Scop RPG

Sistema Modular, Customizável e Aberto de RPG

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


tarefas

Essa é uma revisão anterior do documento!


Tarefas

Uma vez criado o seu personagem, uma sessão de RPG flui da seguinte forma:

  • O Mestre do Jogo (MJ) apresenta uma situação.
  • Você descreve a reação de seu personagem, uma ação ou tarefa que irá executar em resposta.
  • Caso haja dúvidas se seu personagem é capaz de realizar a ação ou tarefa, o MJ pode solicitar um Teste de habilidade relevante.
  • A partir do resultado do teste, o MJ descreve as consequências.
  • Volte ao primeiro passo e continue o ciclo de ações e testes ao longo da partida.

Para realizar um teste, você vai jogar alguns dados de 6 faces. Para decidir quantos dados jogar, faça o seguinte:

  • Inicialmente, você tem dois dados para fazer o seu teste.
  • O MJ decide se alguma Habilidade é relevante. Adicione a quantidade de dados indicada pelo nível da Habilidade – se o nível for negativo, você remove dados! Se nenhuma Habilidade for relevante, mantenha os dois dados.
  • O MJ decide se há Conceitos que se apliquem ao Teste. Adicione um dado para cada Conceito benéfico, e remova um dado para cada Conceito prejudicial.
  • Se algo torna a Tarefa mais fácil o MJ pode conceder um bônus de um ou mais dados. Da mesma forma, se algo torna a Tarefa mais difícil, você pode perder alguns dados.

Para realizar a jogada, faça o seguinte:

  • Jogue os dados;
  • Elimine todos os dados com resultado acima de 3. Se todos os dados forem eliminados, o teste falhou.
  • Entre os dados que sobraram, escolha o de maior valor.
  • Some +1 para cada outro dado restante.
  • Se algo torna a Ação mais ou menos eficiente, você pode ganhar um modificador ao resultado final dos dados.

Exemplo

O resultado é uma medida da intensidade, eficiência e precisão com que a Tarefa foi realizada. Baseie-se na tabela seguinte para interpretá-lo, e lembre-se que o Mestre do Jogo pode exigir um valor específico caso a ação seja mais fácil ou difícil:

Resultado dos Dados Dificuldade Resultado
menos que 0 N/A Falha e algo mais deu errado
0 N/A Falha completa
1 Banal Falha
2 Trivial Falha, mas algo deu certo
3 Média Sucesso Marginal ou Sucesso parcial
4 Difícil Sucesso Completo
5 Muito Difícil Sucesso Completo e algo mais deu certo
6 Extremamente Difícil Sucesso Crítico e algo mais
7 ou mais Quase Impossível Qualquer efeito espetacular

Bônus e Penalidades

Se houver situações ou circunstâncias que tornam a Tarefa mais fácil ou mais difícil, o MJ pode atribuir alguns modificadores para representá-las. Bônus e penalidades são sempre acumulativos, então, se existem dois ou três modificadores, some-os todos ao resultado obtido nos dados.

  • Se algo tornar uma Tarefa mais fácil ou mais difícil, os modificadores são aplicados à quantidade de dados jogados.
  • Se algo tornar a execução da Tarefa mais ou menos eficiente, os modificadores são aplicados ao resultado dos dados.
Dificuldade Modificador
Extremamente Fácil +3
Muito Fácil +2
Fácil +1
Normal 0
Difícil -1
Muito Difícil -2
Extremamente Difícil -3
Além da Capacidade Humana -4 ou mais

Buscando suas Forças

Se você assim desejar, pode Buscar suas Forças: gaste 1 ponto de Energia, jogue novamente os dados eliminados anteriormente, e descarte mais uma vez todos os dados com resultado maior que 3. Cada dado restante é um bônus de +1 á jogada principal. Você só pode Buscar suas Forças uma vez por teste, mas pode fazer isso mesmo se todos os dados tiverem sido eliminados na jogada original (nesse caso, considere a jogada inicial com resultado 0)!

Exemplo

Conflitos

Conflitos acontecem quando dois personagens tentam obter resultados antagônicos. Nesse caso, cada personagem faz o seu teste normalmente; quem obtiver o maior resultado é o vencedor. Cada personagem pode Buscar Forças caso o resultado não seja de seu agrado. Se houver empate, interprete o resultado como um impasse ou, se isso não for possível, jogue novamente até que uma decisão seja obtida.

Margem de Sucesso Resultado
1 Vitória Marginal
2 Vitória Completa
3 Vitória Completa e algo mais deu certo
4 Vitória Avassaladora
5 ou mais Qualquer efeito espetacular

Exemplo

tarefas.1683574260.txt.gz · Última modificação: 2023/05/08 19:31 por jnalon