Scop RPG

Sistema Modular, Customizável e Aberto de RPG

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


modulo:fantasia:orc

Orcs

Orcs têm a mesma origem de diversas outras criaturas originárias da mitologia nórdica: pequenos seres malignos que pregavam peças ou causavam prejuízo. Sua descrição, no entanto, seguiu por um caminho bem diferente: com a evolução dos contos descrevendo algumas dessas criaturas como boas e belas, sobrou aos orcs manterem-se como feias e malvadas. Os orcs mantém uma genealogia semelhante à dos goblins e dos ogros, esses últimos mais comuns em contos fantásticos de origem latina.

Mitologia

A primeira menção a uma palavra semelhante a “orc” descrevendo seres horrendos e malignos foi no poema épico inglês “Beowulf”. Existe, no entanto, evidências do uso de palavras semelhantes em outras mitologias, como a grega, também descrevendo criaturas com as mesmas características.

Sua descrição moderna, como várias outras, vem dos trabalhos de J. R. R. Tolkien, que tirou de “Beowulf” a inspiração para sua descrição no clássico “O Senhor dos Anéis”. Lá, orcs são descritos como sendo um pouco maiores que simples goblins, mas igualmente horrendos, brutais e cheios de hábitos nocivos. O próprio Tolkien aparentava estar indeciso quanto à origem dos Orcs em suas obras: em algumas ocasiões, eram descritos como Elfos que não seguiram o chamado para o Oeste, capturados por Melkor e torturados até se esquecerem de suas origens divinas. Em outras ocasiões, citava que os Orcs haviam sido criados por Melkor usando lama e lodo. Em todo caso, eram descritos como feios, corcundas, sujos e com as pernas tortas, e sempre seguiam com fidelidade os desígnios dos Senhores do Mal.

Nos RPGs, orcs estão presentes desde a primeira edição de “Dungeons & Dragons”, mas sempre como personagens do MJ, antagonistas dos personagens dos jogadores, e servos de seus inimigos. A primeira edição do D&D, no entanto, permitia ao jogador criar um personagem “meio-orc”, muito possivelmente criado pelos seus parentes humanos, abandonando tendências malévolas.

Como personagens e donos de uma cultura mais evoluída, no entanto, Orcs cresceram e floresceram com suplementos do RPG “Warhammer”, vindo dos jogos de guerras com miniaturas. Lá, Orcs são grandes e brutais. Essa visão se tornou mais popular com jogos de computador como “Warcraft”. Para evitar a superficialidade e causar o interesse dos jogadores, os desenvolvedores dessses jogos criaram uma elaborada cultura tribal, com forte valorização à guerra e à honra. De simples coadjuvantes criados para fornecer experiência para os personagens, Orcs se adquiriram características complexas que os tornam especialmente interessantes para campanhas de RPG.

Aparência

Orcs são uma raça humanóide, atualmente descrita um pouco mais altos que humanos, mas consideravelmente mais fortes. Seus ombros são mais largos e seus músculos mais proeminentes. A cor de sua pele varia do claro para o escuro, algumas vezes atingindo tons esverdeados. Não são considerados belos: seus rostos são duros, seus cabelos são grossos, narizes achatados e suas mandíbulas têm tamanho acentuado, definindo de maneira notável seus queixos. Sua aparência intimidadora é acentuada pelos caninos inferiores, gigantescos e proeminentes – cujo tamanho é motivo de orgulho entre eles.

Seu artesanato não é evoluído, e eles gostam de se vestir com peles e tecidos simples. Suas armaduras em geral são feitas de couro curtido, ou a partir de restos emendados obtidos em batalhas. Por esse motivo, suas roupas e vestimentas não são elaboradas, refletindo mais sua organização tribal que uma cultura unificada.

Personalidade

Desde sua tenra infância, um Orc aprende a atribuir à honra e à glória, quase sempre conquistadas através do sangue. Por esse motivo, têm personalidades explosivas e agressivas, e poucos vão recusar a oportunidade de se engajar em uma luta – ou, em muitos casos, provocá-la. Apesar disso, um Orc não se jogará em qualquer briga de taverna desnecessariamente: não há glória em guerrear por motivos fúteis – eles podem mudar de ideia, no entanto, se o oponente parecer especialmente valoroso, e sua vitória puder se contada entre seus pares.

Isso leva a crer que é difícil se tornar amigo de um membro da raça. De fato, isso é verdade, mas um Orc é extremamente leal – uma vez que se junte a um grupo de aventureiros e lhe jure lealdade, não se voltará contra eles. Portanto, ainda que os outros personagens do grupo não sejam seus grandes amigos, sabem que podem contar com sua ajuda quando necessário.

Por outro lado, abominam a fraqueza. Um personagem Orc pode se sentir desobrigado de seus juramentos se for traído, se seus companheiros se comportarem de maneira pouco digna: sendo covardes, fugindo da luta ou tomando qualquer atitude que fira sua glória. Isso é algo que um Orc não pode admitir.

Sociedade

Em suas presentes descrições, organizam-se em tribos que podem variar de 100 a 500 indivíduos. Cada tribo mantém sua estrutura individual, mas – dependendo do cenário – pode haver um “comandante central” a que todos seguem. O chefe de cada tribo é escolhido através de combate, e permanece nessa posição enquanto puder derrotar seus desafiantes. As disputas pela liderança de uma tribo, em geral, são batalhas até à morte.

Exatamente devido ao papel que a força física exerce em sua organização, é incomum que mulheres Orcs assumam a liderança, embora casos sejam conhecidos. As mulheres na organização de sua sociedade em geral recebem o papel de liderança religiosa e de curandeiras. Nesses papéis, exercem influência considerável nas decisões dos chefes das tribos, agindo como conselheiras.

A religião ocupa um papel importante para as sociedades órquicas. Normalmente, cultuam algum deus associado às guerras, bem como deuses associados à natureza. Sua religião não é centralizada e organizada – ao contrário, cada tribo possui uma ou mais xamãs que executam os rituais e preparam as curas.

Por fim, quase sempre as tribos órquicas são nômades, fixando-se em um local por um determinado tempo, até que os recursos se exaurem ou que eles possam se mudar para paragens mais acolhedoras.

Características

Fortes
Orcs são mais fortes que humanos, e recebem bônus em qualquer Tarefa que envolva força física. Isso inclui principalmente situações de combate em que se exerce força, como causar dano em um golpe certeiro – esse é o motivo, na verdade, pelo qual Orcs desenvolvem sua força.
Assustadores
Para a sensibilidade humana, mais acostumada com rostos suaves, a dureza das expressões de um Orc e suas presas proeminentes são motivos de desconforto. Isso pode ser uma grande vantagem quando o personagem deseja intimidar alguém, mas pode ser um grande problema em qualquer outro tipo de iteração social com outras raças.
Machados
A arma escolhida pelos Orcs, e com as quais treinam desde que dão seus primeiros passos, é o machado. Quando estiver combatendo usando essa arma, Orcs recebem bônus em seus testes para acertar seus inimigos.
Lealdade
Uma vez que um Orc decida que deve ser leal a alguém ou algum grupo, será muito difícil mudar sua orientação. Um Orc não vai necessariamente arriscar sua vida para salvar um companheiro, mas sempre agirá em seu favor quando for possível. Será necessário gasto de Energia para evitar esse comportamento.
Glória
A maior parte de suas decisões um Orc toma levando em consideração “Qual caminho levará à maior glória?”. Isso os leva a tomar a decisão de enfrentar os inimigos mais poderosos, de colocar-se à frente de seus companheiros para receber os golpes e, de forma geral, tomar toda e qualquer atitude que possa ser contada aos seus pares e elevar sua reputação.
Incomodados pelo Sol
Orcs são criaturas da noite, e se guiam por ela. Preferem esgueirar-se por locais mais escuros ou movimentar-se apenas quando o sol já se escondeu. Não é incomum, também, que muitas tribos se fixem nas entradas de cavernas naturais ou rudemente escavadas. Por isso, o sol os incomoda, e um Orc receberá penalidades quando precisar se movimentar ou agir por um longo tempo à luz forte do dia.
Visão no Escuro
Devido à sua preferência pela noite, Orcs acostumam-se a enxergar e perceber as coisas sob iluminação muito fraca. Normalmente, áreas de baixa iluminação provêm penalidades para as ações dos personagens, mas, para Orcs, essas penalidades são eliminadas. Note que isso não funciona na escuridão total – é necessário um pouco de luz – e o MJ pode exigir testes quando as Tarefas dependerem essencialmente da visão.
modulo/fantasia/orc.txt · Última modificação: 2023/05/23 14:10 por jnalon