Zumbis
Exceto se mencionado em contrário, zumbis têm algumas características em comum (funcionam como o *Conceito de Zumbi*). Aqui estão elas:
- Cadáver Ambulante
- Zumbis não sentem dor, não se cansam, não precisam respirar, e podem continuar avançando mesmo gravemente ferido – isso significa que as penalidades devidas à baixa Vitalidade não são aplicadas. Ferimentos no corpo têm pouco efeito, e o dano recebido é reduzido em um ponto, exceto em ataques que quebrem articulações. Sua cabeça, no entanto, é *Muito Vulnerável*, e ataques nessa região causam dois pontos de dano adicionais. Devido aos olhos embaçados, têm a *Visão Ruim*, e sofrendo as penalidades nas situações em que a visão esteja envolvida, dependendo mais da localização através de sons e cheiros (que funciona normalmente para eles).
- Irracional
- Zumbis têm *Raciocínio Muito Limitado*, o que significa que qualquer Tarefa mental falhará. Todas as suas reações são animalescas, e qualquer tentativa de fazê-los compreender alguma coisa será mal-sucedida. No entanto, assim como animais, eles podem ser induzidos a certos comportamentos com o uso de comida ou outros tipos de recompensa. Não, eles não podem ser treinados ou domesticados. Sempre tentarão atacar o alvo mais próximo sem pensar em nada além de devorá-lo. Movimentos imprevisíveis tornam mais difícil antecipar sua trajetória. Como não sentem dor, não hesitam em se jogar contra obstáculos para alcançar a presa.
Zumbi Comum (Pouco Perigoso)
“Lento, previsível, mas ainda assim mortal se subestimado.”
Isolado, o zumbi não é grande ameaça. Mas em grupo ou em locais apertados, pode se tornar mortal. Se ignorado, o zumbi pode simplesmente vagar sem rumo até detectar um alvo. Sons altos podem atrair mais zumbis para a área, criando situações perigosas inesperadas. Esse zumbi é ótimo para criar uma ameaça persistente sem ser um grande desafio individualmente.
Sofre penalidades em ações que exigem coordenação motora fina. Além disso, sustentando-se sobre sua carcaça apodrecida, o zumbi é bastante lento. Um zumbi é mais forte que um ser humano médio, mas não excepcional.
Se houver carne fresca por perto, ele tentará alcançá-la, ignorando quase todos os outros estímulos. Pode ser atraído por cheiro de sangue, sons altos ou movimentos bruscos. Se este zumbi detectou comida, sua determinação fará com que ele receba bônus em todas as Tarefas para alcançá-la.
- Habilidade de Combate: +0
- Habilidade de Combate em Grupo: +1
- Bônus de Dano: +1
- Ações Furtivas: -1
- Vitalidade: 6 pontos
Zumbi Voraz (Ameaça Moderada)
“Mais rápido, mais agressivo e muito mais faminto.”
Diferente do zumbi comum, esse corre e se atira contra os alvos. Ele pode ser surpreendentemente rápido por alguns segundos. Seus ataques são descoordenados, mas brutais. Ele não luta com técnica, mas compensa com força bruta. Pode criar situações tensas se os jogadores acham que estão lidando com um zumbi comum, apenas para perceber tarde demais que ele é mais rápido e perigoso. Esse zumbi é o suficiente para colocar um personagem em um combate equilibrado, sem ser avassalador.
Move-se com mais velocidade que um zumbi comum e pode correr curtas distâncias – de maneira comparável a um ser humano, embora não seja capaz de correr por longo tempo. No entanto, também é irracional, e suas reações são puramente animalescas. Um jogador que se esconde bem ou engana sua percepção pode evitar um confronto direto.
- Habilidade de Combate: +1
- Habilidade de Combate em Grupo: +2
- Bônus de Dano: +2
- Ações Furtivas: -1
- Força: +1
- Proezas Atléticas: +1 (Capaz de correr curtas distâncias e se lançar contra presas)
- Vitalidade: 6 pontos
Zumbi Pensante (Ameaça Elevada)
“Ele não só te caça… Ele te engana.”
Esse zumbi não ataca de maneira tão brutal quanto os outros, mas ele retém alguma capacidade de raciocínio e até mesmo estratégia, e pode ser usado como um “mini-chefe” ou um inimigo recorrente, retornando em momentos críticos.
Ele pode usar outros zumbis como peões, atraindo-os para cercar os jogadores ou abrir caminho para si mesmo. Diferente de outros zumbis, ele pode aprender. Se um jogador usar a mesma estratégia contra ele mais de uma vez, ele pode começar a contra-atacar de forma mais eficaz.
Como ele mantém um resquício de identidade e fragmentos de memória, ele é capaz de utilizar táticas simples, reconhecer armadilhas e emboscadas, e até mesmo manipular outros zumbis. No entanto, ele pode ser provocado ou manipulado – mas isso é extremamente arriscado. Diferente de outros zumbis, ele não ataca cegamente. Pode seguir uma presa por horas ou se esconder até o momento certo. Pode fingir ser um cadáver inerte para atacar de surpresa.
Esse zumbi adiciona um elemento psicológico ao terror da aventura, forçando os jogadores a pensarem de forma diferente.
- Habilidade de Combate: +1
- Bônus de Dano: 0
- Ações Furtivas +1 (Se esconde, se finge de morto, usa distrações)
- Influência +1 (Pode emitir grunhidos e comandos rudimentares para outros zumbis, ou assustar os personagens dos jogadores)
- Percepção +1 (Presta atenção a padrões de movimento e comportamento, ao contrário dos outros zumbis)
- Vitalidade: 6 pontos
Zumbi Eco Sombrio (Ameaça Sobrenatural)
“Ele já morreu uma vez… mas sua sombra ainda se move.”
Esse zumbi adiciona um elemento de horror sobrenatural e estratégico, caso você deseje isso em sua aventura, forçando os jogadores a pensarem em iluminação e movimentação no ambiente. Funciona como um predador mais furtivo do que agressivo.
Seu corpo físico é apenas uma casca, e se comporta como um zumbi comum – mas mais estático e menos determinado – ele não atacará os personagens indiscriminadamente quando os vir, e talvez até mesmo os evite. Seu verdadeiro eu está na sombra distorcida que se arrasta atrás dele. Os movimentos do seu corpo são lentos, mas a sombra pode se mover com rapidez e agir de forma independente. Ele pode permanecer imóvel até que um jogador entre em sua sombra.
Se um personagem for agarrado pela sombra, pode começar a sentir cansaço extremo, desorientação e até visões estranhas. O corpo do zumbi pode ser uma distração enquanto a sombra faz o verdadeiro ataque. Se a luz for usada corretamente, os jogadores podem impedir sua movimentação ou até destruí-lo sem combate direto.
- Habilidade de Combate: 0
- Bônus de Dano: 0
- Vitalidade: 6 pontos
Poder: Sombra Viva
Sua sombra pode se mover de forma independente, se esticando, se escondendo e até se dividindo em formas menores. Pode atacar de ângulos inesperados, puxar objetos ou criar distrações enquanto o corpo físico parece imóvel.
A sombra pode se esticar e agarrar presas, segurar objetos ou até atacar. Se a sombra de alguém tocar a dele, pode começar a se sentir fraco e confuso. Seus ataques, portanto, não causam dano à Vitalidade de seu alvo, mas sim à sua Energia. O personagem colapsa de cansaço quando sua Energia atinge 0.
Luz intensa enfraquece sua sombra, tornando-a mais lenta e menos tangível. Se a sombra for completamente apagada, o corpo colapsa e se torna um cadáver comum.
- Habilidade de Luta Sombria: +2 (A sombra pode atacar de ângulos inesperados)
- Ações Furtivas: +2 (A sombra pode se esconder, mover-se sorrateiramente ou enganar presas)
- Percepção: +1 (Vê até mesmo no escuro absoluto, detectando movimento pelas sombras)
- Reflexos: +1 (Movimentos corporais são lentos, mas sua sombra age rápido)
- Energia: 6 pontos