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Tarefas
Uma vez criado, seu personagem já pode se aventurar. Ao encarar os desafios propostos pelo Mestre do Jogo (MJ), você decide como ele decide agir. Ações muito simples, como andar, subir uma escada ou comer, não exigem testes e são bem sucedidas; outras ações, como levantar um caminhão com as mãos nuas, derrubar um edifício ou voar são impossíveis (se você não é um super-herói). Nesses casos, o MJ simplesmente diz qual o resultado da sua tentativa e seguimos em frente.
Se houver alguma dúvida a respeito do resultado de suas ações, o MJ solicitará que você faça um Teste de uma Habilidade relevante. Para decidir quantos dados jogar, faça o seguinte:
- Inicialmente, você tem dois dados para fazer o seu Teste.
- Adicione a quantidade de dados indicada pelo nível da Habilidade. Se o nível for negativo, você remove dados! Se nenhuma Habilidade for relevante, mantenha os dois dados.
- O MJ decide se há Conceitos que se apliquem ao Teste. Adicione um dado para cada Conceito benéfico, e remova um dado para cada Conceito prejudicial.
Bônus e Penalidades
Se houver situações ou circunstâncias que tornam a Tarefa mais fácil ou mais difícil, o MJ pode atribuir alguns bônus ou penalidades para representá-las. Bônus e penalidades são sempre acumulativos, então, se existem dois ou três modificadores, use-os todos. Os modificadores são aplicados à quantidade de dados jogados.
Dificuldade | Modificador |
---|---|
Extremamente Fácil | +3 |
Muito Fácil | +2 |
Fácil | +1 |
Normal | 0 |
Difícil | -1 |
Muito Difícil | -2 |
Extremamente Difícil | -3 |
Além da Capacidade Humana | -4 ou mais |
Nível de Sucesso
O resultado dos dados é o Nível de Sucesso da Tarefa, e representa uma medida da intensidade, eficiência e precisão com que foi realizada. O nível típico para um trabalho bem-feito na escala humana é 4: o peso que um humano consegue carregar, a altura que consegue pular, e a qualidade geral do resultado. Certas situações podem exigir resultados mais altos ou mais baixos
Você pode interpretar resultados mais baixos como sucessos parciais, ou sucesso com algumas falhas. Use a tabela abaixo para ajudar a interpretar os resultados:
Resultado dos Dados | Dificuldade | Efeito |
---|---|---|
0 ou menos | N/A | Falha e algo mais deu errado. |
0 | N/A | Falha completa. |
1 | Banal | Falha completa. |
2 | Trivial | Uma falha quase completa, mas talvez algo se salve. |
3 | Simples | Você atingiu algum resultado, mas com falhas. |
4 | Média | Trabalho bem-feito – para os padrões humanos. |
5 | Difícil | Você obteve um resultado acima da média. |
6 | Muito Difícil | Resultado notável, você se superou! |
7 ou mais | Extremamente Difícil | Qualquer efeito espetacular. |
Se você quiser uma medida mais precisa do que o personagem conseguiu fazer, consulte a Tabela de Efeitos – você pode usá-la para converter o resultado dos dados para grandezas do mundo real ou para determinar a dificuldade de uma Tarefa a ser realizada.
Tarefas Resistidas
Em alguns casos, seu personagem encontrará algum tipo de Resistência às suas tentativas: por exemplo, caso a Tarefa envolva um Conflito, ou quando há uma dificuldade mínima a ser atingida. Nesse caso, subtraia a resistência ou a dificuldade do resultado dos dados para obter o Nível de Sucesso da Tarefa. Se o MJ achar injusto um resultado 0 para uma Tarefa bem-sucedida, pode considerar o Nível de Sucesso igual a 1, nesses casos.
Alguns Exemplos
Utilize sua criatividade para encontrar descrições interessantes para as consequências. Veja os exemplos abaixo para algumas interpretações.