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Tarefas
Uma vez criado o seu personagem, uma sessão de RPG flui da seguinte forma:
- O Mestre do Jogo (MJ) apresenta uma situação.
- Você descreve a reação de seu personagem, uma ação ou tarefa que irá executar em resposta.
- Caso haja dúvidas se seu personagem é capaz de realizar a ação ou tarefa, o MJ pode solicitar um Teste de habilidade relevante.
- A partir do resultado do teste, o MJ descreve as consequências.
- Volte ao primeiro passo e continue o ciclo de ações e testes ao longo da partida.
Para realizar um teste, você vai jogar alguns dados de 6 faces. Para decidir quantos dados jogar, faça o seguinte:
- Inicialmente, você tem dois dados para fazer o seu teste.
- O MJ decide se alguma Habilidade é relevante. Adicione a quantidade de dados indicada pelo nível da Habilidade – se o nível for negativo, você remove dados! Se nenhuma Habilidade for relevante, mantenha os dois dados.
- O MJ decide se há Conceitos que se apliquem ao Teste. Adicione um dado para cada Conceito benéfico, e remova um dado para cada Conceito prejudicial.
- Se algo torna a Tarefa mais fácil o MJ pode conceder um bônus de um ou mais dados. Da mesma forma, se algo torna a Tarefa mais difícil, você pode perder alguns dados.
Para realizar a jogada, faça o seguinte:
- Jogue os dados;
- Elimine todos os dados com resultado acima de 3. Se todos os dados forem eliminados, o teste falhou.
- Entre os dados que sobraram, escolha o de maior valor.
- Some +1 para cada outro dado restante.
- Se algo torna a Ação mais ou menos eficiente, você pode ganhar um modificador ao resultado final dos dados.
O resultado é uma medida da intensidade, eficiência e precisão com que a Tarefa foi realizada. Baseie-se na tabela seguinte para interpretá-lo, e lembre-se que o Mestre do Jogo pode exigir um valor específico caso a ação seja mais fácil ou difícil:
Resultado dos Dados | Dificuldade | Resultado |
---|---|---|
menos que 0 | N/A | Falha e algo mais deu errado |
0 | N/A | Falha completa |
1 | Banal | Falha |
2 | Trivial | Falha, mas algo deu certo |
3 | Média | Sucesso Marginal ou Sucesso parcial |
4 | Difícil | Sucesso Completo |
5 | Muito Difícil | Sucesso Completo e algo mais deu certo |
6 | Extremamente Difícil | Sucesso Crítico e algo mais |
7 ou mais | Quase Impossível | Qualquer efeito espetacular |
Bônus e Penalidades
Se houver situações ou circunstâncias que tornam a Tarefa mais fácil ou mais difícil, o MJ pode atribuir alguns modificadores para representá-las. Bônus e penalidades são sempre acumulativos, então, se existem dois ou três modificadores, some-os todos ao resultado obtido nos dados.
- Se algo tornar uma Tarefa mais fácil ou mais difícil, os modificadores são aplicados à quantidade de dados jogados.
- Se algo tornar a execução da Tarefa mais ou menos eficiente, os modificadores são aplicados ao resultado dos dados.
Dificuldade | Modificador |
---|---|
Extremamente Fácil | +3 |
Muito Fácil | +2 |
Fácil | +1 |
Normal | 0 |
Difícil | -1 |
Muito Difícil | -2 |
Extremamente Difícil | -3 |
Além da Capacidade Humana | -4 ou mais |
Buscando suas Forças
Se você assim desejar, pode Buscar suas Forças: gaste 1 ponto de Energia, jogue novamente os dados eliminados anteriormente, e descarte mais uma vez todos os dados com resultado maior que 3. Cada dado restante é um bônus de +1 á jogada principal. Você só pode Buscar suas Forças uma vez por teste, mas pode fazer isso mesmo se todos os dados tiverem sido eliminados na jogada original (nesse caso, considere a jogada inicial com resultado 0)!
- Veja mais detalhes sobre como jogar os dados.
- Veja mais detalhes sobre como resolver Tarefas.
- Algumas Tarefas são um pouco mais demoradas. Veja como resolver Tarefas longas.
- Quanto tempo demora uma Tarefa? Veja como gerenciar o Tempo.
- O que significa exatamente o seu resultado? Veja os Comparativos.
Conflitos
Conflitos acontecem quando dois personagens tentam obter resultados antagônicos. Nesse caso, cada personagem faz o seu teste normalmente; quem obtiver o maior resultado é o vencedor. Cada personagem pode Buscar Forças caso o resultado não seja de seu agrado. Se houver empate, interprete o resultado como um impasse ou, se isso não for possível, jogue novamente até que uma decisão seja obtida.
Margem de Sucesso | Resultado |
---|---|
1 | Vitória Marginal |
2 | Vitória Completa |
3 | Vitória Completa e algo mais deu certo |
4 | Vitória Avassaladora |
5 ou mais | Qualquer efeito espetacular |
- Veja mais detalhes sobre como resolver Conflitos.
- Conflitos, às vezes, são mais emocionantes se duram algum tempo. Veja como resolver Conflitos longos.