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Equipamentos
Em algumas histórias, é comum ver o personagem “tirar da cartola” um item que resolve a situação do momento, revelando presença de espírito e capacidade de planejamento. Quando se trata de livros e filmes, isso pode ser considerado escrita pobre, mas pode ser excitante replicar essa possibilidade em aventuras de RPG. Para isso, usamos este Recurso.
Um Equipamento é um item que o personagem possui mas que não foi descrito; é uma espécie de coringa, esperando uma situação em que possa se tornar algo útil. Cada ponto neste Recurso dá ao personagem acesso a um Equipamento com essas características. Quando o momento se apresentar, o personagem pode declarar “Eu tenho comigo algo que pode ajudar”, ou alguma frase semelhante, e descreve exatamente o que ele carrega. Se o MJ aceitar a descrição, o jogador perde um ponto de Energia (ou mais, dependendo dos benefícios que o objeto traz), e o objeto descrito passa a ser parte de seu inventário. O MJ pode, obviamente, vetar a ideia se a peça for muito grande, muito cara ou impossível de carregar sem ser notada.
Como Usar
Para usar o Equipamento, o jogador declara que seu personagem possui um item que pode auxiliar naquela situação, e faz a descrição do objeto. Caso o MJ aprove, o jogador apaga um ponto de sua ficha e o item se torna permanente em seu inventário. Se o item seja especialmente benéfico, caro ou grande, o MJ pode exigir o gasto de dois ou mais pontos.
Como Recuperar
Pela sua própria natureza desconhecida, é difícil determinar em que situações um Equipamento pode ser recuperado. O MJ, no entanto, tem algumas possibilidades: cada momento em que for possível ao personagem comprar, vasculhar ou encontrar um Equipamento inusitado, o jogador deve declarar especificamente que está procurando por algo que possa ajudá-lo no futuro. Se fizer uma boa descrição, o MJ pode permitir que a Energia seja recuperada.