Scop RPG

Sistema Modular, Customizável e Aberto de RPG

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


basico:tarefas

Essa é uma revisão anterior do documento!


Resolvendo Tarefas

Vamos começar explicando como resolver as Tarefas que seu personagem vai encontrar pelo caminho. Ao encarar os desafios propostos pelo Mestre do Jogo (MJ), você decide como agir. Ações muito simples, como andar, subir uma escada ou comer, não exigem testes e são automaticamente bem-sucedidas; outras ações, como levantar um caminhão com as mãos nuas, derrubar um edifício ou voar são impossíveis (se você não é um super-herói). Nesses casos, o MJ simplesmente diz qual o resultado da sua tentativa e seguimos em frente.

Se houver alguma dúvida a respeito do resultado de suas ações, o MJ solicitará que você faça um Teste. Para isso, você vai jogar alguns dados de 10 faces. Vamos supor que você esteja jogando com um personagem pronto (não se preocupe, depois vamos mostrar como montar o seu próprio personagem). Ele (ou ela) tem algumas características que podem ou não ser relevantes para a situação: Conceitos (que descrevem traços genéricos a seu respeito) e Habilidades (que indicam coisas que você treinou):

  • Inicialmente, você tem dois dados de dez faces para fazer o seu Teste.
  • Adicione um dado para cada Conceito que o auxilia na Tarefa, mas remova um dado para cada Conceito que o atrapalha.
  • Adicione a quantidade de dados indicada pelo nível da Habilidade. Se o nível for negativo, você remove dados!
  • Se nenhum Conceito ou Habilidade se aplicam, jogue apenas os dois dados iniciais.
  • Se o MJ decidir que a Tarefa é mais fácil ou mais difícil, ele pode pedir para que você adicione ou remova alguns dados.

Exemplo


Jogando os Dados

Para realizar o Teste, faça da seguinte forma:

  • Jogue os dados;
  • Elimine todos os dados com resultado acima de 4. Se todos os dados forem eliminados, o teste falhou.
  • Entre os dados que sobraram, escolha o de maior valor.
  • Some +1 para cada outro dado restante.
  • Se a Tarefa for mais fácil ou mais difícil, o MJ pode aplicar bônus ou penalidades a esse resultado.

Exemplo


O Dado do Drama

Quando separar os seus dados para lançar, escolha um deles — com uma cor diferente, ou algo que o distingua dos outros. Se esse dado for igual a 4, algo bom acontece; pelo contrário, quando for igual a 10, algo ruim acontece — independente da tarefa ter sido bem sucedida ou não.

Exemplo


Buscando Forças

Não é incomum que um personagem queira — ou precise — fazer um esforço adicional para aumentar as suas chances de sucesso ou acabar com seu inimigo mais rapidamente, mesmo que isso o deixe esgotado. Declare que está Buscando Suas Forças ou Fazendo um Esforço Adicional: jogue novamente os dados que foram eliminados, e, como antes, descarte os resultados acima de 4. Cada dado restante é um bônus de +1 à jogada inicial. Você pode fazer isso mesmo se todos os dados originalmente falharem (considere, nesse caso, que o resultado inicial é 0)!

Fazer isso, no entanto, tem um preço: sempre que desejar Buscar Suas Forças, você gasta um ponto de Energia, que é uma medida de quanta disposição seu personagem ainda tem. Você só pode fazer isso uma vez por Tarefa e se, por qualquer motivo, a Energia não puder ser usada (ou você não tiver mais Energia), então rolar novamente os dados é impossível.

Exemplo


Nível de Sucesso

O resultado dos dados são uma medida da intensidade, eficiência e precisão com que a foi realizada. Se o teste deu 3, você conseguiu por pouco! Isso significa que o seu objetivo principal foi atingido, mas não foi uma execução perfeita – talvez tenha demorado um pouco mais que o desejado, ou fez mais barulho que você queria, ou não tenha ficado tão bonito quanto você desejava – depende do que você está fazendo.

Use 3 como a medida de um ser humano médio: o peso que ele consegue carregar, a altura que consegue saltar, e a qualidade geral das tarefas que executa. Use a tabela seguinte para ajudá-lo a interpretar seu resultado de maneira adequada:

Resultado dos Dados Dificuldade Efeito
menos que 0 N/A Falha e algo mais deu errado.
0 N/A Falha completa.
1 Banal Falha completa.
2 Trivial Uma falha quase completa, mas talvez algo se salve.
3 Simples Você atingiu algum resultado, mas com falhas.
4 Média Trabalho bem-feito – para os padrões humanos.
5 Difícil Você obteve um resultado acima da média.
6 Muito Difícil Resultado notável, você se superou!
7 Extremamente Difícil Qualquer efeito espetacular.

Exemplo

A margem de sucesso pode servir como uma medida do quanto você foi feliz (ou infeliz) na execução da sua Tarefa. Um resultado igual a 0 significa que você fez o mínimo necessário – chegou lá, mas não foi o melhor resultado possível. Utilize a tabela abaixo para interpretar seu nível de sucesso:

Margem de Sucesso Resultado
0 Você atingiu algum resultado, mas com falhas.
1 Trabalho bem-feito – para os padrões humanos.
2 Você obteve um resultado acima da média.
3 Resultado notável, você se superou!
4 ou mais Um resultado avassalador, parabéns!

Exemplo


Veja Mais

basico/tarefas.1703516651.txt.gz · Última modificação: 2023/12/25 15:04 por jnalon