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Tarefas

Ao longo da partida, o Mestre do Jogo (MJ) vai apresentar diversas situações e perguntar como o seu personagem reage a elas. Ao tentar resolver uma situação, você tenta executar uma Tarefa. Quando isso acontecer, descreva como você quer realizá-la. Consulte os Conceitos e Habilidades em sua Ficha e imagine como seu personagem usaria suas características para resolver o problema. Seja criativo!

Se houver alguma dúvida se seu personagem é capaz de executar uma Tarefa, ele precisa realizar um Teste de uma Habilidade, possivelmente envolvendo alguns Conceitos relevantes. Lembre-se que características podem ser benéficas ou prejudiciais, dependendo da situação, e valores negativos devem ser levados em conta!

Para realizar um teste, você vai jogar alguns dados de 6 faces. Para decidir quantos dados jogar, faça o seguinte:

  • A quantidade base de dados é 2.
  • O Mestre do Jogo decide qual Habilidade é relevante. Adicione a quantidade de dados indicada pelo nível da Habilidade – se o nível for negativo, você remove dados! Se nenhuma Habilidade for relevante, mantenha os dois dados.
  • Adicione um dado para cada Conceito benéfico, e remova um dado para cada Conceito prejudicial.

Para realizar a jogada, faça o seguinte:

  • Jogue os dados;
  • Elimine todos os dados com resultado acima de 3. Se todos os dados forem eliminados, o teste falhou.
  • Entre os dados que sobraram, escolha o de maior valor.
  • Some +1 para cada outro dado restante.
  • Some bônus e penalidades, caso existam.

Exemplo

O resultado é uma medida da intensidade, eficiência e precisão com que a Tarefa foi realizada. Baseie-se na tabela seguinte para interpretá-lo, e lembre-se que o Mestre do Jogo pode exigir um valor específico caso a ação seja mais fácil ou difícil:

Resultado dos Dados Dificuldade Resultado
menos que 0 N/A Falha e algo mais deu errado
0 N/A Falha completa
1 Banal Falha
2 Trivial Falha, mas algo deu certo
3 Média Sucesso Marginal ou Sucesso parcial
4 Difícil Sucesso Completo
5 Muito Difícil Sucesso Completo e algo mais deu certo
6 Extremamente Difícil Sucesso Crítico e algo mais
7 ou mais Quase Impossível Qualquer efeito espetacular

Bônus e Penalidades

Se houver situações ou circunstâncias que tornam a Tarefa mais fácil ou mais difícil, o MJ pode atribuir alguns modificadores para representá-las. Bônus e penalidades são sempre acumulativos, então, se existem dois ou três modificadores, some-os todos ao resultado obtido nos dados.

Dificuldade Modificador
Extremamente Fácil +3
Muito Fácil +2
Fácil +1
Normal 0
Difícil -1
Muito Difícil -2
Extremamente Difícil -3
Além da Capacidade Humana -4 ou mais

Buscando suas Forças

Se você assim desejar, pode Buscar suas Forças: gaste 1 ponto de Energia, jogue novamente os dados eliminados anteriormente, e descarte mais uma vez todos os dados com resultado maior que 3. Cada dado restante é um bônus de +1 á jogada principal. Você só pode Buscar suas Forças uma vez por teste, mas pode fazer isso mesmo se todos os dados tiverem sido eliminados na jogada original (nesse caso, considere a jogada inicial com resultado 0)!

Exemplo

Conflitos

Conflitos acontecem quando dois personagens tentam obter resultados antagônicos. Nesse caso, cada personagem faz o seu teste normalmente; quem obtiver o maior resultado é o vencedor. Cada personagem pode Buscar Forças caso o resultado não seja de seu agrado. Se houver empate, interprete o resultado como um impasse ou, se isso não for possível, jogue novamente até que uma decisão seja obtida.

Margem de Sucesso Resultado
1 Vitória Marginal
2 Vitória Completa
3 Vitória Completa e algo mais deu certo
4 Vitória Avassaladora
5 ou mais Qualquer efeito espetacular

Exemplo

tarefas.1682541269.txt.gz · Última modificação: 2023/04/26 20:34 por jnalon