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Equipamentos

Em algumas histórias, é comum ver o personagem “tirar da cartola” um item que resolve a situação do momento, revelando presença de espírito e capacidade de planejamento. Quando se trata de livros e filmes, isso pode ser considerado escrita pobre, mas pode ser extremamente excitante replicar essa possibilidade em aventuras de RPG. Para isso, usamos este Recurso.

Um Equipamento é um item que o personagem possui mas que não foi descrito; é uma espécie de coringa, esperando uma situação em que possa se tornar algo útil. Cada ponto neste Recurso dá ao personagem acesso a um Equipamento com essas características. Quando o momento se apresentar, o personagem pode declarar “Eu tenho comigo algo que pode ajudar”, ou alguma frase semelhante, e descreve exatamente o que ele carrega. Se o MJ aceitar a descrição, o jogador apaga um ponto (ou mais, dependendo dos benefícios que o objeto traz), e o objeto descrito passa a ser parte de seu inventário. O MJ pode, obviamente, vetar a ideia se a peça for muito grande, muito cara ou impossível de carregar sem ser notada.

Exemplo

Exemplo

Como Usar

Para usar um ponto de Equipamento, o jogador declara que seu personagem possui um item que pode auxiliar naquela situação, e faz a descrição do objeto. Caso o MJ aprove, o jogador apaga um ponto de sua ficha e o item se torna permanente em seu inventário. Caso o item seja especialmente benéfico, caro ou grande, o MJ pode exigir o gasto de dois ou mais pontos.

Como Recuperar

Pela sua própria natureza desconhecida, é difícil determinar em que situações um Equipamento pode ser recuperado. O MJ, no entanto, tem algumas possibilidades:

  • O personagem pode trocar pontos de Riqueza por de Equipamento quando houver a possibilidade (por exemplo, se os personagens estão em uma cidade que possua lojas ou encontram um mercador pelo caminho). A taxa de troca é normalmente 1 para 1, ou seja, um ponto de Riqueza se transforma em um ponto de Equipamento, mas o MJ pode variar isso para simular altos preços. O MJ, no entanto, não deve exigir preços altos por Equipamentos exóticos — esse tipo de Equipamento deve ser explicitamente comprado pelos personagens (usando Riqueza) ou encontrados em suas aventuras.
  • O MJ pode oferecer pontos de Equipamento como recompensa caso o personagem seja especialmente bem representado pelo jogador em uma determinada situação, ou também como prêmio pela realização de tarefas, ou ainda permitir que sejam encontrados em tesouros.
modulo/universal/recurso/equipamentos.1713554222.txt.gz · Última modificação: 2024/04/19 19:17 por jnalon