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sistema:tarefas

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Tarefas

Uma vez criado, seu personagem já pode se aventurar. Ao encarar os desafios propostos pelo Mestre do Jogo (MJ), você decide como ele decide agir. Ações muito simples, como andar, subir uma escada ou comer, não exigem testes e são bem sucedidas; outras ações, como levantar um caminhão com as mãos nuas, derrubar um edifício ou voar são impossíveis (se você não é um super-herói). Nesses casos, o MJ simplesmente diz qual o resultado da sua tentativa e seguimos em frente.

Se houver alguma dúvida a respeito do resultado de suas ações, o MJ solicitará que você faça um Teste de uma Habilidade relevante. Para decidir quantos dados jogar, faça o seguinte:

  • Inicialmente, você tem dois dados para fazer o seu Teste.
  • Adicione a quantidade de dados indicada pelo nível da Habilidade. Se o nível for negativo, você remove dados! Se nenhuma Habilidade for relevante, mantenha os dois dados.
  • O MJ decide se há Conceitos que se apliquem ao Teste. Adicione um dado para cada Conceito benéfico, e remova um dado para cada Conceito prejudicial.

Exemplo


Bônus e Penalidades

Se houver situações ou circunstâncias que tornam a Tarefa mais fácil ou mais difícil, o MJ pode atribuir alguns bônus ou penalidades para representá-las. Bônus e penalidades são sempre acumulativos, então, se existem dois ou três modificadores, use-os todos.

  • Se algo tornar uma Tarefa mais fácil ou mais difícil, os modificadores são aplicados à quantidade de dados jogados.
  • Se algo tornar a execução da Tarefa mais ou menos eficiente, os modificadores são aplicados ao resultado dos dados.

Exemplo

Dificuldade Modificador
Extremamente Fácil +3
Muito Fácil +2
Fácil +1
Normal 0
Difícil -1
Muito Difícil -2
Extremamente Difícil -3
Além da Capacidade Humana -4 ou mais

Efeitos

Um Efeito é cada uma das formas que uma ação de um personagem ou a resolução de uma Tarefa pode influenciar pode influenciar o mundo ao seu redor. Ele representa uma medida da intensidade, eficiência e precisão com que a foi realizada, ou o Efeito do Teste: o quanto seu personagem consegue levantar em um teste de força, ou a que altura ele consegue pular, ou até mesmo quantas pistas ele consegue encontrar numa cena de crime.

Exemplo

Use 4 como a medida de um ser humano médio: o peso que ele consegue carregar, a altura que consegue saltar, e a qualidade geral das tarefas que executa. De maneira geral, um resultado igual a 4 é um trabalho bem-feito, segundo os padrões humanos, mas um resultado igual a 3, ainda que não seja o ideal, pode ser o suficiente para algumas Tarefas mais simples. O melhor resultado que um humano pode obter é 7, mas essa é uma condição fraca – você pode admitir que heróis conseguem ir além das pessoas comuns, ou limitar os resultados nesse valor. Para uma ideia melhor do que cada nível significa na prática, consulte as magnitudes dos Efeitos:

Resultado dos Dados Dificuldade Efeito
0 ou menos N/A Falha e algo mais deu errado.
0 N/A Falha completa.
1 Banal Falha completa.
2 Trivial Uma falha quase completa, mas talvez algo se salve.
3 Simples Você atingiu algum resultado, mas com falhas.
4 Média Trabalho bem-feito – para os padrões humanos.
5 Difícil Você obteve um resultado acima da média.
6 Muito Difícil Resultado notável, você se superou!
7 ou mais Extremamente Difícil Qualquer efeito espetacular.

Margem de Sucesso

Em alguns casos, seu personagem encontrará algum tipo de resistência às suas tentativas: por exemplo, caso a Tarefa envolva um Conflito, quando há uma dificuldade mínima a ser atingida, ou quando a Tarefa atual afetará uma outra Tarefa, como em casos de cooperação, tarefas longas ou uma etapa de preparação. Nesses casos, a magnitude dos Efeitos é dada pela margem de sucesso. Na falta de uma dificuldade explícita, considere a margem de sucesso em relação a 3.

Exemplo

Use a tabela abaixo para determinar o resultado. Bônus e penalidades continuam valendo, então você pode ajustar esses resultados para cima ou para baixo conforme for conveniente. A coluna Bônus ou Penalidade considera apenas valores entre -1 e +3 por questões de equilíbro, mas você não precisa se limitar a esse intervalo se não quiser.

Margem de Sucesso Bônus ou Penalidade Efeito
menos que 0 -1 Falha.
0 0 Você atingiu algum resultado, mas com falhas.
1 +1 Trabalho bem-feito – para os padrões humanos.
2 +2 Você obteve um resultado acima da média.
mais que 3 +3 Resultado notável, você se superou!

Alguns Exemplos

Utilize sua criatividade para encontrar descrições interessantes para as consequências. Veja os exemplos abaixo para algumas interpretações.

Exemplo

Exemplo

Exemplo

Exemplo

Exemplo

Exemplo

Exemplo


Seção do Mestre

Sucesso e Falhas Automáticos

Tentando Novamente

Intepretando os Resultados

Dificuldade Variável

sistema/tarefas.1687182406.txt.gz · Última modificação: 2023/06/19 13:46 por jnalon