | 1,00 |
1d | 1,50 | 1,60 |
2d | 2,00 | 2,20 |
3d | 2,50 | 2,80 |
4d | 3,00 | 3,40 |
5d | 3,50 | 4,00 |
6d | 4,00 | 4,60 |
7d | 4,50 | 5,20 |
Dá pra ver que a média cresce relativamente rápido para poucos dados, mas depois o crescimento é um pouco mais lento. Isso é em geral desejável em uma mecânica de dados, pois representa bem a curva de aprendizado: as coisas são aprendidas mais rapidamente quando o conhecimento é escasso; depois as coisas ficam mais difíceis.
Essas probabilidades foram calculadas utilizando o excelente site Anydice. Ao clicar no link, o programa vai abrir, mostrando resultados mais completos para você analisar como quiser (e testar algumas modificações, se tiver a inclinação para isso). Não se esqueça de fazer uma doação! Se você tiver algum problema com o programa, copie o texto abaixo, cole na janela de script, e clique em Calculate.
function: cut R:n at T:n { if R <= T { result: R } result: 0 } D: [ cut 1d6 at 3 ] R: 1d6 > 3 loop M over { -3..7 } { output 1dD + MdR named "Dado do Drama + [M]d6 Dados de Apoio" } E: [ cut 1d10 at 4 ] S: 1d10 > 4 loop M over { -3..7 } { output 1dE + MdS named "Dado do Drama + [M]d10 Dados de Apoio" }