Habilidades
Segue uma relação de Habilidades que podem ser usadas em praticamente qualquer cenário. Com algumas pequenas adaptações, você pode adequá-las a cenários semelhantes. As descrições aparecem retraídas, assim fica mais fácil você encontrar o que procura. Clique nos títulos para fazer a descrição aparecer.
Uma habilidade que permite ao personagem mover-se silenciosamente, passar despercebido e explorar ambientes com discrição. Seja infiltrando-se em locais proibidos, espreitando nas sombras ou fugindo de perigos, essa habilidade é essencial para aqueles que preferem a cautela à confrontação direta. A capacidade de se adaptar a diferentes ambientes e situações é fundamental para o sucesso em missões furtivas.
Seu personagem tem conhecimento aprofundado a respeito de algum tópico, especifique qual é. A Habilidade abrange não apenas o conhecimento teórico a respeito do assunto, mas também prático: o Conhecimento de Química (por exemplo) reflete não apenas o conhecimento teórico, mas a capacidade de reconhecer elementos químicos pela sua aparência e enfrentar a bancada de um laboratório. Alguns exemplos de Conhecimentos seguem abaixo, mas lembre-se que cada um deles é uma Habilidade diferente:
- Biologia
- Burocracia
- Direito
- Engenharia
- Física
- Química
- Psicologia
Essa Habilidade inclui também o conhecimento a respeito de culturas específicas. O Conhecimento de uma cultura não apenas permite ao personagem recuperar informações a respeito de um povo ou sua história, mas também sua língua e escrita, se existirem.
Essa habilidade permite ao personagem se destacar em uma atividade específica que exija criatividade, como artesanato, canto, pintura, escultura, ou outra forma de expressão criativa. O personagem é capaz de lidar com todos os aspectos da arte escolhida, desde avaliar a qualidade dos materiais até estimar o preço de uma obra completa. Além disso, também pode ser usada para encontrar usos diferentes, como um escultor examinando uma pedra e descobrindo sua dureza. Alguns exemplos estão abaixo, mas lembre-se que cada arte corresponde a uma Habilidade diferente:
- Arquitetura
- Artesanato
- Canto
- Dança
- Escultura
- Música
- Pintura
A capacidade de ler entre as linhas. Essa habilidade permite ao personagem decifrar as emoções e intenções dos outros através de sinais não-verbais, como a linguagem corporal, o tom de voz e as expressões faciais. Com essa compreensão profunda, o personagem pode influenciar as decisões e comportamentos dos outros de forma sutil e persuasiva, construindo relacionamentos e negociando com maior eficácia.
Uma habilidade que permite ao personagem moldar sua imagem para causar a impressão desejada em qualquer situação. Com conhecimento de moda, etiqueta e normas sociais, o personagem pode adaptar seu estilo para se encaixar em diferentes ambientes e culturas, influenciando assim a percepção que os outros têm dele. Seja em uma reunião de negócios formal ou em um evento social casual, o personagem sempre sabe como causar a impressão correta.
Uma habilidade que reflete a força física bruta do personagem, permitindo-lhe realizar tarefas que exigem grande esforço muscular. Seja arrombando portas, carregando objetos pesados, escalando paredes ou superando obstáculos físicos, a força é essencial para superar desafios que exigem poder físico. Essa Habilidade só pode ser usada em situações em que há esforço ativo.
A capacidade de controlar a mente e as emoções. Através de treinamento mental rigoroso, o personagem desenvolveu uma força de vontade inabalável, permitindo-lhe resistir à tentação, controlar o medo e manter a calma em situações de estresse. Essa habilidade é crucial resistir a interrogatórios, torturas, doenças, superar vícios e manter a concentração em tarefas desafiadoras. Essa Habilidade só é usada quando o personagem está resistindo ativamente às influências externas.
Violência é muitas vezes uma coisa inevitável. Com essa Habilidade, o personagem teve treinamento em algum tipo de luta: com uma arma específica (por exemplo, com Espadas ou Machados), desarmada, ou alguma arte marcial. Cada tipo de luta é representada por uma Habilidade diferente. Quando em combate usando a arma apropriada, essa habilidade pode ser utilizada para atacar com maior eficácia e precisão, e ser mais letal contra seu oponente.
Essa Habilidade representa a destreza manual e a capacidade de manipular objetos com rapidez e precisão. Inclui habilidades como bater carteiras, realizar pequenos truques com as mãos, desviar a atenção dos alvos e distraí-los ou esconder pequenos objetos de forma rápida e discreta. Habilidade essencial para aqueles que, às vezes, precisam fazer coisas sem a devida autorização.
Representa a capacidade de compreender e manipular mecanismos, como desarmar armadilhas, e abrir fechaduras ou cofres. Pode também ser usada para reparar objetos, construir dispositivos simples ou apenas analisar e entender como dispositivos ou máquinas funcionam. Note que, em certos casos, pode ser necessário que o personagem tenha os equipamentos necessários para intervir no mecanismo.
A vida de aventureiro é perigosa, sujeita a ferimentos e doenças. O personagem com a Habilidade de Medicina é capaz de reduzir ferimentos, identificar doenças e aplicar os tratamentos adequados para estabilizar uma pessoa em convalescença. Essa Habilidade inclui os primeiros socorros e cuidados iniciais que devem ser aplicados a alguém em necessidade, bem como receitar remédios para um período prolongado.
Essa habilidade permite ao personagem aprender rapidamente, reconhecer padrões e conectar informações de forma intuitiva. Seja recordando conversas passadas, visualizando mapas mentais ou memorizando grandes quantidades de dados, a memória concede ao personagem uma vantagem significativa em diversas situações, desde investigações até aprendizado de novas habilidades.
O personagem possui uma capacidade aprimorada de notar detalhes do ambiente, identificar padrões e perceber nuances que passariam despercebidos por outros. Com uma percepção aguçada, o personagem pode perceber mentiras em expressões faciais, detectar movimentos à distância, ouvir sons atrás das portas, perceber cheiros e sabores, ou encontrar pistas na cena de um crime. Essa habilidade é essencial para aqueles que buscam navegar por ambientes perigosos e tomar decisões estratégicas com base em informações precisas.
A Habilidade de Persuasão envolve a capacidade de convencer os outros a adotar um ponto de vista ou agir de acordo com seus interesses. Isso pode incluir persuadir indivíduos a fazer algo que normalmente não fariam, convencer um grupo de pessoas a seguir uma determinada estratégia ou até mesmo persuadir uma organização inteira a adotar uma nova política. Pode ser aplicada de diversas formas, como em negociações, debates, entrevistas de emprego, vendas, entre outras situações.
Note que essa Habilidade não lida com o método da persuasão, mas sim com a capacidade de convencer. Em algumas situações, o diálogo pode ser sutil; e, outras, a intimidação pode ser mais eficiente.
Essa Habilidade se refere a todas as proezas físicas que seu personagem pode tentar realizar, como acrobacias, contorcionismo, corridas, cavalgadas, escaladas, natação e outras. Como toda Habilidade no Scop, esta característica é abrangente, mas o MJ pode decidir que
Essa Habilidade concede ao personagem uma capacidade de reagir rapidamente a estímulos e perigos iminentes, desviando de ataques, agarrando objetos em pleno ar e respondendo com velocidade a mudanças repentinas em seu ambiente. Essa habilidade é essencial para aqueles que enfrentam situações perigosas, como combates, perseguições e escapadas perigosas.
Representa sua capacidade de sobreviver em ambientes hostis, como florestas, desertos ou montanhas. Isso inclui habilidades como construção de abrigos, busca e purificação de água potável, caça e pesca, navegação e identificação de plantas e animais comestíveis. Essa Habilidade também inclui a capacidade de lidar com situações de emergência, como o tratamento de ferimentos e a construção de sinais de resgate.
Essa Habilidade também permite rastrear e seguir pistas, identificar e interpretar sinais como pegadas, marcas de garras, arranhões em troncos, cheiros, entre outros; e também se orientar e lidar com a fauna do local.
Seja tecendo histórias convincentes, blefando em jogos, disfarçando sua identidade ou forjando documentos, essa habilidade é essencial para aqueles que buscam influenciar os outros e alcançar seus objetivos por meios indiretos. A capacidade de adaptar suas táticas a diferentes situações e pessoas, combinada com a habilidade de alterar a aparência e criar falsificações, torna essa habilidade incrivelmente versátil. Além de manipular a mente dos outros, o personagem pode criar distrações, armar emboscadas ou até mesmo simular eventos para confundir seus adversários.