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Evolução
Mesmo que seu personagem já tenha habilidades impressionantes, à medida que você avança em suas aventuras, ele entrará em contato com outras pessoas, aprenderá novas habilidades, abandonará maus hábitos e se tornará mais forte. Isso se reflete em um jogo de RPG através da Evolução: como transformar essa experiência em algo que o ajudará no futuro.
No Scop, você tem a chance de obter uma pequena evolução a cada sessão de jogo. No entanto, assim como na vida real, você só aprende aquilo que se dispõe a aprender; portanto, você deve, no início de cada sessão, declarar ao Mestre do Jogo (MJ) como deseja evoluir. Em uma sessão de jogo, você pode evoluir:
- Um Conceito, sua Energia, Vitalidade, algum Recurso ou Poder específico – apenas uma entre essas opções, nunca duas delas ao mesmo tempo;
- Uma Habilidade – novamente, apenas uma por sessão, mas você pode evoluir uma Habilidade e qualquer uma das opções acima em uma mesma sessão de jogo.
Evoluindo um Conceito
No início de uma sessão de RPG, você pode anunciar qual Conceito deseja evoluir, seja para se livrar de um hábito negativo ou para aprimorar uma característica positiva que possa ser útil no futuro. Existem certos Conceitos que não podem ser mudados (seu personagem não pode deixar de ser um anão, por exemplo), então o MJ deve aprovar a evolução. Nesse caso, seu personagem precisa manter um comportamento condizente com o Conceito desejado durante cinco sessões; após isso, a mudança se torna efetiva.
Evoluindo Energia ou Vitalidade
Anuncie no início da sessão que você deseja aumentar sua Energia ou sua Vitalidade; novamente, o MJ precisa aprovar, e vai exigir um comportamento adequado – como, por exemplo, realizar exercícios diários, alimentar-se de maneira saudável e assim por diante – que seu personagem deve manter por cinco sessões. Ao final disso, a Energia ou a Vitalidade aumentam em um ponto.
Evoluindo um Recurso
Escolha qual Recurso deseja aumentar, como sempre, submetido à aprovação do MJ. Ao final de cada sessão de jogo, seu personagem deve gastar um ponto do Recurso que deseja aumentar. Após cinco sessões, o limite máximo do Recurso é aumentado em um nível.
Evoluindo um Poder
Esta evolução faz sentido apenas para Poderes que são descritos em níveis (como Magias, por exemplo). Anuncie o que está treinando, e o MJ exigirá que seu personagem gaste algumas horas por dia em treinamento. Se mantiver o ritmo durante cinco sessões, seu Poder aumenta em um nível. Isso não aumenta o nível das Habilidades relacionadas (veja abaixo), mas você pode treinar uma delas ao mesmo tempo que treina seu Poder.
Evoluindo Habilidades
Habilidades têm um requisito adicional para sua evolução. Declare qual Habilidade deseja evoluir e se, até o final da sessão, você
- fizer um uso criativo ou espetacular da Habilidade durante a sessão, ou
- obtiver uma falha ao usá-la em um momento crucial,
então sua Habilidade aumenta em um nível. Note que o que é uso criativo ou espetacular depende bastante do seu atual nível na Habilidade: para quem não conhece a Habilidade de maneira nenhuma, um uso simples pode ser o suficiente; para especialistas, é necessário algo realmente impressionante. O MJ decidirá.
Você pode escolher falhar no teste da Habilidade para evolui-la, mas isso deve ser feito em um momento realmente importante da aventura. Os mesmos parâmetros descritos acima continuam válidos.
Por fim, você não pode ter mais Habilidades em um nível do que no nível mais abaixo. Por exemplo, você não pode ter três Habilidades em nível +2 e duas Habilidades no nível +1. Nesse caso, você precisa adquirir pelo menos mais duas Habilidades em +1 para poder subir alguma outra para o nível +2.