Animais
Esta página relaciona animais comuns, como os encontrados nas diversas regiões da Terra. A despeito de suas diferenças, animais têm algumas características em comum que os diferem de um ser humano básico. As descrições abaixo são válidas para todos os animais, exceto quando explicitamente denotado.
De maneira geral, os sentidos animais são mais apurados que os de um ser humano. Alguns têm a visão mais precisa, outros têm o faro mais sensível – cada animal é uma situação diferente. Apesar disso, todos eles ganham +1 dado para perceber a presença de inimigos ou a aproximação de qualquer indivíduo.
Todos os animais têm restrições de inteligência, e excceto quando explicitamente indicado, jogam apenas 1 dado em qualquer situação envolvendo essas características. Animais sendo treinados, no entanto, recebem modificadores que dependem das Habilidades de seu treinador.
Meggan tenta ensinar um truque ao seu furão. O MJ decide que a Empatia Animal de Meggan corresponde a um bônus de +1 na tentativa de aprendizado do animal. Jogando apenas um dado para o aprendizado, o animal obtém 3 – com o bônus do treinamento, o resultado final é 4. Isso significa que o truque foi bem aprendido, e o MJ anota esse resultado para referência futura.
Esta lista não contém todos os animais possíveis (é claro), mas é abrangente o suficiente para que você faça as adaptações necessárias, tanto para animais existentes como imaginários. Escolha um animal semelhante ao que você quer descrever, e ajuste suas características, se necessário. Para estimar a Vitalidade e a Energia, use seu Peso como estimativa e consulte os Efeitos para encontrar o valor adequado.
Os personagens na aventura de Alberto (o MJ) encontram um rebanho de bisões. Verificando a lista, Alberto não encontra bisões, mas é fácil adaptar. Um animal semelhante é o touro, mas bisões são um pouco maiores. O MJ usa as características do touro, mas ajusta sua Vitalidade e Energia em +1 para representar essa diferença.
Lista de Animais
O maior pássaro não extinto conhecido na atualidade. Ao contrário do que se acredita, a estratégia principal de combate de um avestruz não é enterrar a cabeça, mas sim fugir o mais rápido possível, pois são corredores Muito Velozes. Se necessário, no entanto, reagem com bicadas e chutes, que podem ser doloridos.
Habilidade de Combate: +1.
Corrida: +2.
Vitalidade: 7 pontos.
Primatas de pequeno porte, de tamanho variando entre 50cm a 1,20m, e pesando em torno de 15 kg a 40 kg. Seus hábitos são diurnos e terrestres, mas costumam dormir no alto das árvores para se protegerem de seus predadores. Vivem em bandos com estrutura hierárquica consolidada. São onívoros, e sua dieta consiste em frutas e pequenos animais.
Entre suas características principais, babuínos são Ágeis e Destros, e Muito Bons em escaladas.
Habilidade de Combate: +1.
Tamanho: -1.
Agilidade: +1.
Escaladas: +2.
Vitalidade: 4.
Animal ruminante domesticado, criado para a extração de leite, carne e outros produtos. O macho da espécie possui um par de chifres que é utilizado para ataque e defesa. O animal é onívoro e come praticamente tudo. São Excelentes alpinistas, e praticamente não encontram dificuldade em escalar paredões que fariam escaladores experientes suarem frio.
Habilidade de Combate: +1.
Bônus de Dano: +1.
Escaladas: +3.
Vitalidade: 5.
Animal ruminante usado como montaria ou animal de carga em certas regiões. Sua característica mais chamativa é a existência de duas corcovas em suas costas, sobre as quais os viajantes se equilibram. Dromedários são uma variante mais comum da espécie que contém apenas uma corcova.
São normalmente encontrados em desertos ou áreas secas, domesticados para o uso pelas tribos nômades dessas regiões. São Muito Fortes (+5) e Adaptáveis, podendo resistir a dias sem água ou comida. Em combate, costumam atacar com coices ou mordidas. Algumas vezes, atacam seu alvo com cuspidas que não causam dano, mas podem afetar a dignidade da vítima.
Habilidade de Combate: +1.
Cuspir: +2.
Bônus de Dano: +2.
Força: +3.
Vitalidade: 9 pontos.
Considerado o melhor amigo do homem, o cão é um parente próximo dos lobos, e foi o primeiro animal a ser domesticado. Leais e excelente companhia, cães também são ótimos como animais de guarda e proteção. Há uma diversidade enorme em tamanho, forma, peso e personalidade, criada pela seleção artificial de animais com as características desejadas, e é complicado tentar resumir tudo em apenas um conjunto de estatísticas.
Cães de companhia são variações de pequeno porte, criadas com o objetivo de obter animais de baixa periculosidade e manutenção, que servissem como companheiros. Apesar de algumas dessas raças serem agressivas, são em geral pouco perigosos. Como são Muito Fracos, causam -2 pontos de dano em um ataque bem-sucedido.
Habilidade de Combate: -1.
Tamanho: -2 a -1.
Penalidade de Dano: -2.
Força: -2.
Empatia: +1.
Vitalidade: 2 pontos.
Cães de serviço abrangem pastores, guias para pessoas com deficiências, farejadores, entre diversos outros. Em cada caso, foram selecionados pelas suas capacidades sensoriais, sua docilidade, inteligência, entre outras características relevantes à sua atuação. Normalmente, não atacam, exceto se acuados e não houver outra opção para sua defesa.
Habilidade de Combate: +1.
Empatia: +1.
Vitalidade: 4 pontos.
Cães de guarda são variações maiores, criadas para alertar presenças indesejadas e agressivamente proteger um local. São mais fortes e resistentes que os outros cães e treinados para atacar e incapacitar inimigos. Sua mordida causa +1 ponto de dano em ataques bem-sucedidos. Se forem treinados para isso, podem prender sua vítima em uma mordida Forte, que exige um teste de força bem-sucedido para se libertar.
Habilidade de Combate: +2.
Bônus de Dano: +1.
Vitalidade: 5 pontos.
Herbívoro de grande porte, usado como animal de carga ou combate, quando domesticado, ou vivendo em grandes bandos quando selvagens. Exceto quando treinados para combate, são Tímidos e preferem se afastar de qualquer tipo de ameaça, em vez de enfrentá-la. No entanto, quando necessário, lutam para se defender. Em combate, são Fortes (causando +1 ponto de dano em ataques bem-sucedidos) e atacam com coices e mordidas.
Habilidade de Combate: +1.
Bônus de Dano: +1.
Força: +4.
Vitalidade: 8 pontos.
Um cavalo de batalha é um animal treinado para enfrentar as dificuldades de um campo de guerra. Assustam-se pouco com a visão de movimentos bruscos, violência e sangue, e podem ajudar o cavaleiro a obter vitória em combate. Sua Habilidade de Combate é de 4 dados, e ataques bem-sucedidos causam +2 pontos de dano. Sua Vitalidade é 9 pontos.
Habilidade de Combate: +2.
Bônus de Dano: +2.
Força: +4.
Vitalidade: 9 pontos.
Primatas inteligentes, com proximidade genética acentuada a seres humanos. São animais onívoros e terrestres, embora sejam Muito Bons em escaladas. Sua dieta consiste de frutas e pequenos animais, e vivem em bandos com uma estrutura social complexa. Chimpanzés são Inteligentes, quando comparados a outros animais, e são capazes de aprender a usar ferramentas simples e se comunicar de maneira limitada.
Comparado a um ser humano, um chimpanzé é Muito Forte, causando +2 ponto de dano em ataques bem-sucedidos.
Habilidade de Combate: +2.
Bônus de Dano: +2.
Inteligência: +1.
Força: +2.
Escaladas: +2.
Vitalidade: 5 pontos.
Terrível predador aquático da família dos répteis. Um crocodilo é um animal Muito Grande, podendo atingir até 6 metros de comprimento, e Muito Forte, causando +2 pontos de dano em um ataque bem-sucedido. Não se movem com muita agilidade em terra firme, mas são Nadadores Muito Ágeis, e enxergam Bem à noite.
Suas características físicas permitem que se camufle como um tronco boiando na água, tornando a detecção de sua presença uma tarefa difícil. Caso a vítima não perceba, ela recebe um ataque surpresa que, se for bem-sucedido, deixa-a à mercê da criatura.
Para tentar se livrar da mordida de um crocodilo, é necessário vencê-lo em um teste de forças. Caso contrário, o animal rola sobre seu próprio corpo, possivelmente quebrando alguns ossos de sua vítima e deixando-a incapacitada. Além disso, um crocodilo pode usar sua cauda como se fosse um chicote. Ele não usa esse ataque para se alimentar, apenas para combater e incapacitar inimigos indesejados.
Por fim, sua pele é escamosa e o protege contra ataques normais. Sua Resistência ao Dano é de -2 pontos devido à sua rigidez.
Habilidade de Combate: +2.
Habilidade de Combate com a cauda: +3.
Bônus de Dano: +2.
Bônus de Dano da mordida: +3.
Resistência ao Dano: +2.
Força: +6.
Visão Noturna: +1.
Emboscadas: +2.
Vitalidade: 11 pontos.
Lagarto enorme que vive nas ilhas da Indonésia. É carnívoro, mas em geral é pacífico e não representa perigo para seres humanos – pelo menos, os que se mantém à distância. Um dragão de Komodo enfezado, no entanto, é um adversário perigoso, pois são Fortes e Nadadores Muito Bons. Assim como um crocodilo, é necessário vencê-lo em um teste de forças para tentar escapar de uma abocanhada bem-sucedida.
Sua pele é escamosa e o protege de ataques normais com Resistência ao Dano de 2 pontos.
Habilidade de Combate: +2.
Bônus de Dano: +1.
Bônus de Dano da mordida: +2.
Resistência ao Dano: +2.
Força: +5.
Vitalidade: 6 pontos.
Mamífero herbívoro de grande porte, é o maior animal terrestre existente. Costumam viver nas savanas e regiões com vegetação semelhante, e vivem em grandes bandos controlados pelas fêmeas da espécie. Possuem uma tromba em seu nariz, com a qual são Muito Destros, sendo capazes de realizar manipulações finas comparadas à destreza humana com as mãos.
Normalmente, elefantes são pacíficos, confiando em seu tamanho para manter predadores à distância. No entanto, quando enfurecidos, são extremamente perigosos. Costumam atacar avançando sobre suas vítimas e acertando-as com suas presas de marfim. Em um ataque bem-sucedido, suas presas fazem +2 pontos de dano, com +1 ponto adicional devido à carga.
Por fim, são Muito Fortes, e sua pele é dura e Resistente a Ferimentos, reduzindo o dano recebido em 2 pontos.
Habilidade de Combate: +2.
Habilidade de Combate em carga: +3.
Bônus de Dano: +2.
Bônus de Dano em carga: +3.
Resistência ao Dano: +2.
Força: +9.
Coordenação com a Tromba: +2.
Vitalidade: 14 pontos.
Pequeno carnívoro, domesticado e em geral usado como animal de companhia ou como Excelentes exterminadores de pequenas pragas, como ratos. Ainda que seu tamanho não seja impressionante, um gato pode ser um adversário relativamente perigoso, pois seus dentes e suas garras são afiados. São Muito Ágeis, mas sua força física é diminuída, devido ao seu tamanho, causando -1 ponto de dano em um ataque bem-sucedido.
Habilidade de Combate: +0.
Penalidade de Dano: -1.
Força: -2.
Tamanho: -2 a -1.
Vitalidade: 2 pontos.
Primata de grande porte, com hábitos terrestres e alimentação primordialmente herbívora. Vivem em pequenas tribos que se organizam em torno de um macho alfa, que comanda o território. Costumam ser pacíficos, mas extremamente territorialistas – um visitante desavisado pode ter um grande dissabor ao entrar na região comandada por um gorila. São Muito Fortes, e podem facilmente desmembrar um ser humano, caso fiquem suficientemente irritados. Sua força aumenta o dano causado em um ataque bem-sucedido em +2 pontos. Também são Inteligentes, se comparados a outros animais.
Habilidade de Combate: +2.
Bônus de Dano: +2.
Força: +6.
Inteligência: +1.
Vitalidade: 7 pontos.
Animal selvagem onívoro, que vive em bandos. São normalmente tímidos e se afastam da presença humana, mas um javali acuado é extremamente agressivo e perigoso. Assemelha-se a um porco selvagem, mas é maior e mais forte. São considerados troféus de caça e sua carne é apreciada. Em certas culturas, vencer um javali é um rito de passagem. São Fortes, e o dano causado em ataques bem-sucedidos causa +1 ponto de dano. Possuem presas afiadas, que causam +1 ponto de dano; muitas vezes, atacam avançando sobre seus alvos, e nesses casos causam +1 ponto de dano além de suas presas. Todos esses modificadores são cumulativos, o que significa que um javali atacando em carga é um animal incrivelmente perigoso.
Habilidade de Combate: +2.
Bônus de Dano: +1.
Bônus de Dano com as presas: +2.
Bônus de Dano em carga: +3.
Força: +3.
Vitalidade: 8 pontos.
Grande felino carnívoro, considerado o Rei da Selva. São grandes e ferozes, e extremamente perigosos. Os machos da espécie apresentam uma juba em torno da cabeça e cobrindo o pescoço. Tipicamente, as caçadas são realizadas pelas fêmeas de um bando. São Muito Velozes e Fortes, e caçadores Muito Bons.
Habilidade de Combate: +3.
Bônus de Dano: +1.
Força: +2.
Velocidade: +2.
Caçadas: +2.
Emboscadas: +1 (quando atacando em grupo).
Vitalidade: 8 pontos.
Mamífero ruminante da família dos camelos que normalmente vive em regiões altas e montanhosas. Domesticado, normalmente é usado como animal de carga Especialmente Adaptado às regiões em que vive, e como fonte de lã para confecção de roupas contra o frio. Assim como seus primos, podem atacar com uma cusparada que não causa dano, mas afeta profundamente a dignidade do seu alvo.
Habilidade de Combate: +0.
Cuspir: +1.
Sobrevivência (Montanhas): +1.
Vitalidade: 7 pontos.
Pequeno felino carnívoro que caça solitariamente. É Agressivo e Territorial, mas pequeno em relação aos humanos: sua altura varia entre 50cm a 70cm, e seu peso entre 10 a 30kg, dependendo da sub-espécie. São caçadores Muito Bons e apesar de serem um pouco Fracos (causando -1 ponto de dano em ataques bem-sucedidos), lutar contra um pode ser bastante perigoso.
Habilidade de Combate: +1.
Bônus de Dano: +1.
Caçada: +2.
Furtividade: +1.
Força: -1.
Vitalidade: 4 pontos.
Mamífero carnívoro profundamente relacionado com o cão doméstico, embora sejam maiores e mais ferozes. Costumam viver e caçar em bandos, embora lobos solitários não sejam incomuns. Quando caçando em grupo, cada indivíduo recebe um bônus na resolução da Tarefa. São Fortes, e suas Presas Afiadas causam dano adicional.
Em ataques bem-sucedidos, os lobos que tentam se alimentar prenderão sua vítima em sua mordida. É necessário vencer um Conflito contra a força do lobo se o personagem deseja se libertar.
Habilidade de Combate: +2.
Habilidade de Combate em grupo: +3.
Bônus de Dano: +2.
Força: +1.
Vitalidade: 6 pontos.
Animal de carga comum em todo o mundo. É um híbrido entre cavalos e burros, mas costuma ser mais inteligente e tranquila que as outras duas espécies. A despeito disso, mulas são Teimosas, e pode ser um pouco complicado fazer com que executem alguma Tarefa se colocarem na cabeça que não desejam. São Fortes (causando +1 ponto de dano em ataques bem-sucedidos) e atacam com coices e mordidas. Quando usados como animais de carga, considere-os Muito Fortes.
Habilidade de Combate: +0.
Bônus de Dano: +1.
Força: +6.
Teimosia: +1.
Vitalidade: 8 pontos.
Grande felino carnívoro, natural em diversos locais da Terra em diferentes aspectos. É um Excelente caçador solitário e um animal bastante perigoso, pois é Incrivelmente Veloz. Além disso, move-se Muito Silenciosamente, e detectar sua presença pode ser complicado. Também é Boa em escalar árvores, e subir em uma para se livrar de seus ataques não é a melhor estratégia. Não é especialmente forte, mas seus Dentes Afiados fazem com que o dano em uma mordida bem-sucedida cause +1 ponto de dano.
Habilidade de Combate: 5.
Bônus de Dano: +2.
Força: +1.
Caçadas: +3.
Emboscadas: +2.
Furtividade: +2.
Escaladas: +1.
Vitalidade: 6 pontos.
Pequeno animal onívoro, comuns em grandes cidades e locais com pouca higiene, sobrevivendo normalmente de restos de comida. Um rato não costuma ser perigoso para um ser humano quando atacando, embora possam causar alguns ferimentos dolorosos.
Uma vez que vivem no lixo e nos esgotos, o principal perigo vem da possibilidade de contaminação por doenças ou infecções. Em um ataque bem-sucedido, resolva um Conflito entre a força de contágio do animal contra as características de saúde do personagem afetado. Caso o rato seja bem-sucedido, o personagem está contaminado.
Habilidade de Combate: -1.
Penalidade de Dano: -2.
Força: -6.
Contágio: 1 dado.
Vitalidade: 1.
Herbívoro muito grande e pesado, que vive nas savanas da África. Tem um ou dois chifres alinhados na parte central de sua cabeça, que utiliza para atacar. Além disso, tem a pele muito dura, que oferece resistência a ataques comuns. São Muito Fortes, e quando ameaçados, investem contra seus alvos, tentando acertá-los com seus chifres.
Habilidade de Combate: +2.
Bônus de Dano: +2.
Bônus de Dano em carga: +3.
Resistência ao Dano: +3.
Força: +7.
Vitalidade: 12 pontos.
Grande felino carnívoro, conhecido pela sua ferocidade e sua excelência em caçadas. Diferente da maior parte dos animais, tigres não costumam se afastar da presença de humanos, e não são poucos os casos de ataque. Um tigre é Forte, e suas Presas Afiadas causam dano adicional em ataques bem-sucedidos. Além disso, é Muito Veloz, e um Excelente caçador, embora seja solitário.
Habilidade de Combate: +3.
Bônus de Dano: +2.
Força: +3.
Velocidade: +3.
Caçadas: +3.
Furtividade: +1.
Vitalidade: 8 pontos
Herbívoro de grande porte, normalmente domesticados e usados como animais de carga ou de corte. Ainda que sejam normalmente pacíficos, um touro irritado é um animal muito perigoso. São Muito Fortes (modificando em +2 o dano em um ataque bem-sucedido) e corpulentos (o que reduz em -1 o dano recebido). Seus chifres podem tornar seus ataques bastante perigosos (causando 1 ponto adicional no dano).
Um dos principais ataques de um touro é avançar em alta velocidade sobre o seu alvo e acertá-lo com seus chifres, um ataque Perigoso.
Habilidade de Combate: +1.
Habilidade de Combate em carga: +2.
Força: +7.
Bônus de Dano: +2.
Bônus de Dano em carga: +3.
Vitalidade: 10 pontos.
Mamíferos carnívoros de grande porte, normalmente encontrado em regiões frias ou temperadas. São solitários e pacíficos em geral, mas podem reagir agressivamente se forem ameaçados ou sua região de caça invadida. Um urso negro pesa tipicamente de 150kg a 250kg. Quando se levanta sobre suas patas, um urso negro pode alcançar um pouco mais de 2 metros de altura.
Um urso é Forte. Essa característica afeta o dano causado em combate. Se o animal usa mordidas em seus ataques, seus dentes fortes e afiados aumentam em +1 o dano causado. Além disso, sua pele é dura e resistente, oferecendo Resistência ao Dano que o animal recebe.
Habilidade de Combate: +3.
Bônus de Dano: +2.
Resistência ao Dano: +1.
Força: +2.
Escaladas: +1.
Vitalidade: 8 pontos.
Herbívoro de porte médio, é um animal silvestre e não domesticado, normalmente caçado para servir como refeição. São tímidos e evitam o contato com seres humanos. Entre suas características marcantes, os machos adultos possuem uma galhada bastante desenvolvida que utilizam como arma. Nessas situações, o dano causado em um ataque bem-sucedido recebe um bônus de +1. São Ágeis, Muito Velozes e saltam Muito Bem.
Habilidade de Combate: 3.
Agilidade: +1.
Velocidade: +3.
Saltos: +3.
Vitalidade: 6 pontos.