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Tarefas
Uma vez criado, seu personagem já pode se aventurar. Ao encarar os desafios propostos pelo Mestre do Jogo (MJ), você decide como ele decide agir. Ações muito simples, como andar, subir uma escada ou comer, não exigem testes e são bem sucedidas; outras ações, como levantar um caminhão com as mãos nuas, derrubar um edifício ou voar são impossíveis (se você não é um super-herói). Nesses casos, o MJ simplesmente diz qual o resultado da sua tentativa e seguimos em frente.
Se houver alguma dúvida a respeito do resultado de suas ações, o MJ solicitará que você faça um Teste de uma Habilidade relevante. Para decidir quantos dados jogar, faça o seguinte:
- Inicialmente, você tem dois dados para fazer o seu Teste.
- Adicione a quantidade de dados indicada pelo nível da Habilidade. Se o nível for negativo, você remove dados! Se nenhuma Habilidade for relevante, mantenha os dois dados.
- O MJ decide se há Conceitos que se apliquem ao Teste. Adicione um dado para cada Conceito benéfico, e remova um dado para cada Conceito prejudicial.
Bônus e Penalidades
Se houver situações ou circunstâncias que tornam a Tarefa mais fácil ou mais difícil, o MJ pode atribuir alguns bônus ou penalidades para representá-las. Bônus e penalidades são sempre acumulativos, então, se existem dois ou três modificadores, use-os todos. Os modificadores são aplicados à quantidade de dados jogados.
Dificuldade | Modificador |
---|---|
Extremamente Fácil | +3 |
Muito Fácil | +2 |
Fácil | +1 |
Normal | 0 |
Difícil | -1 |
Muito Difícil | -2 |
Extremamente Difícil | -3 |
Além da Capacidade Humana | -4 ou mais |
Nível de Sucesso
O resultado dos dados são uma medida da intensidade, eficiência e precisão com que a foi realizada. Você pode usar o Nível de Sucesso em qualquer situação em que precisar medir o quanto você foi feliz (ou infeliz) na execução da sua Tarefa: a distância que você consegue saltar, o peso que você consegue levantar ou a quantidade de Dano que você causa em seu inimigo.
Use 3 como o resultado obtido por um ser humano médio (a distância que uma pessoa mediana consegue saltar, o peso que ela consegue carregar, etc). Considere cada nível mais ou menos 60% melhor que o anterior, e cada nível abaixo cerca de 60% do nível acima. Se você quiser uma referência mais precisa, consulte os Efeitos para traduzir o resultado dos dados em grandezas físicas reais.
O MJ pode exigir que você atinja uma dificuldade mínima. Como é o resultado mediano, se você conseguir 3 nos dados, você conseguiu por pouco! O seu objetivo principal foi atingido, mas não foi uma execução perfeita – talvez tenha demorado um pouco mais que o desejado, ou fez mais barulho que você queria, ou não tenha ficado tão bonito quanto você desejava – depende do que você está fazendo. Veja a tabela a seguir para interpretar seus resultados:
Resultado dos Dados | Dificuldade | Efeito |
---|---|---|
menos que 0 | N/A | Falha e algo mais deu errado. |
0 | N/A | Falha completa. |
1 | Banal | Falha completa. |
2 | Trivial | Uma falha quase completa, mas talvez algo se salve. |
3 | Simples | Você atingiu algum resultado, mas com falhas. |
4 | Média | Trabalho bem-feito – para os padrões humanos. |
5 | Difícil | Você obteve um resultado acima da média. |
6 | Muito Difícil | Resultado notável, você se superou! |
7 | Extremamente Difícil | Qualquer efeito espetacular. |
Nesses casos, a margem de sucesso pode servir como uma medida do seu Nível de Sucesso. Um resultado igual a 0 significa que você fez o mínimo necessário – chegou lá, mas não foi o melhor resultado possível. Utilize a tabela abaixo para interpretar seu nível de sucesso:
Margem de Sucesso | Resultado |
---|---|
0 | Você atingiu algum resultado, mas com falhas. |
1 | Trabalho bem-feito – para os padrões humanos. |
2 | Você obteve um resultado acima da média. |
3 | Resultado notável, você se superou! |
4 ou mais | Um resultado avassalador, parabéns! |
Alguns Exemplos
Utilize sua criatividade para encontrar descrições interessantes para as consequências. Veja os exemplos abaixo para algumas interpretações.