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Variações na Resolução de Tarefas

Os jogadores certamente terão algumas ideias diferentes para resolverem problemas: cooperando entre si, ou tentando combinações que não estão previstas na resolução simples de Tarefas. Aqui há algumas sugestões de como lidar com essas complicações, mas, naturalmente, o MJ pode lidar com elas de maneira diferente.


Bônus para Outra Tarefa

Em algumas situações, os jogadores podem se preparar para outras Tarefas, proteger seus companheiros, encontrar algum jeito de transformá-las em coisas mais simples, ou talvez utilizar algum Poder para facilitar suas vidas. Em todos esses casos, os personagens estão executando uma Tarefa com a intenção de influenciar outra.

Exemplo

Sempre que isso ocorrer, faça um teste para determinar qual modificador será aplicado à Tarefa principal:

  • Realize a Tarefa Auxiliar normalmente, com uma dificuldade definida pelo MJ (geralmente 2).
  • Determine o Nível de Sucesso da tarefa auxiliar.
  • Use o resultado como modificador para a quantidade de Dados de Apoio para a Tarefa principal. Alternativamente, o MJ pode aplicar o modificador diretamente ao Nível de Sucesso da ação principal (por exemplo, para tarefas muito abstratas ou simbólicas).

Considere a tabela abaixo para determinar o modificador. Se o MJ quiser restringir ainda mais o efeito da jogada auxiliar, o modificador pode ser ainda mais restrito a valores de -1, 0 ou 1, como na terceira coluna da tabela:

Resultado dos Dados Modificador Modificador Restrito
1 ou menos -1 -1
2 0 0
3 +1 +1
4 +2 +1
5 ou mais +3 +1

Cooperação

É natural que, em diversas situações, algumas Tarefas pareçam complicadas demais e os personagens desejem cooperar entre si. Existem várias formas como isso pode acontecer.

Trabalho em Etapas

Na primeira delas cada personagem realiza uma parte do trabalho de maneira independente um do outro:

  • O MJ cria um Contador de Etapas que representem cada parte do trabalho.
  • Cada personagem realiza seu próprio teste, com base na parte da tarefa que está assumindo, usando Conceitos e Habilidades relevantes.
  • A tarefa será considerada concluída somente quando todos os testes forem bem-sucedidos.
  • Se algum teste falhar, a tarefa ainda pode ser concluída, mas será necessário repetir ou refazer a etapa falha, ou lidar com consequências narrativas (a critério do MJ).

Exemplo

Esforço Coletivo

Em outros casos, todos os personagens se empenham na mesma atividade (como levantar uma rocha ou realizar um ritual mágico, por exemplo) — uma tarefa complexa ou extenuante que exige vencer uma dificuldade muito alta.

  • Todos os personagens envolvidos fazem um teste da mesma Habilidade, aplicando também os Conceitos relevantes.
  • Some os Níveis de Sucesso obtidos por cada personagem (ignorando falhas completas).
  • Compare o total com a dificuldade da tarefa coletiva definida pelo MJ.

Exemplo

Trabalho Coordenado

Quando há um personagem claramente no comando de uma tarefa e os demais apenas o auxiliam, a ação pode ser resolvida com um único teste, feito pelo coordenador, com a ajuda dos outros.

  • Escolha um personagem como o coordenador da tarefa.
  • Cada personagem auxiliar contribui com seus Dados de Apoio, vindos dos Conceitos e Habilidades relevantes.
  • O coordenador realiza o teste, usando seu Dado do Drama e todos os Dados de Apoio, seus e de seus ajudantes.
  • O Nível de Sucesso é calculado como em um teste comum.

Exemplo


Tarefa Conjunta

Quando todos os personagens tentam realizar separadamente Tarefas idênticas, o MJ pode fazer uma única jogada representando o esforço de todos ao mesmo tempo. Isso é bastante útil para resolver ações de personagens coadjuvantes de modo ágil.

  • Escolha um personagem para representar a tarefa, com base em Habilidades e Conceitos adequados.
    • Se um fracasso individual coloca todo o grupo em risco, use o personagem com menos dados.
    • Se um sucesso individual for suficiente para beneficiar o grupo todo, use o personagem com mais dados.
  • Faça um único teste, usando os dados desse personagem.
  • O resultado se aplica a todos os personagens envolvidos, seja sucesso ou fracasso.

Como sempre, é possível gastar Energia para melhorar resultados. Qualquer um dos personagens envolvidos pode Buscar as Forças e, a critério do MJ, diferentes personagens podem combinar Energias para jogar novamente todos os dados falhos.

Exemplo


Tarefas Prolongadas

Algumas tarefas não são tão simples: ou são demoradas, ou são compostas de uma série de pequenas tarefas que precisam ser bem-sucedidas para que o resultado final seja alcançado. Imagine escalar um precipício: não é algo que se faça imediatamente, cada passo exige planejamento e cuidado, e um pequeno erro pode causar um desastre.

Nesses casos, use um Contador de Progresso:

  • O MJ define um Contador com um número de espaços que representa a complexidade ou duração da tarefa.
  • O personagem realiza testes apropriados à ação.
  • A cada sucesso, marque um espaço no Contador.
  • A tarefa é considerada concluída quando todos os espaços forem preenchidos.

Exemplo

Em outros casos, a Tarefa é simplesmente extensa, e deve ser cumprida em várias etapas semelhantes.

  • O MJ cria um Contador de Progresso, com um número de espaços proporcional à extensão da tarefa.
  • O personagem realiza testes repetidos com a Habilidade apropriada.
  • A cada teste, marque um número de espaços igual ao Nível de Sucesso.
  • A tarefa é concluída quando o Contador estiver completo.

Exemplo

Em ambos os casos, o MJ deve analisar a situação no caso de falhas. Os resultados falhos podem interromper o progresso temporariamente, zerar o contador ou gerar consequências narrativas.


Seção do Mestre

Quando Usar Tarefas Prolongadas

Combinando as Coisas

sistema/variacoes_de_tarefas.1752332411.txt.gz · Última modificação: 2025/07/12 15:00 por jnalon