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Tarefas

Quando houver alguma dúvida se um personagem é capaz de executar uma Tarefa, ele precisa realizar um Teste, que envolve suas características: todos os Conceitos relevantes à situação, e possivelmente uma Habilidade (no máximo uma). Lembre-se que características podem ser benéficas ou prejudiciais, dependendo da situação, e valores negativos devem ser levados em conta!

Para realizar um teste, você vai jogar alguns dados de 10 faces. Para decidir quantos dados jogar, faça o seguinte:

  • Descreva como você quer realizar sua ação. Consulte os Conceitos e Habilidades em sua Ficha e imagine como seu personagem usaria suas características para resolver o problema. Seja criativo!
  • O Mestre do Jogo decide quais características são relevantes. Vários Conceitos podem entrar em ação, alguns deles benéficos, outros prejudiciais. No máximo uma Habilidade pode afetar o teste.
  • A quantidade inicial de dados é 3. Adicione um dado para cada Conceito benéfico, e remova um dado para cada Conceito prejudicial. Adicione o número de dados indicado pela Habilidade, se houver uma, e não se esqueça de remover dados caso ela seja negativa.

Para realizar a jogada, faça o seguinte:

  • Jogue os dados;
  • Elimine todos os dados com resultado acima de 3. Se todos os dados forem eliminados, o teste falhou.
  • Entre os dados que sobraram, escolha o de maior valor.
  • Some +1 para cada outro dado restante.
  • Some bônus e penalidades, caso existam.

Exemplo

O resultado é uma medida da intensidade, eficiência e precisão com que a Tarefa foi realizada. Baseie-se na tabela seguinte para interpretá-lo, e lembre-se que o Mestre do Jogo pode exigir um valor específico caso a ação seja mais fácil ou difícil:

Resultado dos Dados Dificuldade Resultado
menos que 0 N/A Falha e algo mais deu errado
0 N/A Falha completa
1 Banal Falha, mas alguma coisa deu certo
2 Trivial Sucesso, mas algo deu errado
3 Média Sucesso Mínimo
4 Difícil Sucesso Completo
5 Muito Difícil Sucesso Completo e algo mais deu certo
6 Extremamente Difícil Sucesso Crítico e algo mais
7 ou mais Quase Impossível Qualquer efeito espetacular

Bônus e Penalidades

Se houver situações ou circunstâncias que tornam a Tarefa mais fácil ou mais difícil, o MJ pode atribuir alguns modificadores para representá-las. Bônus e penalidades são sempre acumulativos, então, se existem dois ou três modificadores, some-os todos ao resultado obtido nos dados.

Dificuldade Modificador
Extremamente Fácil +3
Muito Fácil +2
Fácil +1
Normal 0
Difícil -1
Muito Difícil -2
Extremamente Difícil -3
Além da Capacidade Humana -4 ou mais

Buscando suas Forças

Se você assim desejar, pode Buscar suas Forças: gaste 1 ponto de Energia, jogue novamente os dados eliminados anteriormente, e descarte mais uma vez todos os dados com resultado maior que 3. Cada dado restante é um bônus de +1 á jogada principal. Você só pode Buscar suas Forças uma vez por teste, mas pode fazer isso mesmo se todos os dados tiverem sido eliminados na jogada original (nesse caso, considere a jogada inicial com resultado 0)!

Exemplo

Conflitos

Conflitos acontecem quando dois personagens tentam obter resultados antagônicos. Nesse caso, cada personagem faz o seu teste normalmente; quem obtiver o maior resultado é o vencedor. Cada personagem pode Buscar Forças caso o resultado não seja de seu agrado. Se houver empate, interprete o resultado como um impasse ou, se isso não for possível, jogue novamente até que uma decisão seja obtida.

Margem de Sucesso Resultado
1 Vitória Marginal
2 Vitória Completa
3 Vitória Completa e algo mais deu certo
4 Vitória Avassaladora
5 ou mais Qualquer efeito espetacular

Exemplo

tarefas.1679074952.txt.gz · Última modificação: 2023/03/17 17:42 por jnalon