Essa é uma revisão anterior do documento!
Cenários Steampunk
Está além do escopo do texto desta aventura dar um panorama completo de um cenário Steampunk, mas ela funciona bem sem maiores detalhes. Apenas lembre-se de ressaltar a estética do mundo Vitoriano e a presença de máquinas mirabolantes movidas a vapor, e isso será o suficiente. Seguem alguns detalhes que você pode incluir.
A estética é provavelmente a parte mais importante do cenário. Todos os objetos que os personagens encontram – desde simples caixas de joias até armas poderosas – tem um design intrincado e refinado, sempre realizado pela fineza das mãos humanas. Cada objeto é único e belo, e muitos deles têm mais de uma função, às vezes escondida, como uma bengala que se torna uma espada, ou um porta-cigarros que se transforma em uma arma.
E, é claro, as vestimentas da época são um capítulo à parte. Homens vestem-se com sobretudos longos e elegantes, camisas sociais e casacos de lã, quando o clima exige, em cores sóbrias. As mulheres usam vestidos longos e rodados ou saias longas e fluídas com anáguas e detalhes em renda. Dê muita ênfase aos acessórios: as pessoas usavam chapéus, luvas e botas, permitindo-se um pouco mais de colorido. Os mais aventureiros – aqueles que pilotavam carros de corrida, aviões, ou dirigíveis – usavam capacetes e óculos de proteção. Bengalas, guarda-chuvas e outros acessórios também eram comuns.
Isso, é claro, também se aplica à arquitetura da época. As cidades contém belos edifícios, com fachadas imponentes. As praças e avenidas, por onde passa a maioria das pessoas, as ruas são largas e arborizadas, mas existe pouco planejamento urbano, então os bairros menos importantes formam uma teia de ruas estreitas e escuras. Quando for necessário, descreva os bairros industriais com grande movimentação de pessoas em ritmo frenético, em fábricas que emitem grande quantidade de vapor, além de óleo e cheiro de metal no ar.
As máquinas geram grande quantidade de vapor, contém muitos pistões, engrenagens e medidores de pressão. São máquinas poderosas e perigosas – o vapor pode queimar um homem e suas engrenagens esmagá-lo sem que seu funcionamento seja comprometido. Quando descrever uma máquina, especialmente uma de tamanho avantajado, lembre-se de detalhar o som de metal batendo e do vapor sibilando.
A Fantasia
A despeito do enfoque em uma época relativamente próxima da história mundial, muitos cenários Steampunk incluem elementos de fantasia, como criaturas fantásticas e magia. É opcional a você colocar esses elementos na sua aventura. Se for esse o caso, utilize as criaturas fantásticas e os sistemas de Magia do Scop, e pronto.
Os seguintes livros e jogos de RPG são indicados se você quiser referências mais aprofundadas (mas continue visitando o site do Scop, pois um suplemento completo do cenário já está em planejamento):
- Todos os livros de Julio Verne: Julio Verne foi o principal autor da ficção científica da época, e descreveu cenários muito vívidos, além de situações que podem dar excelentes ganchos para aventuras e campanhas.
- Todos os livros de H. G. Wells: Outro autor que criou descrições magistrais da época, também com trabalhos memoráveis na ficção científica.
- Drácula de Bram Stoker: Ainda que não seja exatamente uma descrição de um cenário de fantasia – pendendo mais para o horror – é uma excelente fonte de insight para como funcionava a sociedade britânica da época.
- Frankenstein de Mary Shelley: Considerada por muitos a primeira obra de ficção científica. Seu enfoque é mais existencial, mas revela muito da forma como as pessoas encaravam vida e morte durante o século XIX.
- Castelo Falkenstein: Se você quer apenas uma única referência sobre o cenário Steampunk, e dessa que você precisa. Castelo Falkenstein descreve a Europa na era Vitoriana, incluindo magia e criaturas fantásticas, e é escrito um estilo literário que torna a leitura muito prazerosa. Castelo Falkenstein foi traduzido e publicado no Brasil pela editora Retropunk.
- Victoriana: Outro sistema que descreve a Europa mítica da época Vitoriana, incluindo magia e criaturas fantásticas. Infelizmente, ainda não foi traduzido para o português.
- GURPS Steampunk e GURPS Steam-tech: Suplementos para o sistema genérico que descreve o cenário e a tecnologia da época. Diferente dos anteriores, não se preocupa em criar um cenário completo, mas descrever que tipo de objetos e habilidades interessantes se encontrariam lá.
- Avatar: A Lenda de Korra: Ainda que seja uma animação, e por isso mesmo o design seja simplificado, vale a pena dar uma olhada nessa obra, pois é uma excelente fonte de ideias do relacionamento das pessoas com o cenário.