Scop RPG

Sistema Modular, Customizável e Aberto de RPG

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


nota:analise_do_scop

Essa é uma revisão anterior do documento!


Análise das Probabilidades no Scop

Antes de decidir se você quer usar o Scop em seu cenário, talvez você queira dar uma olhada com um pouco mais de profundidade em como a jogada de dados se comporta. Ou, em outras palavras, quais são as chances de sucesso em uma Tarefa?

O gráfico abaixo mostra as probabilidades (dê uma outra olhada na jogada de dados se você não se lembra como ela funciona). Como no Scop, bônus e penalidades afetam, primordialmente, a quantidade de dados jogados, é fácil interpretar o gráfico abaixo. Cada linha colorida é o comportamento da jogada para uma certa quantidade de dados, e cada valor na horizontal mostra a probabilidade de obter aquele valor ou mais.

(Já que é possível jogar o Scop usando tanto dados de 6 lados quanto de 10 lados, estamos mostrando os resultados aqui para as duas situações. Veja como são parecidas!)

Por exemplo, a linha em vermelho indica os resultados possíveis jogando apenas o Dado do Drama – as outras linhas mostram o que acontece com a adição de Dados de Apoio (dados negativos significam Dados de Penalidade). A probabilidade de obter 1 ou mais é exatamente 50%, de obter 2 ou mais é 33.33%, e a de obter 3 ou mais é 16.67%. Não é possível obter 4 ou mais usando apenas o Dado do Drama. As outras curvas se comportam exatamente da mesma forma.

Ou seja, uma pessoa mediana tentando uma tarefa simples tem exatamente 50% de chances de conseguir um sucesso parcial, e 33% de conseguir um sucesso completo. Se você seguir as curvas na vertical, vai ver que essas chances vão aumentando conforme você aumenta o número de dados. De fato, a probabilidade de obter 2 ou mais são exatamente as seguintes:

Número de Dados de Apoio Probabilidade (d6) Probabilidade (d10)
-3d 10,42 12,00
-2d 16,67 28,00
-1d 25,00 24,00
0d 33,33 30,00
1d 41,67 36,00
2d 58,33 60,00
3d 72,92 78,24
4d 83,33 88,99
5d 90,10 94,68
6d 94,27 97,50
7d 96,74 98,85

Então, um personagem realizando uma Tarefa com dificuldade normal, com dois Conceitos aplicáveis, e uma Habilidade em +2, jogando no total 4 Dados de Apoio, tem 83,33% de chances de ser bem-sucedido.

Uma vez que, no Scop, o valor exato do resultado pode ser usado para conceder bônus, penalidades, afetar outras jogadas e, de maneira geral, indicar a capacidade do seu personagem, é interessante analisarmos a média do resultado. A média é o que você esperaria obter como resultado caso os resultados da jogada fossem sempre iguais (não é exatamente isso, mas é uma interpretação útil):

Número de Dados de Apoio Média (d10) Média (d6)
-3d -0,50 -0,80
-2d 0,00 -0,20
-1d 0,50 0,40
0d 1,00 1,00
1d 1,50 1,60
2d 2,00 2,20
3d 2,50 2,80
4d 3,00 3,40
5d 3,50 4,00
6d 4,00 4,60
7d 4,50 5,20

Dá pra ver que a média cresce relativamente rápido para poucos dados, mas depois o crescimento é um pouco mais lento. Isso é em geral desejável em uma mecânica de dados, pois representa bem a curva de aprendizado: as coisas são aprendidas mais rapidamente quando o conhecimento é escasso; depois as coisas ficam mais difíceis.

Essas probabilidades foram calculadas utilizando o excelente site Anydice. Ao clicar no link, o programa vai abrir, mostrando resultados mais completos para você analisar como quiser (e testar algumas modificações, se tiver a inclinação para isso). Não se esqueça de fazer uma doação! Se você tiver algum problema com o programa, copie o texto abaixo, cole na janela de script, e clique em Calculate.

function: cut R:n at T:n {
  if R <= T { result: R }
  result: 0
}

D: [ cut 1d6 at 3 ]
R: 1d6 > 3
loop M over { -3..7 } {
  output 1dD + MdR named "Dado do Drama + [M]d6 Dados de Apoio"
}

E: [ cut 1d10 at 4 ]
S: 1d10 > 4
loop M over { -3..7 } {
  output 1dE + MdS named "Dado do Drama + [M]d10 Dados de Apoio"
}
nota/analise_do_scop.1752944627.txt.gz · Última modificação: 2025/07/19 17:03 por jnalon