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Riqueza

Pontos em Riqueza não significam quantidades de moedas, mas sim o poder aquisitivo. A média é 1, significando que seu personagem tem uma ocupação — uma profissão, artesanato, ofício ou meio de vida parecido — que permite que obtenha os recursos financeiros necessários para sobreviver por algum tempo: um mês, por exemplo. Ao final desse período, o personagem utiliza todos seus recursos até o fim e recebe um novo pagamento. Assim, não é necessário contabilizar despesas do dia a dia como comida, alojamento, etc. — apenas assuma que, se seu personagem tem pelo menos um ponto de Riqueza, que ele pode pagar essas coisas — sem luxo. O MJ pode, no entanto, exigir que você apague um ponto de Riqueza após algum tempo de jogo, para refletir os gastos contínuos,

Riqueza pode ser utilizada também para subornar oficiais, pagar pequenos favores, etc.

Como Usar

O Recurso entra em ação quando você deseja adquirir alguma coisa além das despesas normais — por exemplo, uma nova arma ou um computador mais potente. Nesse caso, o item a ser adquirido pode ter custos diferentes, dependendo de sua natureza. Veja em Equipamentos maiores detalhes sobre os custos de um item qualquer. Quando houver a possibilidade de comprar um determinado item — quando o grupo está em uma cidade ou próximo a mercadores —, o personagem diz “Eu tenho o dinheiro necessário para adquirir aquele item!”, e a transação pode ser feita.

Exemplo

A critério do MJ, os personagens podem fazer economias. Nesse caso, os jogadores devem indicar quantos pontos estão economizando — esses pontos são descontados da Riqueza atual — e um registro deve ser mantido dos pontos guardados. Quando necessário, os pontos podem ser gastos junto com pontos de Riqueza normais. O MJ deve tomar cuidado para que isso não seja abusado: se for permitir que os personagens façam economias, então os gastos do dia a dia devem repercutir na história.

Como Recuperar

Se seu personagem tem uma ocupação, ele recupera seus pontos de Riqueza ao chegar no “dia do pagamento” e recupera a quantidade de pontos até o seu máximo. O personagem recupera todos os seus pontos, mas nunca mais do que o seu Limite máximo — e, se o personagem tiver pontos além de seu máximo por algum motivo, esses pontos são perdidos. É duro, mas é a vida.

Exemplo

Não é incomum — na verdade, é praticamente corriqueiro — que os personagens recebam dinheiro após completar aventuras: porque encontraram tesouros ou receberam pagamentos. O MJ pode permitir que a Riqueza se recupere até o máximo mesmo antes do fim do período de pagamento.

Exemplo

modulo/universal/recurso/riqueza.txt · Última modificação: 2023/05/25 20:08 por admin